sábado, 20 de outubro de 2012

Avenida Brasil

A charge mostra a realidade brasileira. A sociedade se preocupa mais com ascensão social, inclusão, consumo, etc.  A televisão representa muito bem o consumo e a pobreza sinaliza esse status de consumo. A preocupação é o consumismo em todas as camadas sociais, não importando o valor  financiado, pois o bem representa o status.  O consumo representa status social nesse país  em detrimento da educação. A educação é um bem intangível de longo prazo de pouca importância diante do consumismo de curto prazo que mostra socialmente essa ascensão no seu círculo. A novela mostra apenas a desigualdade social e pobreza com jeitinho brasileiro para essa ascensão. A educação como forma de ascensão social não existe, não dá Ibope..

O governo também vai para esse caminho, com a política de oferecer determinados bens e serviços para acabar com essa desigualdade social. É o caminho mais fácil e politicamente obtém dividendos.

O que se vê hoje, o jovem com celular, Iphone, tablet, ensino fraco, não sabe ler, não sabe interpretar texto, não sabe fazer as operações básicas de aritmética, etc,

Não existe por parte do governo um projeto educacional, olhando para o futuro, o que se nota o governo olha mais para o passado e presente. Qual é a finalidade da educação e sua importância para a sociedade? Vivemos na era do conhecimento e o governo se preocupa mais com a era  da desigualdade social?

A política atual do governo lembra a frase em latim Carpe Diem, aproveite o momento, tenha prazer imediato, sem medo do futuro. É o consumismo, tenha uma linha de crédito, cartão de crédito, etc. É o consumo,  sem medo de ser feliz.

Não há estímulo para que as pessoas sejam cidadãos ativos, pois sem educação não há como efetuar inclusão social verdadeira. O que temos são gerações perdidas no sistema educacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário