sábado, 28 de janeiro de 2017

Brasil e o espelho



O Brasil tem de se olhar no espelho, reconhecer suas limitações; falta de educação; baixíssima produtividade, excessiva burocracia, parar de enganar a si mesmo, compreender que não está inserido no mundo global, mas sozinho, na terra do terceiro-mundista, junto com os demais países latinos. Vivendo e gastando acima das possibilidades econômicas. O Brasil não enxerga a realidade moderna do mundo, pois  simplesmente não é capaz de competir no mundo global, seguindo às mesmas regras do jogo econômico.
O Brasil é o Sisifo, personagem da mitologia grega, pecou por orgulho do bem estar social aparente sem trabalhar muito, exímio em pedaladas fiscais, e pagou caro. Por enganar os deuses econômicos foi condenado a carregar uma rocha de inflação até o alto de uma montanha, mas ao terminar sua missão, a rocha rolava ladeira abaixo para o lugar onde começou. Sísifo descia a montanha, pegava a rocha de inflação, subia novamente. Sempre e para sempre, com o mesmo resultado.
A insanidade do Brasil é fazer sempre a mesma coisa várias e várias vezes esperando obter resultados  diferentes. Voltando sempre para o passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário