quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Cuidados a serem tomados durante a vacinação.

 Especialistas consultados: Alfredo Gilio, pediatra e coordenador da clínica de imunização do Hospital Israelita Albert Einstein e Celso Granato, infectologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e do Fleury Medicina e Saúde.

CRIANÇAS COM MENOS DE SEIS MESES NÃO PODEM SER VACINADAS
Bebês de menos de 6 meses, que não possuem o sistema imunológico desenvolvido, não podem tomar a vacina.

ENTRE 6 E 9 MESES, O IDEAL É NÃO VACINAR
Entre seis e nove meses, o ideal é não vacinar. O sistema imunológico ainda está se desenvolvendo nessa fase. Mas quando o bebê vive em região onde há grande chance de transmissão da febre amarela, é possível aplicar a dose após avaliação da relação entre risco e benefício da vacina.

PODEM SE VACINAR QUEM TEM DE 9 MESES ATÉ 59 ANOS
A partir dos 9 e até 59 anos, todas as pessoas podem tomar a vacina. A não ser que, por qualquer motivo, a pessoa tenha alterações no sistema imunológico que enfraquecem a defesa do organismo.

A IMUNOSSENESCÊNCIA A PARTIR DOS 60 ANOS
Se nos primeiros meses de vida as defesas do corpo ainda não estão desenvolvidas, a partir dos 60 anos ocorre o contrário: o enfraquecimento gradual do sistema imunológico associado à velhice. É o que é chamado de imunossenescência. Após os 80, a imunidade pode estar ainda mais frágil. É necessário que um médico avalie se o idoso possui condições de se vacinar.

QUEM NÃO PODE TOMAR A VACINA?
Não podem tomar a vacina quem vive com HIV e tem contagem de células CD4 menor que 350, quem está em tratamento com quimioterapia ou radioterapia, quem é portador de doença autoimune e quem está em tratamento com imunossupressores. Também não podem tomar a vacina mulheres amamentando crianças menores de 6 meses.

QUEM PRECISA PASSAR POR CONSULTA MÉDICA?
Idosos a partir de 60 anos, gestantes, quem terminou tratamento com quimioterapia ou radioterapia, quem é portador de doença renal, hepática ou no sangue e quem faz uso de corticoide precisa passar por consulta médica antes de tomar a vacina.

QUEM ESTÁ COM GRIPE OU FEBRE PODE SE VACINAR?
Quem está com gripe ou febre, é preciso esperar o organismo se recuperar para tomar a vacina. São dois os motivos. O primeiro é que a febre causada pela gripe pode ser confundida com uma reação à vacina. O segundo é que quando estamos gripados, nosso organismo produz substâncias que podem cortar o efeito da vacina e inviabilizar a imunização. Ou seja, a vacina pode falhar e não garantir a proteção.

NARIZ ESCORRENDO E TOSSE IMPEDE VACINA?
Quem está com sintomas leves de resfriado, como coriza, tosse ou nariz escorrendo, não precisa se preocupar e pode tomar a vacina normalmente. O mesmo vale para crianças que estão com cólicas leves. Contudo, a vacinação poderia ser postergada em casos assim para evitar um duplo desconforto em crianças pequenas.

PODE OCORRER INCHAÇO E VERMELHIDÃO NO BRAÇO
Cerca de 4% das pessoas que tomam a vacina tem reações locais, como vermelhidão e inchaço no braço. Isso pode ocorrer entre 24 e 48 horas após a vacinação. Nesses casos, é recomendado fazer compressa de água fria no local da aplicação da vacina.

QUEM TEM ANEMIA E TRAÇO FALCIFORME PODE SE VACINAR?
Muitas pessoas no Brasil possuem o chamado traço falciforme, que é a presença de apenas um dos genes que causam a anemia falciforme. Essas pessoas não desenvolvem a doença e podem ser vacinadas normalmente. Quem possui a anemia falciforme, doença grave que provoca deformação nas moléculas de hemoglobina do sangue, não pode ser vacinado.

QUANDO A VACINA CAUSA FEBRE E DORES
Entre 3 e 7 dias após a vacinação, também pode ocorrer reações mais fortes à vacina, como febre e dor no corpo. Igualmente, cerca de 4% dos vacinados têm esse tipo de reação. Em crianças pequenas, é possível perceber que há dor quando se queixam ao levantar os braços ou dobrar as pernas.

PODE DAR ANALGÉSICO E ANTITÉRMICO EM CASO DE DOR E FEBRE?
Em caso de febre, dor de cabeça e dores no corpo, a pessoa pode tomar analgésicos e antitérmicos para aliviar a dor e baixar a temperatura do corpo. A febre causada por reação à vacina não costuma ser muito alta.

QUANDO LEVAR AO MÉDICO?
Se dor e febre persistem por mais de três dias, é preciso procurar um médico ou pediatra. Até porque qualquer outro problema pode estar causando a febre, e a pessoa precisa ser avaliada. Não adianta ir a um posto que esteja apenas aplicando a vacina.

O QUE O MÉDICO PODERÁ FAZER EM CASOS ADVERSOS?
Não existe um tratamento específico nem para a febre amarela, nem para reações à vacina. Contudo, quem apresenta reações que podem exigir maior cuidado, poderá ser melhor observada e acompanhada quando recebe atendimento médico.

A FRACIONADA POSSUI EFEITOS DIFERENTES?
A vacina fracionada, composta por 1/5 da dose integral, não pode ser dada para quem tem menos de 2 anos de idade. Isso porque não existem pesquisas que indiquem se ela seria eficaz nessa faixa etária. Para quem tem mais de 2 anos e pode tomar a dose fracionada, ela tem o mesmo efeito da dose integral, com a única diferença de que protege por ao menos 8 anos, e não pela vida toda.

CASOS GRAVES PODEM OCORRER APÓS QUANTOS DIAS?
Quadros mais graves, como efeitos neurológicos e a doença viscerotrópica, podem ocorrer entre uma e três semanas após a vacinação. A doença neurológica é caracterizada por confusão metal, quadro de meningite, inflamação do cérebro e Síndrome de Guillain-Barre, que levam a convulsões. Já a doença viscerotrópica aguda manifesta os mesmos sintomas da febre amarela, com possibilidade de falência do fígado e do rim. Fonte: UOL, em São Paulo - 31/01/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário