domingo, 19 de julho de 2015

Grécia reabre bancos na segunda-feira

A população terá maior flexibilidade para realizar saques e usar cartão de crédito. Medida é anunciada horas após a posse de novos ministros, em reforma ministerial que substitui membros dissidentes do partido do premiê.

Fechados desde 29 de junho, os bancos gregos vão reabrir suas agências na segunda-feira, e os saques de dinheiro em caixas eletrônicos e compras com cartões de crédito serão flexibilizados, segundo um decreto governamental publicado no sábado (18/07).

A resolução foi anunciada horas depois da posse dos novos ministros, que substituem membros dissidentes do Syriza, partido do primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, após uma revolta interna por causa dos duros termos do acordo entre Atenas e os credores internacionais – o qual prevê medidas que incluem aumentos de impostos, cortes de gastos e reduções de aposentadorias.

A mudança nos ministérios permitiu a Tsipras substituir os rebeldes com seus parceiros de coalizão, do partido de direita Gregos Independentes.

Saques mais flexíveis- Os gregos poderão retirar no máximo 420 euros por semana, em vez do atual limite de 60 euros diários, que vigorou durante três semanas.

Entretanto, serão mantidas as restrições a transferências ao exterior e outros controles de fluxo de capital. Já os cartões de crédito só poderão ser utilizados dentro da Grécia.

A medida era esperada depois que o Banco Central Europeu concordou em reabrir as linhas de crédito de emergência de que o conturbado setor bancário grego precisa para sobreviver.

Tsipras agora pretende selar o acordo de resgate com seus sócios europeus nas próximas semanas, antes de prováveis eleições antecipadas, previstas pelo ministro do Interior, Nikos Voutsis, para serem realizadas em setembro ou outubro. Fonte: Deutsche Welle- 18.07.2015

Comentário: Na mitologia grega, Sísifo era considerado o mais astuto de todos os mortais. Mestre da malícia e da felicidade, ele entrou para a tradição como um dos maiores ofensores dos deuses (Comissão Europeia, o Banco Central Europeu (BCE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Sísifo tornou-se conhecido por executar um trabalho rotineiro e cansativo. Tratava-se de um castigo para mostrar-lhe que os mortais não têm a liberdade dos deuses. Os mortais têm a liberdade de escolha, devendo, pois, concentrar-se nos afazeres da vida cotidiana, vivendo-a em sua plenitude, tornando-se criativos na repetição e na monotonia. Fonte: Adaptação, Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário