segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Hugo Chávez comemora reeleição na Venezuela

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, obteve uma vitória eleitoral confortável, que pode estender seu reinado para 20 anos no poder, e prometeu aprofundar a autodenominada revolução socialista que resultou numa polarização do país membro da Opep.

Dezenas de milhares de eleitores de Chávez em êxtase lotaram as ruas ao redor do palácio presidencial, no centro de Caracas, com os punhos erguidos e gritando o nome de Chávez, depois que o ex-militar derrotou o candidato da oposição, Henrique Capriles, por mais de 9 pontos percentuais.

O novo mandato de seis anos permitirá a Chávez consolidar o controle sobre a economia da Venezuela, possivelmente através da extensão de uma onda de nacionalizações, e continuar seu apoio a aliados de esquerda na América Latina e em todo o mundo. "Na verdade, essa tem sido a batalha perfeita, uma batalha democrática", disse Chávez da varanda do palácio na noite de domingo, segurando uma réplica da espada do herói da independência Simon Bolívar. "A Venezuela vai continuar no caminho do socialismo democrático e bolivariano do século 21."

A reeleição foi uma vitória extraordinária para um líder que apenas alguns meses atrás temia por sua vida enquanto lutava para se recuperar de um câncer. Ele recebeu 54,4 por cento dos votos, com 90 por cento dos votos apurados, em comparação a 45 por cento para Capriles. Mais de 80 por cento dos eleitores registrados votaram. Fonte: Estadao - 08 de outubro de 2012

Comentário Essa é a famosa democracia popular, é a ditadura democrática através da participação social. A pobreza deve continuar para perpetuar no poder ou ele encontrará com o genuíno Simon Bolívar. É o Fidel sul-americano a procura do socialismo, o Santo Graal Socialista.

Como diz uma piada russa: Qual o melhor inferno, capitalista ou socialista?

É claro que é o socialista. Um dia faltam fósforos, outro dia falta combustível, falta energia, falta comida, no outro -- o caldeirão é levado para reforma ou os diabos estão em reunião do partido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário