O canal de TV Multinoticias, da Nicarágua, virou alvo de piadas no Twitter depois de ter noticiado que a Bolívia estaria em alerta para uma tsunami após o terremoto desta terça-feira no Chile. O território boliviano não só é fechado para o mar, como o país reivindica desde o fim do século XIX a recuperação de seu litoral, perdido justamente para o Chile na Guerra do Pacífico (1879-1883).
O canal da Nicarágua não foi o único a esquecer que a Bolívia não tem litoral. Um apresentador da TV pública argentina também noticiou um alerta de tsunami para o país andino, e a atriz e cantora mexicana Lucero chegou a recorrer ao Twitter, onde é seguida por mais de 3 milhões de pessoas, para enviar pensamentos positivos aos bolivianos pelo “perigo” de uma grande onda.
Sucessivos governos da Bolívia buscam retomar a saída do país para o mar, pressão que foi reforçada desde a chegada de Evo Morales à presidência, em 2006. Todo dia 23 de março, o país celebra o Dia do Mar, no qual lembra a perda de 400 quilômetros de costa e 120 mil quilômetros quadrados de terras. O governo boliviano enfrenta o Chile na Corte Internacional de Justiça, em Haia (Holanda), na tentativa de retomar seu litoral. Fonte: O Globo- Publicado: 02/04/2014
Comentário: É a única maneira da Bolívia sentir o mar?
Nenhum comentário:
Postar um comentário