quarta-feira, 3 de julho de 2013

Cai o presidente do Egito Mohamed Mursi

Chefe do exército anuncia governo de transição, suspenção da Constituição e formação de um governo de tecnocratas

Cercado de representantes, o chefe das Forças Armadas do Egito  Abdel Fattah al-Sisi anunciou que o presidente da Corte Constitucional vai assumir a presidência do Egito, em um período de transição.

Segundo Sisi, o exército vê que os egípcios chamam as Forças Armadas para dar apoio à população, mas não para tomar o poder e reinar, mas para servir ao interesse público e proteger a revolução. O general afirmou que o discurso de Mohamed Mursi na noite de ontem "veio contra as aspirações e demandas da população". Para isso, os militares consultaram figuras políticas, religiosas e jovens para elaborar um "mapa do caminho" que irá "construir uma sociedade forte e unificada. O plano inclui a suspensão temporária da Constituição e a formação de um governo internino. Um governo de tecnocratas será formado. Fonte: Diário Catarinense - 03/07/2013 

Comentário: O sociólogo francês Alain Touraine  afirmou  que  o  nível de saúde e educação nada tem a ver com democracia. É perfeitamente possível haver um governo não democrático que garanta alto nível nesses quesitos. Temos que ter em mente que quando falamos em democracia, falamos essencialmente em direitos.

O que é a democracia?

O caminho é difícil para atingir a plenitude democrática sob influência teocrática.

Democracia é o governo no qual o poder e a responsabilidade cívica são exercidos por todos os cidadãos, diretamente ou através dos seus representantes livremente eleitos.

Democracia é um conjunto de princípios e práticas que protegem a liberdade humana; é a institucionalização da liberdade.

A democracia baseia-se nos princípios do governo da maioria associados aos direitos individuais e das minorias. Todas as democracias, embora respeitem a vontade da maioria, protegem escrupulosamente os direitos fundamentais dos indivíduos e das minorias.

As democracias entendem que uma das suas principais funções é proteger direitos humanos fundamentais como a liberdade de expressão e de religião; o direito a proteção legal igual; e a oportunidade de organizar e participar plenamente na vida política, econômica e cultural da sociedade.

A democracia sujeita os governos ao Estado de Direito e assegura que todos os cidadãos recebam a mesma proteção legal e que os seus direitos sejam protegidos pelo sistema judiciário.

As democracias são diversificadas, refletindo a vida política, social e cultural de cada país. As democracias baseiam-se em princípios fundamentais e não em práticas uniformes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário