quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Chile é o primeiro país da América Latina a proibir sacolas plásticas



O Chile se tornou o primeiro país da América Latina a proibir completamente o uso de sacolas plásticas em todos os departamentos comerciais de seu território. O presidente chileno, Sebastián Piñera, reeleito em março deste ano, foi pessoalmente a Santiago para celebrar a publicação da lei no Diário Oficial da última sexta-feira (3).
Na capital do país, o mandatário distribuiu bolsas de pano pelas calçadas. "O nosso objetivo é passar gradualmente da cultura 'usa e descarta' àquela saudável dos materiais recicláveis e da economia circular", comentou.
A lei proíbe os estabelecimentos comerciais de entregarem sacolas plásticas, exceto em casos cuja embalagem seja necessária para higiene ou para evitar o desperdício de alimentos. A legislação estabelece multa de U$ 370 por cada sacola plástica entregue e vale em todo o território chileno.
A iniciativa pretende eliminar o uso de sacolas plásticas nos próximos dois anos. "O Chile é um dos primeiros no mundo a dizer 'tchau!' para as sacolas plásticas. Acredito que isso seja bom para o Chile, para a América Latina e para o mundo", disse Piñera.
A medida, que já tinha sido aprovada em maio pelo Congresso, estabeleceu que, a partir de agora, as empresas têm seis meses para eliminar as sacolas plásticas, enquanto o comércio de pequeno porte tem dois anos para se adaptar às novas normas. Fonte: UOL Noticias - 06/08/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário