sábado, 26 de outubro de 2013

Festa de professores com com gogo boys, garotas em gaiolas e tequila

A tradicional festa em homenagem ao Dia dos Professores em Caçapava organizada pela prefeitura na última sexta-feira gerou polêmica nas redes sociais e entre pais de alunos e será alvo de questionamentos da Câmara.

Isso porque o que era para ser um simples baile dançante se transformou em uma festa com dançarinos sem camisa e garotas em gaiolas, tudo regado a doses de tequila. Na plateia, professoras e professores se soltaram e participaram da festa.

O baile aconteceu no Clube da Nestlé, no bairro Jardim Caçapava e, segundo relatos, começou às 23h e terminou depois das 4h.

Estiveram presentes o prefeito Henrique Rinco (PSDB), o vice-prefeito e secretário de Saúde Jairo Junqueira, além do secretário de Educação, Sidnei Sanita.

Segundo informações do governo, Rinco participou apenas da solenidade oficial, antes de começar o baile.

Um funcionário do clube, que não quis se identificar, afirmou que a festa foi organizada pela prefeitura, que teria contratado a banda Mala Direta, de Rio Claro (PS) e o bufê.

Gogo boys.

Uma professora que também não quis ser identificada disse que a Secretaria de Educação disparou por e-mail um convite para que as escolas elaborassem as listas com o nome dos professores interessados e seus respectivos acompanhantes, caso houvesse interesse.

Segundo ela, também foi a secretaria quem entregou os convites dos acompanhantes em cada escola, dois dias antes da festa, que contou com cerca de 350 pessoas.

Após um discurso do prefeito e o estouro de uma champanhe, os dançarinos entraram.

“O secretário de Educação disse que tinha uma surpresa para todos. Eu me espantei com o que vi”, disse a professora, referindo-se à dança com homens de sunga que colocavam tequila na boca dos participantes da festa. “Acho que se alguém quer ir a uma boate com shows desse tipo que vá sozinha, por conta própria. Entendo que não era o local nem o momento adequado para isso”, completou.

O presidente da Câmara, Paulo Lanfredi (PRB), afirmou que pedirá explicações ao governo. “Queremos descobrir o valor gasto e porque trouxeram este conjunto para tocar na festa. Isso quebrou a moral da educação na cidade. Está todo mundo revoltado”. Fonte: O Vale - October 25, 2013

Comentário: É o dia dos professores. É uma data comemorativa da classe de professores. O dia não é para uma festinha privada e sim uma comemoração pública e de significado histórico. Em 15 de outubro de 1827, o decreto imperial, trata da primeira Lei Geral relativa ao Ensino Elementar. Este decreto, outorgado por Dom Pedro I, veio a se tornar um marco na educação imperial, de tal modo que passou a ser a principal referência para os docentes do primário e ginásio nas  províncias. A Lei tratou dos mais diversos assuntos como descentralização do ensino,  remuneração dos professores e mestras, ensino mútuo, currículo mínimo, admissão de professores e escolas das meninas.

Não fica bem  para classe de professores. Talvez o significado de baile atual é diferente de outrora. Educação, exemplo para as crianças, jovens, etc. não significa nada. A famosa frase do de Júlio César é tão atual; À mulher de César não basta ser honesta, tem que parecer honesta. O professorado não sabe o significado de coisa pública. Todos erraram, os professore e o governo municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário