domingo, 1 de junho de 2014

Estadão reformula site

O Estadão vai colocar no ar seu novo site, no endereço estadao.com.br no próximo dia 31 de maio (sábado). O novo site será moderno, organizado, com visual atraente, com ferramentas e tecnologia inovadoras e muitas possibilidades aos usuários. O objetivo é atender de forma ampla, moderna e participativa essa audiência.

Para Ricardo Gandour, diretor de Conteúdo do Grupo Estado, um pilar importante do projeto é a organização, por meio de uma leitura mais agradável das notícias, menus simplificados e destaque aos conteúdos exclusivos de blogs e colunistas do site. “Queremos que nosso leitor se sinta confortável, encontre o que busca com facilidade e tenha informação recomendada e selecionada por nossos editores, com conteúdo relacionado com o seu próprio hábito de leitura. Os menus do site passam a acompanhar o leitor durante toda a sua navegação”, informa.

Para se chegar ao novo site foi realizada uma grande pesquisa sobre hábito de leitura e navegação no mundo digital. Foram ouvidos leitores do Estadão.com.br e de outros sites exatamente para entender e atender as expectativas desse público. “Ele terá visual muito atraente e tecnologicamente contemporâneo, mantendo a credibilidade e prestígio próprios do Estadão. Queremos dar ao internauta uma nova organização, leitura agradável e a garantia da curadoria do jornal”, explica Roberto Gazzi, diretor de Desenvolvimento Editorial do Grupo Estado.

Para começar, a home page terá maior destaque, com padrão diferenciado de tamanho das colunas. “Podemos resumir da seguinte forma: na esquerda, as notícias importantes; no meio, as interessantes; e na direita, conteúdo de serviços, nossos blogueiros e colunistas, incluindo a capa da edição do dia – o que não havia na versão anterior”, afirma o diretor.

Ainda na home, o menu superior também terá mudanças, ficando simplificado e clean – um mouse over abrirá as opções “recomendadas pelos editores”, “últimas notícias” e “mais lidas”. Outra novidade é a comunicação com as redes sociais. Por exemplo, já na home será possível comentar e compartilhar uma notícia ou um trecho diretamente nas redes sociais. Quando o leitor quiser destacar uma matéria ou parte dela, basta iluminar que aparecerão botões de Facebook e Twitter direcionando-a automaticamente para esses locais, com link reduzido. Outra novidade será o destaque a comentários dos leitores. Os mais interessantes, de acordo com curadoria da equipe de redação, terão destaque na home, com identificação do nome ou nickname do leitor. Fonte: Estadão-22 de maio de 2014

Comentário. O site anterior era mais clean, para quem estava a procura de conteúdo com qualidade. Agora, o novo site lembra mais um álbum de figurinhas, fotos excessivas, em alguns artigos as fotos são tão grandes que atrapalham  a visualização e leitura dos conteúdos. O site lembra muito o site inglês do jornal ou tabloide Mail Online, dá muita ênfase a fotos. Parece que o jornal está mais preocupado coma geração dos leitores Facebook e Twitter, Instagram, apreciam mais fotos do que conteúdo e artigos curtos e muita publicidade. O site do NYtimes dá um banho de qualidade e conteúdo. Os jornais tradicionais impressos está numa encruzilhada, no meio digital,  querem faturar com publicidade e leitores, mas não sabe atingir o ponto de equilíbrio  de qualidade de um jornal impresso com a mídia digital. O novo site optou integralmente pela mídia digital, esquecendo da qualidade de informação e conhecimento do jornal impresso. É difícil a navegação no site por excesso de fotos e publicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário