sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Procura-se CEO para o Brasil

1-País de grande porte contrata chefe executivo. Período de trabalho é de quatro anos, podendo renovar-se. Profissional responderá aos anseios de 202 milhões de acionistas.

2- A maioria dos acionistas com baixa escolaridade, tendo apenas  5% com curso superior e 17% com ensino médio completo

3-Atuará em setor altamente competitivo. A performance é não apenas avaliada por critérios como tamanho do PIB, mas por fatores meritocráticos como capacidade administrativa e empreendedorismo. Ciência de ponta e unidades empresariais intensivas em tecnologia balizam o ecossistema em que o profissional exercerá suas atribuições.

4-Em suas novas responsabilidades, cumprirá ao novo gestor assessorar-se de grupo de profissionais sofisticados e inovadores, capazes de se ombrear com os melhores do mundo.

5-Hoje sua unidade apresenta estrutura de custos excessivamente elevada para fazer frente a competidores mais baratos. Sua produtividade é demasiado baixa para medir-se contra os mais avançados. Sua logística é atravancada para se equiparar aos mais ágeis.

6-A unidade a ser liderada pelo profissional encontra-se enredada no baixo crescimento. A pirâmide demográfica de seus colaboradores, ainda a gerar benefícios econômicos positivos, em breve se inverterá. O executivo haverá de evitar que seus acionistas fiquem velhos antes de se tornarem ricos.

7-A principal característica da unidade a ser conduzida pelo profissional é o subdesempenho. A burocracia asfixia negócios e intimida novos empreendimentos. O profissional será positivamente avaliado se sua unidade subir 20 casas nos rankings internacionais de competitividade. O CEO ambicionará não somente o grau de investimento, mas também o "business grade".

8-Muitos setores produtivos ou regulatórios esclerosaram-se por presença sindical orientada ao velho contraste capital/trabalho. Outros são instrumentalizados pelo compadrio ideológico. Empresários passam a enxergar bancos oficiais, e não o mercado, como seu "target". Caberá ao chefe executivo levar adiante verdadeiro "turnaround".

9-Seus acionistas mais jovens têm deixado de mostrar apetite para risco e desafio. Em vez de se alimentar de um ambiente em que poderão tornar-se bilionários a partir de "start-ups", sonham com o emprego estatal.

10-O chefe envidará esforços para que o seu setor educacional privilegie educação empreendedora e ensino de ciências e matemática. Fará com que 2% de sua receita destinem-se à inovação. Trabalhará para que seus "stakeholders" contem ao menos três universidades entre as cem melhores do planeta.

11-Espera-se que o chefe executivo insira sua unidade nas cadeias globais de valor. Para tanto, desenhará plano de trabalho para desafios na Europa, EUA e Ásia-Pacífico. Criará condições para que triplique o número de multinacionais brasileiras. Reconverterá a estratégia industrial do atual foco em substituição de importações para a promoção de exportações.

12-Remuneração e benefícios são compatíveis com o que se pratica no mercado. A principal recompensa do CEO, contudo, será a honra de inaugurar nova fase na trajetória de desenvolvimento do Brasil. Fonte: Folha de São Paulo - 24 de outubro de 2014- Marcos Troyjo

Comentário: Não é um continente Paradisíaca, mas pode ser um emprego do sonho. Pode ganhar o prêmio Nobel, pode ganhar prestigio da esquerda na organização das Nações Unidas.

Quem procura desafios, esta é a oportunidade, é a sensação de verdadeira satisfação.

Executivos que muitas vezes, ocupam cargos de prestígio na carreira escolhida, mas que por algum motivo ainda assim prevalece algo de incompleto em suas vidas e estão sempre à beira da indecisão sobre que rumo tomar em suas carreiras. Venha para o Brasil.

Qual a escolha fazer? O conforto e a segurança ou o desafio da busca pelo que faz feliz? Não existe monotonia no cargo, cada dia há um novo desafio, uma necessidade de buscar novidades, pensar diferenciado e a constatação de que há muito mais para aprender.

É um cargo desafiante, pois quem vive só pensando em dinheiro nunca está feliz. É um cargo estimulante, pois você pode ver os resultados dos esforços.

Os acionistas são alegres, hospitaleiros, etc. Aqui temos a receita da felicidade do trabalho, o FIB, felicidade interna bruta; ter desafios, perspectiva de crescimento, reconhecimento, integração da equipe, sentir-se útil e ter um líder respeitado. Os acionistas constituirão uma grande família e encherão o seu coração de alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário