sábado, 14 de janeiro de 2023

Brasil registra inflação de 5,79% em 2022

Inflação ultrapassa meta definida pelo governo para o ano passado. Segundo IBGE, índice foi puxado para cima principalmente pelo aumento dos preços de alimentos e bebidas.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, acumulou 5,79% em 2022, fechando o ano acima da meta definida pelo governo, informou nesta terça-feira (10/01) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Embora tenha ultrapassado a meta de 3,5% com teto de 5%, a inflação ficou bem abaixo dos 10,06% registrados em 2021. A trégua foi influenciada pelos cortes de impostos que reduziram os preços dos combustíveis.

Segundo o IBGE, a inflação foi puxada para cima principalmente pelo aumento dos preços de alimentos e bebidas, que registrou uma variação de 11,64% – o que representa um impacto de 2,41 pontos percentuais no acumulado do ano. A cebola e o leite longa vida tiveram o maior impacto nesse grupo, seguidos por batata-inglesa, frutas e pão francês.

SAÚDE E VESTUÁRIO TAMBÉM PUXARAM INFLAÇÃO

Depois dos alimentos, o grupo de saúde e cuidados pessoais, com 11,43% de variação, ficaram em segundo lugar entre os nove grupos pesquisados. O maior aumento foi registrado em itens de higiene pessoal, com destaque também para planos de saúde e produtos farmacêuticos.

O grupo vestuário ficou em terceiro lugar, com um impacto de 0,78 ponto percentual. A inflação desse grupo foi puxada pela alta nos preços de roupas masculinas e femininas, que ficaram acima dos 20% ao ano.

Já o grupo habitação ficou próximo da estabilidade, e os grupos transporte e comunicação registram deflação. Fonte: Deutsche Welle – 09.01.2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário