sábado, 20 de fevereiro de 2010

Discurso de Obama sobre educação

Comentário: Na America Latina nunca li um discurso de educação como estratégia de desenvolvimento. Acho que a educação não faz parte da estratégia de desenvolvimento  de uma Nação na America Latina. Ou politicamente não é tão importante quanto a outros problemas. É mais fácil investir em estádios de futebol como está ocorrendo no Chile e também no Brasil, a população está esperando ansiosa o Campeonato Mundial e  as Olimpíadas.  Os países que fixaram a educação como estratégia de desenvolvimento estão colhendo os frutos agora, tais como, Coréia do Sul, China , Índia, etc.
O discurso do presidente Obama é longo, mas vale a pena ler. Para ele a educação é estratégica para o contínuo desenvolvimento tecnológico dos Estados  Unidos.
 Discurso:
"Olá a todos. Como estão? Estou aqui com os estudantes do Colégio Wakefield, em Arlington, Virgínia. Estão conectados também estudantes de todo o país, do jardim de infância ao ensino médio. Estou feliz que todos vocês tenham conseguido se unir a nós hoje.
Eu sei que, para muitos, hoje é o primeiro dia na escola. E, para aqueles que estão no jardim, começando o ensino fundamental ou o ensino médio, é seu primeiro dia em uma escola nova, então é compreensível que estejam um pouco nervosos. Eu imagino que haja ainda veteranos se sentindo muito bem agora, já que falta só mais um ano. E, não importa qual seja sua série, alguns estão, provavelmente, torcendo para que ainda fosse verão e para que pudesse ter ficado na cama um pouquinho mais nessa manhã.
Eu conheço a sensação. Quando eu era jovem, minha família viveu na Indonésia por alguns anos, e minha mãe não tinha dinheiro para me mandar para a escola onde todas as crianças americanas estudavam. Então ela decidiu que me daria aulas extras, de segunda a sexta, às 4h30. Eu não ficava feliz de acordar tão cedo. Muitas vezes, eu dormia bem ali, em cima da mesa da cozinha. Mas, sempre que eu reclamava, minha mãe simplesmente me dava um daqueles olhares e dizia 'isso também não é nenhum piquenique pra mim, espertinho'.
Então, eu sei que alguns de vocês ainda estão se acostumando a voltar à escola. Mas estou aqui hoje porque tenho algo importante para discutir com vocês. Estou aqui porque eu quero falar com vocês sobre sua educação e sobre o que se espera de todos nesse ano letivo.
Eu já dei muitos discursos sobre educação. E eu já falei muito sobre responsabilidade. Eu falei sobre a responsabilidade de nossos professores em inspirá-los e em incentivá-los a aprender. Eu falei sobre a responsabilidade dos seus pais de garantir que vocês permaneçam na linha e façam suas tarefas e não gastem todas as horas de seus dias na frente da TV ou com o seu Xbox [um modelo de videogame].
Eu já falei muito sobre a responsabilidade do seu governo de estabelecer padrões altos, dar apoio a professores e diretores e se voltar para escolas que não estejam funcionando, onde os alunos não estejam recebendo as oportunidades que merecem.
Mas, no fim das contas, podemos ter os mais dedicados professores, os mais apoiadores pais e as melhores escolas do mundo e nada fará diferença a não ser que vocês cumpram com as suas responsabilidades. A não ser que vocês compareçam a essas escolas; prestem atenção nesses professores, ouçam seus pais, avós e outros adultos; e apresentam o trabalho duro necessário para terem sucesso.
E é nisso que eu quero focar: na responsabilidade que cada um de vocês têm sobre a sua educação. Eu quero começar com a responsabilidade que vocês têm sobre vocês mesmos. Todos vocês têm algo em que são bons. Todos vocês têm algo a oferecer. E vocês têm uma dívida consigo mesmos de descobrir o que é isso. Essa é a oportunidade que a educação dá.
Talvez você possa ser um bom escritor --talvez até bom o suficiente para escrever um livro ou artigos em um jornal--, mas você pode não descobrir isso até escrever um trabalho para sua aula de inglês. Talvez você possa ser o próximo inovador, ou um inventor --talvez até bom o suficiente para inventar o próximo iPhone ou um novo remédio ou vacina-- mas você pode não descobrir isso até fazer um projeto para sua aula de ciências. Talvez você possa ser um prefeito, um senador ou um juiz da Suprema Corte, mas você pode não descobrir até entrar em uma organização estudantil ou um time de debates.
E não importa o que você queira fazer com a sua vida --eu garanto que você vai precisar de educação. Quer ser um médico, um professor, um policial? Quer ser enfermeiro, arquiteto, advogado ou militar? Você vai precisar de uma boa educação para todas essas carreiras. Você não pode deixar da escola e cair em um bom emprego. Você precisa trabalhar para isso, treinar e aprender.
E isso não é importante só para a sua vida e o seu futuro. O que você faz com sua educação decidirá nada menos que o futuro desse país. O que você está aprendendo na escola hoje irá determinar se nós, como nação, poderemos enfrentar nossos maiores desafios no futuro.
Você vai precisar do conhecimento e da habilidade de resolver problemas que você aprende em ciências e em matemática para curar doenças como o câncer e a Aids, para desenvolver novas tecnologias de energia e para proteger nosso ambiente. Você vai precisar das ideias e do pensamento crítico que ganha com história e estudos sociais para combater a pobreza e a miséria, crime e discriminação, e fazer nossa nação mais justa e mais livre. Você vai precisar da criatividade e inventividade que você desenvolve em todas as suas aulas para abrir novas empresas que criação nossos empregos e impulsionarão nossa economia.
Nós precisamos que cada um de vocês desenvolve seus talentos, habilidades e intelecto para que vocês ajudem a resolver nossos problemas mais difíceis. Se vocês não fizerem isso, se vocês saírem da escola, vocês não desistem apenas de si mesmos, mas do nosso país.
Eu sei que nem sempre é fácil ir bem na escola. Eu sei que muitos de vocês têm desafios em suas vidas pessoais que podem dificultar o foco nas tarefas. Eu entendo. Eu sei como é isso. Meu pai deixou a minha família quando eu tinha 2 anos, e fui criado por uma mãe solteira que, às vezes, sofria para pagar as contas e nem sempre podia dar as coisas que outras crianças tinham. Houve épocas em que eu senti falta de ter um pai na minha vida. Houve épocas em que eu me sentia solitário e desajustado.
Então, nem sempre eu estive tão focado quanto deveria. Eu fiz algumas coisas das quais eu não me orgulho, e tive mais problemas do que deveria. E minha vida podia ter, facilmente, ido pelo pior caminho. Mas eu tive sorte. Eu tive muitas segundas chances e tive a oportunidade de ir para a faculdade e para o curso de direito, e seguir meus sonhos. Minha mulher, nossa primeira-dama, Michelle Obama, tem uma história parecida. Nenhum dos nossos pais tinham ido à faculdade, e eles não tinham muito. Mas eles trabalharam duro, e ela trabalhou duro e frequentou as melhores escolas desse país.
Alguns de vocês podem não ter essas vantagens. Talvez vocês não tenham adultos em suas vidas que deem o apoio de que precisam. Talvez alguém na sua família perdeu o emprego e não há dinheiro. Talvez vocês vivam em uma vizinhança onde não se sentem seguros ou tenham amigos que os pressionam a fazer coisas que não são certas.
Mas, no fim das contas, as circunstâncias da sua vida --como vocês é, de onde você veio, quanto dinheiro você tem, o que acontece na sua casa-- não são desculpa para negligenciar suas tarefas de casa ou ter um mau comportamento. Não há desculpa para responder ao seu professor, para matar aulas, para deixar a escola. Não há desculpa para não tentar.
Onde você está agora não precisa determinar onde você vai acabar. Ninguém escreveu seu destino pra você. Aqui na América você escreve o seu destino. Você faz o seu futuro. É isso que jovens como vocês estão fazendo todos os dias, em todo o país.
Jovens como Jazmin Perez, de Roma, no Texas. Jazmin não falava inglês quando ela chegou à escola. Quase ninguém da cidade dela foi à faculdade, e os pais dela também não. Mas ela trabalhou duro, tirou boas notas, ganhou uma bolsa na Universidade Brown, e está agora na faculdade, estudando saúde pública, em vias de se tornar a Dra. Jazmin Perez.
Estou pensando em Andoni Schultz, de Los Altos, na Califórnia, que luta contra um câncer no cérebro desde os 3. Ele passou por todo tipo de tratamento e cirurgia, e um deles atingiu sua memória, então ele levava muito mais tempo --centenas de horas extras-- para fazer as lições de casa. Mas ele nunca se sentiu mal, e está indo para a faculdade neste outono.
E há ainda Shantell Steve, da minha cidade, Chicago, em Illinois. Mesmo passando de um abrigo para outro nas piores vizinhanças, ela conseguiu um emprego no centro de saúde da comunidade; iniciou um programa para manter os jovens longe das gangues; e agora está a caminho de concluir o ensino médio com mérito e passar à faculdade.
Jazmin, Andoni e Shantell não são diferentes de nenhum de vocês; Eles enfrentaram desafios em suas vidas, assim como vocês. Só que eles se recusaram a desistir. Eles assumiram toda a responsabilidade por sua própria educação e estabeleceram metas. E eu espero que todos vocês façam o mesmo.
É por isso que, hoje, estou pedindo que cada um de vocês estabeleça suas próprias metas de educação e faça tudo que puder para alcançá-las. Sua meta pode ser simples como fazer sua tarefa e prestar atenção na aula ou reservar um pedaço do dia para ler um livro. Talvez você decida se envolver em uma atividade extracurricular ou ser voluntárioem sua comunidade. Talvez você decida defender crianças que estão sendo provocadas ou agredidas por causa daquilo que são ou de suas aparências porque você, como eu, acredita que toda criança merece um ambiente seguro para estudar e aprender. Talvez você decida cuidar melhor de si para ficar mais pronto a aprender.
E, nesse sentido, espero que todos lavem muito as mãos e fiquem em casa quando não estiverem se sentindo bem, para evitar que as pessoas peguem gripe neste outono e inverno.
O que quer que decida fazer, eu quero que você se comprometa. Quero que você realmente trabalhe nisso. Eu sei que, às vezes, você acha, pela TV, que pode ser rico e bem-sucedido sem trabalhar duro --que seu passaporte para o sucesso é ser cantor de rap ou estrela de basquete ou de um reality show quando a probabilidade é que você nunca seja nada disso.
A verdade é que ser bem-sucedido é difícil. Você não vai gostar de todas as disciplinas que estudar. Você não vai se apegar a todos os professores. Nem todas as tarefas vão parecer relevantes para sua vida nesse minuto. E você não vai, necessariamente, se dar bem em tudo da primeira vez que tentar.
Tudo bem. Algumas das pessoas mais bem-sucedidas do mundo são aquelas que tiveram mais fracassos. O primeiro 'Harry Potter' de JK Rowling foi rejeitado 12 vezes antes de ser finalmente publicado. Michael Jordan foi cortado do time de basquete de sua escola e perdeu centenas de jogos e errou milhares de lançamentos durante a carreira. Uma vez ele disse: 'Eu falhei muitas e muitas vezes na minha vida. E por isso eu venci.'
Essas pessoas venceram porque elas entendem que você não pode deixar seus fracassos definirem quem você é --você precisa é deixar que eles te ensinem. Você precisa deixar que eles te ensinem o que fazer diferente da próxima vez. Se você se meter em confusão, não significa que você seja um arruaceiro, mas que precisa se esforçar mais para se comportar. Se você tirar uma nota ruim, não significa que seja burro, mas que precisa estudar mais.

Ninguém nasce sendo bom nas coisas. Você fica bom trabalhando muito. Você não é um atleta da primeira vez que joga um esporte novo. Você não acerta todos os tons da primeira vez em que canta uma música. Você precisa treinar. É o mesmo na escola. Você pode ter que resolver um problema de matemática algumas vezes antes de acertar, ou ler algumas vezes antes de entender, ou fazer alguns rascunhos em um papel antes de ter algo bom o suficiente para apresentar.

Não tenha medo de fazer perguntas. Não tenha medo de pedir ajuda quando precisar. Eu faço isso todos os dias. Pedir ajuda não é sinal de fraqueza, é sinal de força. Mostra que você tem a coragem de admitir que não sabe de algo e de aprender uma coisa nova. Encontre um adulto em quem confie --um pai, um avô ou um professor, um treinador ou um conselheiro-- e peça a eles para te ajudar a continuar na linha e alcançar suas metas.

E mesmo quando você estiver sofrendo, mesmo quando estiver desencorajado, quando sentir que os outros desistiram de você --não desista de você mesmo. Por que quando você desiste de você mesmo, você desiste do seu país.
A história da América não tem pessoas que desistiram quando as coisas se complicaram, mas sim pessoas que continuaram, que tentaram com mais empenho, que amaram o país tanto que não podiam fazer menos do que o melhor.
É a história de estudantes que sentaram onde vocês se sentam, há 250 anos, e enfrentaram uma revolução e fundaram essa nação. Estudantes que sentaram onde vocês se sentam, há 75 anos, e superaram a Grande Depressão e ganharam a guerra mundial; que lutaram pelos direitos civis e puseram o homem na lua. Estudantes que sentaram onde vocês se sentam, há 20 anos, e fundaram o Google, o Twitter e o Facebook e mudaram o modo como nos comunicamos uns com os outros.
Então, hoje, eu quero perguntar a vocês, qual será sua contribuição? Quais problemas você vai resolver? Quais descobertas você vai fazer? O que um presidente que estará aqui em 20 ou 50 anos falará sobre o que vocês fizeram por esse país?
Suas famílias, seus professores e eu faremos tudo que pudermos para assegurar que vocês tenham a educação de que precisam para responder essas perguntas. Eu estou trabalhando duro para consertar suas salas de aulas e comprar os livros, equipamentos e computadores de que precisam para aprender.
Mas vocês têm que fazer sua parte também. Então espero que vocês levem a sério este ano. Espero que vocês deem o melhor de si em tudo que fizerem. Espero coisas grandes de cada um de vocês. Não nos decepcionem --não decepcionem a sua família, o seu país nem você. Façam com que todos fiquem orgulhosos. Eu sei que vocês podem.
Obrigado. Deus os abençoe e Deus abençoe a América."
Folha Online -  08/09/2009

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Orlando Zapata, el preso político cubano


El estado de salud del preso político cubano Orlando Zapata, en huelga de hambre desde hace 75 días, se ha deteriorado hasta tal punto que las autoridades carcelarias decidieron el martes su traslado urgente desde el penal de Camagüey, en el centro del país, a un hospital de La Habana. Según la información recabada por la familia, su situación es crítica. Zapata, albañil de 42 años, es uno de los 75 disidentes detenidos en la Primavera Negra de 2003, tiene varias condenas que suman 36 años y engrosa la lista de prisioneros de conciencia de Amnistía Internacional.
El disidente había sido trasladado inicialmente desde la cárcel al hospital de Camagüey, donde estaba siendo alimentado contra su voluntad por vía intravenosa. El martes por la mañana, sin embargo, las cosas se complicaron.
"Fue todo sorpresivo. Lo sacaron en camilla, con sueros y oxígeno. No podía hablar", explica vía telefónica desde Cuba su madre, Reina Tamayo. La mujer, una campesina que vive en una aldea de Holguín, en el este del país, había llegado a Camagüey al saber que Orlando estaba peor. "Queríamos verle, tenía vómitos y fiebre, porque lleva 75 días a base de agua y tiene varios órganos afectados. Uno de los médicos le dijo a su hermana que se podía morir en cualquier momento".
Ayer Reina Tamayo intentaba encontrar, en la estación de autobuses de Camagüey, un transporte hasta la capital, a 500 kilómetros de distancia. "Yo les supliqué que me permitieran ir con él en la ambulancia, pero se negaron. La ocuparon toda con hombres armados. Ahora estoy pasando trabajos para poder ir. Pagaremos lo que no tenemos, porque estoy desesperada por llegar a La Habana".
Orlando Zapata es uno de los disidentes más castigados por el régimen castrista. Desde 2002, había sido detenido en varias ocasiones por su activismo en el campo de los derechos humanos. Su última captura se produjo el 20 de marzo de 2003, mientras participaba en un ayuno para pedir la libertad de varios compañeros, entre ellos el médico Óscar Elías Biscet. A la condena inicial a tres años por "desacato a la figura del Comandante [Fidel Castro]" se fueron agregando otras sentencias en cinco procesos judiciales sin garantías, que elevaron la condena a un total de 36 años. Desde entonces, Zapata ha estado sometido a constantes cambios de prisión, palizas y régimen de aislamiento. "Él siempre ha sido muy combativo, muy digno. Ha hecho varias huelgas de hambre y reivindica su condición de preso de conciencia", explica un compañero suyo desde La Habana.
Zapata participó también en el llamado Proyecto Varela, una iniciativa ciudadana para reformar la Constitución e impulsar la apertura democrática -y que acabó con buena parte de los activistas en prisión-. Para su promotor, Oswaldo Payá, premio Sajarov del Parlamento Europeo, el régimen "se ha ensañado con Orlando Zapata porque es negro, por su dignidad y porque mantiene la bandera de los derechos humanos". Payá ha emitido un llamamiento a la solidaridad internacional, la misma que asumió "la causa justa de la activista saharaui Aminetu Haidar. Las dictaduras no son de izquierda ni derecha, sino dictaduras".  El Pais - Madrid – Jueves 18/02/2010
Comentário:
Onde estão os presidentes  latino-americanos  que afagam o camarada Fidelov? Pelo jeito os direitos humanos são apenas para quem comungam com a esquerda. Constroem museus  para lembrarem os mártires da esquerda. Eles gostam de embalsamar os mártires e colocam em câmaras  mortuárias. Os museus são as pirâmides da esquerda. Entretanto, eles tem amnésia quando torturam, prendem dissidentes. Eles não são prisioneiros,  eles tem um nome sugestivo,  "campo de reeducação pelo trabalho",    Os ditadores da direita são considerados assassinos e os ditadores da esquerda são angélicos? Torturam para uma boa causa?  E o juiz espanhol que apenas investiga os crimes da direita? É o Blad Runner da esquerda.
Eles são os escorpiões negros que procuram atravessar o rio com ajuda dos sapos (democracia). Sabemos o final da história. Os socialistas, comunistas, marxistas, petistas estão escondidos atrás da bandeira dos direitos humanos? Ninguém levanta a bandeira da libertação dos dissidentes cubanos?
Na época da primavera negra de 2003,  mais de 160 escritores, artistas e outras personalidades saíram em defesa do presidente cubano, que vem sendo criticado pela prisão e execução de dissidentes políticos. Personalidades como o escritor colombiano Gabriel García Marquez (Prêmio Nobel de Literatura) e seu colega chileno, Luis Sepúlveda, assinaram uma carta que foi lida nas manifestações pró-governo que marcaram o feriado de primeiro de maio na ilha. BBC Brasil, 02 de maio, 2003
Pelo jeito a esquerda não tortura, apenas reeduca o dissidente. É a grande cruzada da esquerda.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Olha a Miss Uniban turbinada

O trauma escafedeu-se
O assedio moral escafedeu-se
Plim, Plim Global!!  Negocio é transformar em modelo de Vênus
Puxa aqui, tira lá, coloca aqui, coloca lá, empina aqui, empina lá, e assim
Entrou numa fábrica de sonhos das mulheres, retirou cinco litros de gordura de todo o corpo, modelou cintura, fez enxerto no bumbum, aumentando-o e colocou 435 ml de silicone em cada seio (puxa!!!).  Dez horas de fabricação do novo modelo. É mais rápido do que produzir um carro? O perigo se o médico transplantou o cérebro da sósia.
Ficou hibernando quase 15 dias. Saiu a nova garota. Falta entrar no Tchan, Tchan Tchan!!!. 
Quase toda plastificada nos fundamentos do corpo e o diploma universitário plastificado ficará como uma moldura. Como símbolo que deu certo.  
É a woman  in red

Mulheres de vermelho chamam mais atenção de homens, afirma estudo
Um estudo divulgado nos EUA mostra que homens acham as mulheres mais atraentes quando trajadas com roupas vermelhas. A pesquisa, chefiada pelo psicólogo Andrew Elliot, professor da universidade de Rochester, em Nova York, confirma o forte apelo da cor como chamariz do sexo masculino.
Embora o efeito do vermelho possa ser fruto de uma sociedade que faz conexões entre as cores e temas relacionados a sexo, há também algo de científico nesta afirmação, vindo de raízes biológicas primitivas, afirmou o professor. Folha Online - 28/10/2008
Mulher turbinada
Duas amigas ao telefone:
- Oi, me conta como foi o encontro de ontem à noite.
- Horrível,não sei o que aconteceu...
- Mas por quê? Não te deu nem um beijo?
- Sim. Beijar, me beijou. Mas me beijou tão forte que meu dente postiço da frente caiu e as lentes de contato verdes saltaram dos meus olhos...
- Não me diga que terminou por aí.
- Não, claro. Depois pegou no meu rosto entre suas mãos, até que tive que pedir que não o fizesse mais, porque estava achatando o botox e me mordia o lábio como se fossem de plástico... Ia explodir o meu implante de colágeno e quase sai o mega hair!!!
- E... Não tentou mais nada?
- Sim começou a acariciar minhas pernas e eu o detive, porque lembrei que não tive tempo de me depilar. E além do mais, me arrebatou com uma luxúria e estava me abraçando tão forte que quase ficou com minhas próteses da bunda em suas mãos e estourou meu silicone do peito...
- E depois, que aconteceu?
- Aí então, começou a tomar champanhe em meu sapato...
- Que romântico...!!!
- Romântico o cacete! Ele quase morreu!!!
-Ai não!!!! E por quê?
- Engoliu meu corretor de joanete com a palmilha do salto..
- Nossa, que ele fez depois?
- Você acredita que ele broxou e foi embora?
- Acho que ele é viado.
- Só pode!
Luiz Fernando Veríssimo

sábado, 13 de fevereiro de 2010

A ilusão do socialismo e o capitalismo que funciona


Naveguei por vários Blog´s e constatei  na parte política o enaltecimento do socialismo. Elogiando o paraíso perdido do socialismo. Nenhum deles indica um modelo existente real de socialismo. Se é um bom sistema político deveria ter várias Nações  que lhes sirvam de modelos para esse tal enaltecimento? O que eles proferem é o socialismo utópico, irreal num mundo real.
O socialismo é a grande ilusão do século XX. Embora prometesse a prosperidade, a igualdade e a segurança, só proporcionou pobreza, miséria e tirania. A igualdade foi alcançada apenas no sentido de que todos eram iguais em sua miséria. Se a população não tem sapato, utiliza o chinelo. Todos estão satisfeitos. Olha o modelo cubano com a libreta de alimentação.
Na realidade o socialismo lembra a piada russa, Russian Reversal, o sistema dirige você. 
Os socialistas não admitem  o fracasso ao redor do mundo. Eles comparam o socialismo puro, que é uma Utopia, na ausência de sua eficiência no mundo real, com o capitalismo real, imperfeito, o que lhes permite afirmar que o socialismo é superior ao capitalismo. Não existe no socialismo um modelo de Nação que lhe sirva de parâmetro. 
O mundo é imperfeito por natureza e se não fosse qualquer sistema político funcionaria. Em um mundo perfeito, com cidadãos perfeitos, recursos infinitos  qualquer sistema econômico ou político funcionaria perfeitamente.
 Vivemos num mundo imperfeito, com cidadãos imperfeitos e recursos  limitados. Para que haja equilíbrio o sistema econômico a ser escolhido  deve promover a eficiência econômica. Qual o  sistema que mais adapta a essa característica? É o capitalismo com todas as imperfeições possíveis, que tem algumas características, incentivo, lucro e direito a propriedade. O direito a propriedade é uma das características do desempenho do ser humano. O socialismo real não tem incentivo, não tem direito a propriedade, tudo é centralizado e o objetivo principal  é o Estado.
Interessante nesse debate entre capitalismo e socialismo, o ser humano, o cidadão, o refugiado, opta pelo lado mais prático,  procura refugiar-se no capitalismo, sendo  a imagem desse modelo os Estados Unidos. Ninguém procurar trabalho em Cuba, na Rússia, China, etc. Eles fazem a mesma escalada do ser humano que saiu da África para outros continentes para sobrevivência   Por que todos fogem e viajam enfrentando perigos  para chegar ao "império capitalista do mal "? É uma boa pergunta para os socialistas responderem.
Existe uma piada russa que diz: Qual o melhor inferno, capitalista ou socialista?
É claro que é o socialista. Um dia faltam fósforos, outro dia falta combustível, no outro -- o caldeirão é levado para reforma ou os diabos estão em reunião do partido.
A principal diferença entre o capitalismo e o socialismo é : o capitalismo funciona

Comentário
O grande problema do socialismo é o TALVEZ. Talvez funciona, talvez transforma-se na ditadura do proletariado, talvez funciona com partido único, talvez elimina a fome, talvez tenha liberdade,etc.
Olha o socialismo bolivariano, não funciona nada. Não admite pluralidade de opiniões,  etc. O socialismo vem desde Marx como laboratório de idéias que na prática não funciona. Ele criticou o capitalismo que estava nascendo e desenvolvendo com teorias socialistas, que não estava implantadas em nenhum país. A crítica do capitalismo vem desde 1800 até os dias atuais, comparando um sistema que bem ou mal funciona, tem a vantagem de modificar conforme evolução da sociedade com uma teoria utópica. O capitalismo tem toda uma experiência de mudanças  e aperfeiçoamentos e o socialismo o que tem? Nada. O socialismo é como um livro de ficção, funciona em cinemas, no meio dos intelectuais, mídia, universidades, etc. Como se diz em Cuba, o que é carne? É um sonho. O socialismo é um sonho e faz de conta que funciona.
Interessante sobre Cuba, li um artigo de um professor da Universidade de Brasília, logicamente defensor fervoroso do regime cubano, sobre a crítica dos brasileiros  em relação a prostituição em Cuba. Ele dizia que a prostituição em Cuba era diferente da brasileira, pois aqui era um problema social e lá era um problema de melhorar a qualidade de vida, isto é, melhorar o padrão de consumo de quem prostitui. Como se diz vende a carne para comer carne.

A natureza humana é complexa. Uma coisa que o catolicismo definiu bem foi  as condições humanas para compreender e controlar os instintos  básicos do ser humano. O ser humano vive numa disputa interna entre o bem e o mal Podemos usar os pecados capitais para compor essa característica do ser humano, tais como; Gula, Avareza, Inveja, Ira, Soberba, Luxúria e Preguiça: Alguns humanos têm mais  e outros menos essas características.. Como uma forma de governo poderá controlar ou acabar com essas características humanas?
Uma dos tópicos da Utopia diz que “O homem nasce bom e a sociedade o corrompe”. Mas desde os primórdios  da  humanidade, o ser humano teve viver em sociedade grupal para sobreviver. Se o Homem fosse bom não existiria religião, conflitos, guerras, miséria, etc.? O socialismo e comunismo pregam a igualdade de direitos, com o sistema de governo  nas mãos do povo,  mas com princípios e regras que devem ser cumpridos pelos cidadãos. Isto subentende que não admite o pluralismo de pensamento e conflitos  de institutos básicos  do ser humano. A forma de controlar esses institutos básicos do ser humano é através do autoritarismo ou ditadura.  O socialismo e comunismo utilizam a miséria como alavanca  do  conflito social para perpetuar no poder. O que o governo de Cuba fez com a população foi apenas  atrofiar os instintos básicos  com autoritarismo e vigilância. A miséria foi nivelada  e o mais interessante a elite cubana vive bem como se vivesse  no capitalismo de consumo., hospitais diferenciados, comida diferenciada sem controle, etc. Essa é a ilusão do socialismo que não deu certo e os adeptos não enxergam o que vêem. O socialismo  lembra a epopéia do Fitzcarraldo,  o Conquistador do Inútil

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Moeda rara Chilena

Moedas com erro de grafia fazem diretor da casa da moeda do Chile ser demitido
Nome do país foi grafado como ‘Chiie’ em moedas de 50 pesos.
Medalhas também foram vendidas erroneamente.
O diretor da casa da moeda do Chile, Gregorio Iñiguez, foi demitido do posto por conta de um erro de grafia. Em um lote de moedas de 50 pesos, o nome do país apareceu grafado como “Chiie”.
O erro foi descoberto no início do ano e a fabricação da moeda com o problema foi interrompida. Segundo o Banco Central chileno, as moedas que estejam em circulação com o erro são válidas normalmente. Quem quiser, também pode trocá-las no BC.
É pouco provável que alguém queira, no entanto. Na internet, a moeda virou peça de colecionador e há pessoas oferecendo uma peça por até 8 mil pesos (cerca de R$ 28). Fonte: G1, em São Paulo-12/02/10 
Comentário:
Aqui, São Paulo,  teve um erro mais grave, no setor de educação. 500 mil livros da sexta série do ensino fundamental de São Paulo foram distribuídos para os alunos das escolas e só depois eles encontraram erros grotescos. Paraguai mudou de lugar e conquistou mais território da Bolívia, o Equador sumiu do mapa. O erro aparece tanto nos livros distribuídos aos alunos quanto nos destinados aos professores. A Secretaria de Educação de São Paulo informou que a Fundação Vanzolini, responsável pela impressão dos Cadernos do Aluno, substituirá os 500 mil livros que têm o mapa errado. Qualquer tipo de impressão, antes da impressão final passa pelo revisor. Mas pelo nível atual da educação, acho que a maioria dos alunos não iria notar a diferença.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Você fala uma coisa e as pessoas entendem outra

É possível que você já tenha observado inúmeros desentendimentos por problemas de comunicação. Um diz: não foi nada disso que eu disse. Você está ficando maluco? E o outro responde: maluco é você. Diz uma coisa e depois quer passar a borracha para apagar as asneiras que falou.
O curioso dessa história é que todos estão certos. Foi exatamente o que um falou e exatamente o que o outro ouviu. E a explicação é simples: a mensagem não é formada apenas pelo que é falado, nem somente pelo que é ouvido. A mensagem é o que resulta do encontro do que é falado e do que é ouvido. Por isso, tanta confusão.
Quando você fala, se vale de palavras e conceitos desenvolvidos com sua formação, experiência, preconceitos, medos. Quem ouve o que você diz, interpreta as palavras e conceitos a partir da formação e experiência dele. O encontro dessas duas experiências produz uma mensagem que pode ser distinta de acordo com o ponto de vista de cada um.
Mesmo tendo consciência desse processo da comunicação de vez em quando me surpreendo com o resultado de alguns textos que escrevo. Há pouco tempo fiz uma análise da comunicação do presidente Lula. Como sei que a política desperta sentimentos fortes nas pessoas tive o cuidado de fazer uma análise bem técnica. Deu confusão do mesmo jeito.
Recebi grande quantidade de e-mails me censurando porque elogiei o presidente Lula. E praticamente o mesmo número de mensagens indignadas porque falei mal dele. Quando as minhas palavras se encontraram com a história de vida, crenças e valores dos leitores produziram mensagens diferentes.
Parodiando Nelson Rodrigues, querer unanimidade na opinião dos leitores é desejar o aplauso da burrice. Quem se dispõe a escrever deve ter em mente que as pessoas são diferentes, pensam de maneira diversa, reagem de forma distinta umas das outras.
O processo da comunicação oral pode ir além da escrita dependendo do local, da época, de quem está presente, do que ocorreu antes, do tom de voz e da expressão corporal do orador. Pois temos de considerar que os objetos, ruídos, imagens, cheiros provocam lembranças e reações próprios de cada ambiente.
Ao expor suas ideias tenha sempre o cuidado de levar em conta a formação, a experiência e expectativas dos ouvintes. Avalie o impacto que suas palavras provocarão nessas pessoas e que tipo de mensagem irá prevalecer. É uma cautela que evitará equívocos e proporcionará bons resultados nas apresentações.
Fonte: UOL Economia - 09/02/2010 - Reinaldo Polito
Comentário
Esse é um problema sério de comunicação não apenas oral, mas também de análise e escrita.. Quem ouve ou lê, ele vai interpretar de acordo com sua experiência e formação. Isto é depende do observador ou quem é o receptor. Por causa disso qualquer mudança ou alteração em empresa cria atrito. O profissional não adapta as mudanças. Vivemos num mundo atual em constantes mudanças e a lei de Darwin  define perfeitamente essa situação; Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças. Isso vale para as empresas e para o ser humano.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

As origens das empanadas

Segundo a maioria dos pesquisadores, as empanadas tiveram sua origem na antiga Pérsia. Já naquela época, os árabes faziam as suas esfihas usando carne de carneiro para o recheio e farinha de trigo para a 
massa. Séculos mais tarde, a cultura árabe foi levada para os novos povos conquistados na Espanha, mais especificamente para o sul, na região da Andaluzia. Com o passar do tempo, os andaluzes começaram a modificar o preparo dessas esfihas para as seguintes formas:
- colocando manteiga ou outro tipo de gordura na massa;
- trocando o recheio de carneiro por carne bovina e adicionando alguns complementos ou trocando completamente o recheio por ingredientes típicos da região ou utilizando até mesmo sobras de comida. Na maioria das vezes, mantendo o cominho no recheio, porém, acrescentando páprica e algum tipo de pimenta;
- mudando o formato e o tipo de fechamento.
Provavelmente, a palavra empanada vem de en pan, ou seja, algo dentro do pão. Com as colonizações espanholas na América, as empanadas atravessaram o Atlântico e passaram a fazer parte dos hábitos de alimentação dos novos povos. Até os dias de hoje, as empanadas são preparadas em quase todas as regiões da Espanha e em vários países da América Latina, em especial Argentina, Chile, Venezuela e Bolívia, sempre com particularidades de cada região.
Mas foi na Argentina que as empanadas encontraram sua maior diversidade.
Cada província desse país inovou à sua moda e, sendo assim, lá podemos encontrar empanadas dos mais diversos tipos e, normalmente, levando o nome de sua região: empanadas tucumanas, rosarianas, cordobanas, salteñas, criollas (esta última, típica da região de Buenos Aires e a mais conhecida no Brasil, vendida em algumas lanchonetes, docerias e servida em restaurantes típicos argentinos). Fonte: Revista Menu