terça-feira, 18 de julho de 2017

Onda de frio deixa 4 Estados abaixo de zero

Urupema-SC-18/07/2017
A onda de frio que chegou ao Brasil deixou cidades de quatro Estados com temperaturas abaixo de zero de segunda para terça-feira (18), segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia): Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

SANTA CATARINA – QUEDA DE NEVE
A Epagri/Ciram, órgão estadual de monitoramento da previsão do tempo e do clima, confirmou o registro de neve em seis cidades catarinenses na noite de segunda-feira: Irani, Água Doce e Fraiburgo, no Oeste de SC, Urupema e São Joaquim, na Serra, e Rancho Queimado, na Grande Florianópolis. Além disso, o meteorologista Leandro Puchalski afirma que o fenômeno também ocorreu em Calmon, no Oeste, totalizando sete municípios.

Temperaturas mais baixas no estado nesta terça-feira


Santa Catarina
Cidades
Temperaturas mais baixas no estado nesta terça-feira


Santa Catarina
Cidades

-7,4°C
Morro da Igreja Bom Jardim da Serra
-1,8°C
Ponte Alta do Norte
-6,8°C
Morro das Torres Urupema
-1,8°C
Três Barras
-6°C
Urubici
-1,6°C
Arroio Trinta
-4,8°C
São Joaquim
-1,6°C
Videira
-4,8°C
Água Doce
-1,6°C
Rio Negrinho
-4,3°C
Tangará
-1,5°C
Rio das Antas
-4°C
Lebon Régis
-1,5°C
Rancho Queimado
-3,3°C
Painel
-1,5°C
Mafra
-3,2°C
Maravilha
-1,5°C
Abelardo luz
-3,1°C
Papanduva
-1,5°C
Anitápolis
-3°C
Motos Costa
-1,4°C
Otacílio Costa
-3°C
São Cristóvão do Sul
-1,4°C
Abdon Batista
-2,9°C
Monte Castelo
-1,4°C
Major Gercino
-2,9°C
Fraiburgo
-1,1°C
Ibian
-2,8°C
Porto União
-1,1°C
Dionísio Cerqueira
-2,7°C
Campos Novos
-1,3°C
Itaiópolis
-2,7°C
Frei Rogério
-1,4°C
Chapecó
-2,7°C
Novo Horizonte
-0,9°C
Zortéa
-2,6°C
Santa Cecília
-0,9°C
São Bento do Sul
-2,6°C
Rio Rufino
-0,8°C
Xanxerê
-2,6°C
Major Vieira
-0,8°C
Campo Alegre
-2,5°C
Ponte Serrada
-0,8°C
Ituporanga
-2,4°C
Brunópolis
0°C
Caibi
-2,4°C
Campo Belo do Sul
0°C
Rio do Campo
-2,4°C
Palmeira
0°C
Presidente Getúlio
-2,2°C
Lages
0°C
Leoberto Leal
-2,2°C
Irineópolis
0°C
Aurora
-2,1°C
Monte Carlo
0°C
Petrolândia
-2,1°C
Vargem

-2°C
Bom Retiro

-2°C
Canoinhas

-2°C
Curitibanos

-1,8°C
Caçador


Já os termômetros em Inácio Martins (PR) e São José dos Ausentes (RS) marcaram -4 ºC. Em Mato Grosso do Sul, o frio foi mais intenso na cidade de Ponta Porã, que atingiu a marca de -0,3 ºC.

Em Porto Alegre, os termômetros marcavam 0,7°C no Morro da Polícia, na região leste da capital. No centro, fazia 4°C nas primeiras horas da manhã.

Já Mato Grosso, Acre e Rondônia --tradicionalmente conhecidos pelo calor-- viram suas temperaturas despencarem para 7,2ºC (Campo Verde), 11,3ºC (Epitaciolândia) e 11,1ºC (Guajará-Mirim).

"Estados que, nessa época do ano, costumam registrar temperaturas mínimas que variam de 15ºC a 18ºC", informa o Inmet.

De acordo com o Instituto, esse é o inverno mais intenso dos últimos três anos, mas bem parecido com o de julho de 2013, que também enfrentou massa polar similar a essa. O recorde de frio no Brasil foi registrado em 1975 em Guarapuava (Paraná), quando os termômetros registraram -10ºC.

SÃO PAULO TEVE QUEDA DE 17°C EM 24 HORAS
O frio que chegou a São Paulo nesta terça fez as temperaturas despencarem na capital paulista. Segundo a Climatempo, a diferença foi de 17°C em apenas 24 horas.

Na segunda-feira (17), os termômetros no Aeroporto de Congonhas, zona sul da cidade, marcavam 25°C às 16 horas. No mesmo horário nesta terça, o registro era de apenas 8°C.

"Massas polares fortes provocam queda em 24 horas de pelo menos 10°C. E essa massa polar é extremamente forte e provavelmente será a mais forte do ano", explica a meteorologista da Climatempo, Josélia Pegorim.

A capital paulista teve a segunda tarde mais fria nos últimos 13 anos, segundo o Inmet. Às 15h, os termômetros marcaram 10,2°C, no mirante de Santana. Antes disso, em 24 de julho de 2013, a capital teve uma tarde com 8,6°C.

No Estado, a cidade mais fria foi Barra do Turvo, que registrou 2,4ºC.

A boa notícia é que, segundo o Inmet, o pico do frio já passou. "A partir de amanhã, as temperaturas mínimas nesses Estados devem começar a subir um ou dois graus."

Em Santa Catarina, por exemplo, as mínimas devem oscilar entre -3 ºC e 4 ºC nos próximos quatro dias. Uma variação similar também está prevista para o Rio Grande do Sul (-2 ºC e 5 ºC) e Paraná (-3 ºC e 7 ºC).

Nesta quarta-feira (19), a previsão ainda é de temperaturas negativas no Mato Grosso do Sul (-1 ºC) e no sudoeste do Estado de São Paulo (-1 ºC). Já na capital paulista, a mínima prevista para os próximos quatro dias vai varia de 8 ºC a 13 ºC.
Frio avança para o Rio

A massa de ar frio avança nesta quarta-feira (19) com "menos intensidade" para o Estado do Rio de Janeiro, derrubando as temperaturas mínimas de 8 ºC para 4 ºC, segundo previsão do Inmet. A máxima prevista é de 23 ºC.

Na capital fluminense, os termômetros devem registrar entre 19 ºC e 14 ºC, com possibilidades de chuvas e ventos moderados.  Fonte: UOL, Diário Catarinense - 18/07/2017

domingo, 16 de julho de 2017

Neve em Santiago, Chile

Uma massa polar provocou grande nevasca na capital do Chile na madrugada de sábado. Santiago do Chile amanheceu coberta pela neve.

É preciso recuperar a disciplina e a autoridade na escola

Ex-assessora de educação do Governo sueco se posiciona contra as novas metodologias educacionais

Não é fácil encontrar uma opinião como a de Inger Enkvist (Värmland, 1947). Enquanto a maioria dos gurus educacionais defende acabar com as fileiras de carteiras escolares e os formatos convencionais de aula e dar mais liberdade aos alunos dentro da classe, Enkvist, ex-assessora do Ministério de Educação da Suécia, acredita que é preciso recuperar a disciplina e a autoridade dos docentes na sala de aula. “As crianças têm que desenvolver hábitos sistemáticos de trabalho e para isso necessitam que um adulto as orientem. Aprender requer esforço e, quando se deixa os alunos escolherem, simplesmente não acontece.”

Catedrática de Espanhol na Univesidade Lund (Suécia), Enkvist começou sua carreira na educação como professora do ensino secundário e durante mais de trinta anos se dedicou a estudar e comparar os sistemas educacionais de diferentes países. Além da publicação de livros como Repensar a Educação (Bunker Editorial, 2014), escreveu mais de 250 artigos sobre educação.

Enkvist compareceu em março à Comissão de Educação do Congresso dos Deputados da Espanha para apresentar sua visão sobre o modelo educacional espanhol, no qual aponta falta de motivação por parte do professorado e a necessidade de reformulação dos graus de professor em Educação Infantil e Primário – correspondente aos anos de ensino fundamental no Brasil – para tentar atrair os melhores estudantes.

Pergunta. As novas correntes de inovação educacional reivindicam um papel mais ativo por parte dos alunos. Acabar com as aulas expositivas e criar metodologias que impliquem ação por parte do estudante. Por que você se opõe a esse modelo?
Resposta. A nova pedagogia promove a antiescola. As escolas foram criadas com o objetivo de que os alunos aprendessem o que a sociedade havia decidido que era útil. Qual é o propósito da escola se o estudante decide o que quer fazer? Essas correntes querem enfatizar ao máximo a liberdade do aluno, quando o que ele necessita é de um ensino sistemático e bem estruturado, sobretudo se levamos em conta os problemas de distração das crianças. Se não se aprende a ser organizado e a aceitar a autoridade do professor no ensino fundamental, é difícil que se consiga isso mais tarde. O aluno nem sempre vai estar motivado para aprender. É preciso esforço.

P. Em seu livro a senhora questiona a crença de que todas as crianças querem aprender e, portanto, é uma boa opção deixar que tomem a iniciativa e aprendam sozinhos. Quais são seus argumentos contra isso?
R. Nunca foi assim. É uma ideia romântica que vem de Rousseau: dar como certo que o ser humano é inocente, bem-intencionado e bom. Uma criança pode concentrar-se em uma tarefa por iniciativa própria, mas normalmente será numa brincadeira. Aprender a ler e escrever ou matemática básica requer trabalho e ninguém se sente chamado a dedicar um esforço tão grande a assimilar uma matéria tão complicada. É preciso haver apoio, estímulo e algum tipo de recompensa, como o sorriso de um professor ou os cumprimentos dos pais.
Se no ensino fundamental não se aprende a ser organizado, é difícil conseguir isso depois

P. O que se deveria recuperar do antigo modelo de educação?
R. Ter claro que o professor organiza o trabalho da classe. Se os alunos planejam seu próprio trabalho, é muito complicado que obtenham bons resultados, e isso desmotiva o professor, que não quer responsabilizar-se por algo que não funciona. Essas metodologias estão distanciando das salas de aula os professores mais competentes. Já não se considera benéfico que o adulto transmita seus conhecimentos aos alunos e se fomenta que os jovens se interessem pelas matérias seguindo seu próprio ritmo. Em um ambiente assim não é possível ensinar porque não existe a confiança necessária na figura do professor. Viver no imediato sem exigências é bem o contrário da boa educação.

P. A senhora qualificou a autoaprendizagem como contraproducente. Mas uma vez terminada a formação obrigatória, e que os estudantes consigam um trabalho, o mercado de trabalho muda rápido e eles podem se ver obrigados a se reciclar e mudar de profissão. Não acha que é uma boa ideia lhes ensinar desde pequenos a tomar a iniciativa na aprendizagem?
R. Essa é a grande falácia da nova pedagogia. As crianças têm que aprender conteúdos, e não o chamado aprender a aprender. Não basta dizer aos alunos que devem tomar decisões. Não vão saber como fazer isso. Dou um exemplo. O Governo sueco oferece cursos de formação para adultos e é um desespero quando só se apresentam cidadãos com um perfil educacional elevado. Eles se interessam e acham útil, e por isso têm entusiasmo para começar. Se uma pessoa aprende um conteúdo, considera que é capaz e que no futuro poderá voltar a fazer isso. Quem é mais adaptável e mais flexível ao perder um emprego? Aquele que já tem uma base de conhecimentos, que conta com mais recursos internos, e isso é a educação que lhe proporciona. Quanto mais autodisciplina, mais possibilidades você tem pela frente e menos desesperado se sentirá diante de uma situação limite.

P. Há um grande debate quanto à utilidade dos exames. Alguns especialistas defendem que na vida adulta não ocorra esse tipo de prova e que o importante é ter desenvolvido habilidades para adaptar-se a diferentes entornos.
R. Essa é a visão de alguém que não sabe como funciona o mundo das crianças. Na vida adulta, todos temos prazos, momentos de entregar um texto, e isto se aprende na escola. Com os exames a criança aprende a se responsabilizar e entende que não comparecer a uma prova tem consequências: não será repetida para ele. Se não cumprimos nossas obrigações na vida adulta, logo nos veremos descartados dos ambientes profissionais. Os exames ajudam a desenvolver hábitos sistemáticos de trabalho.
Se no ensino fundamental não se aprende a ser organizado, é difícil conseguir isso depois

P. Por que você considera que o momento atual da escola não permite que ninguém se destaque?
R. A escola não é neutra, nem todos vão aprender do mesmo modo. Nas classes há desequilíbrios enormes em um mesmo grupo, pode haver até seis anos de diferença intelectual entre os alunos. A escola deveria manter as crianças com diferentes capacidades juntas até os onze anos e, a partir daí, oferecer diferentes níveis para as matérias mais complexas. Isso é feito em algumas escolas públicas da Alemanha. Para os que não entendem, dou um exemplo. Imagine colocar em uma mesma classe 30 adultos com níveis socioculturais e interesses totalmente díspares e pretender que aprendam juntos. Isso é o que estamos pedindo a nossos filhos. Em menos de uma semana haveria uma rebelião.

P. A escola mata a criatividade, segundo o pedagogo britânico Ken Robinson.
R. O mais simples é pensar em um músico de jazz. Parece que está improvisando, brincando. Como pode fazer isso? Sabe 500 melodias de memória e usa pedaços dessas peças de forma elegante. Repetiu isso tantas vezes que parece que o faz sem esforço. A teoria é necessária para que surja a criatividade.

P. Quanto aos conteúdos que se aprende na escola, acha que seria necessário modernizá-los?
R. Uma professora espanhola me contou que um de seus alunos lhe disse na sala de aula: para que serviria estudar Unamuno? Que aplicação prática poderia ter? Precisamos conhecer a situação de nosso país, saber de onde viemos. Com Unamuno se aprende um modelo de reação, que não há motivo para ser adotado, mas conhecê-lo te ajuda a elaborar a sua própria forma de ver o mundo. Fonte: El País - 13 JUL 2017 -

Comentário:
Aqui procuramos inventar as porções mágicas e mirabolantes da educação com projetos que viram fumaças. São os alquimistas da educação,  que procuram obter a pedra filosofal da educação.

sábado, 15 de julho de 2017

Selfie provoca prejuízo de US$ 200 mil em galeria de arte

Acidente ocorreu na galeria 14th Factory, em Los Angeles, na Califórnia (EUA). Mulher causou 'efeito dominó' e pedestais foram caindo um a um.

Uma mulher dentro de uma galeria nos Estados Unidos causou um prejuízo de US$ 200 mil ao derrubar uma série de obras de arte enquanto se equilibrava para tirar uma selfie.

O acidente ocorreu em Los Angeles, na Califórnia, na exposição de arte Hypercaine, liderada pelo artista Simon Birch, que mora em Hong Kong, ao lado de outros colaboradores.

As imagens captadas pelas câmeras internas da 14th Factory, local em que as obras eram exibidas, mostram duas amigas tentando fotografar as peças de arte, posicionadas sobre suportes brancos dispostos como uma fila de dominós. Uma delas se aproxima para registrar uma foto das obras.

Tentando aparecer na imagem, a outra se posiciona em frente ao primeiro suporte da fila para tirar uma selfie, fica de cócoras e tenta achar o melhor ângulo. Ao perder o equilíbrio, ela se apoio no suporte da obra de arte para tentar permanecer na posição.

Só que isso desencadeia o "efeito dominó". Um após um, todos os suportes vão caindo –assim como, as obras de arte que sustentavam. O resultado: foram derrubadas 12 esculturas em forma de coroa, feitas de materiais que incluíam até metais preciosos. As imagens mostram que ela estava segurando um celular ao cair, indicando que estava tentando tirar uma selfie.

O prejuízo total foi calculado em milhares de dólares. “Três esculturas foram danificadas permanentemente e outras foram danificadas em vários graus. O custo aproximado do prejuízo é de US$ 200 mil”, afirmou Gloria Yu, uma das artistas que colaboraram com a exposição, ao site “Hyperallergic”, especializado em arte e cultura.

Ao site “Cnet”, a 14th Factory informou que não iria comentar se peças tinha seguro contra acidentes. Fonte: G1-14/07/2017 

Transporte na China

Em 1992, não havia metrô em Xangai. Hoje, há 14 linhas e 364 estações, com duas novas linhas em construção.

Na China, estão sendo construídos no momento 3.000 quilômetros de linhas metropolitanas. Também já existem 22 mil quilômetros de trens-bala.

Em Xangai, há 588 quilômetros de metrô. Como forma de comparação, em São Paulo são 78 quilômetros, e, no Rio de Janeiro, apenas 58 quilômetros.

A expansão do sistema de transportes urbanos chinês é espantosa. Fonte: Folha de São Paulo – 15 de julho de 2017

Comentário:
O metrô de São Paulo entrou em operação em 14 de setembro de 1974. É o maior  sistema de transporte metroviário do Brasil, com uma extensão de 78,4 km distribuídas em seis linhas,  com 67 estações.
O Metrô do Rio de Janeiro entrou em operação em 5 de março de 1979.
Conta com 41 estações distribuídas em três linhas, possuindo uma malha total de 58 km.

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Lula é condenado

“Não importa o quão alto você esteja, a lei ainda está acima de você”, diz Moro em sentença de Lula

No final do despacho em que condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o juiz federal Sérgio Moro afirma que não sente qualquer “satisfação pessoal” e lamenta que Lula tenha sido condenado criminalmente. O magistrado também cita um ditado do historiador britânico Thomas Fuller e completa o despacho dizendo “não importa o quão alto você esteja, a lei ainda está acima de você”.
 “Por fim, registre-se que a presente condenação não traz a este julgador qualquer satisfação pessoal, pelo contrário. É de todo lamentável que um ex-Presidente da República seja condenado criminalmente, mas a causa disso são os crimes por ele praticados e a culpa não é da regular aplicação da lei. Prevalece, enfim, o ditado “não importa o quão alto você esteja, a lei ainda está acima de você” (uma adaptação livre de “be you never so high the law is above you”)”, finalizou o magistrado.

O ex-presidente só será preso se o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, concordar com a sentença de Moro. “Entrentanto, considerando que a prisão cautelar de um ex-Presidente da República não deixa de envolver certos traumas, a prudência recomenda que se aguarde o julgamento pela Corte de Apelação antes de se extrair as consequências próprias da condenação. Assim, poderá o ex-Presidente Luiz apresentar a sua apelação em liberdade”, diz o despacho.

Na sentença, Moro absolveu o ex-presidente pelas “imputações de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo o armazenamento do acervo presidencial por falta de prova suficiente da materialidade”.

O ex-presidente foi denunciado em setembro de 2016. Na denúncia do Ministério Público Federal (MPF), Lula foi apontado como recebedor de vantagens pagas pela empreiteira OAS no triplex do Guarujá. Os laudos apontam melhorias no imóvel avaliadas em mais de R$ 777 mil, além de móveis estimados em R$ 320 mil e eletrodomésticos em R$ 19,2 mil.
De acordo com o MPF, Lula teria participado conscientemente do esquema criminoso, inclusive tendo ciência de que os Diretores da Petrobras utilizavam seus cargos para recebimento de vantagem indevida em favor de agentes políticos e partidos políticos.

Nas alegações finais, a defesa argumentou que o triplex apontado pelos procuradores como sendo de Lula pertence a Caixa Econômica Federal. “Nem Léo Pinheiro nem a OAS tinham a disponibilidade deste imóvel para dar ou para prometer para quem quer que seja sem ter feito o pagamento à Caixa Econômica Federal”, declarou o advogado Cristiano Zanin Martins durante entrevista coletiva no dia 20 de junho.
Mesmo que condenado por Sérgio Moro, o ex-presidente ainda teria a possibilidade de recorrer em liberdade à segunda instância, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre e, posteriormente, aos tribunais superiores em Brasília.

OUTROS PROCESSOS NA LAVA JATO
O fim do processo relacionado ao triplex no Guarujá é apenas o primeiro que Lula enfrenta no âmbito da Lava Jato. O ex-presidente é réu em outras duas ações penais na 13º Vara Federal de Curitiba.
Ele também responde ao processo em que é acusado de participar de um esquema de corrupção envolvendo oito contratos entre a empreiteira Odebrecht e a Petrobras e a um de ter cometido crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso envolvendo um sítio em Atibaia (SP). Fonte: UOL Noticias - Publicado: 12, julho 2017