sábado, 15 de setembro de 2012

Guerra silenciosa

1347818168560-bligo-Portaria.jpg

No Brasil a guerra silenciosa, praticamente inseriu no cotidiano do cidadão; a violência urbana, nas principais cidades brasileiras, como se fosse tão normal como saborear um hambúrguer no Mac Donald. É carro blindado, ambulância blindada, residências fortificadas com parfenália  eletrônica, grades em todas  as janelas. Se pararmos para pensar, afinal, quem está preso, o cidadão ou o bandido? Se caminharmos na rua e acompanhar alguma pessoa que está na frente, a pessoa olha para trás  preocupada, segura firmemente a bolsa, pensa, pode ser um ladrão?

Ou os carros com película de segurança, para escurecer o vidro, parecendo mais carros  futurísticos , Blad Runner ? Quem está dirigindo?

A linha Vermelha no RJ, parece muito mais perigosa do que um campo minado. Pelo menos no campo minado, descobrindo as minas você tem um caminho seguro? E na linha Vermelha, qual seria o caminho mais seguro?  Qual seria a próxima vítima? Entrar por engano numa favela à noite ?  Que surpresa aconteceria?

Em São Paulo, carro importado ou último tipo brasileiro, convite para seqüestro relâmpago  à noite.  Arrastão em restaurante. Congestionamento na linha Vermelha, na Imigrantes, Anchieta ou Pedro Taques, convite ao arrastão?  Achamos tudo natural. É a sociedade anestesiada pela violência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário