segunda-feira, 11 de junho de 2012

Sul-coreanos têm mais anos de estudo do que brasileiros

Com pouco mais de metade do PIB brasileiro, a Coreia do Sul tem metade da taxa de desemprego e o dobro do número de estudantes de nível superior em relação à população

Com pouco mais de metade do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, a Coreia do Sul tem metade da taxa de desemprego, o dobro do número de estudantes de nível superior em relação à população e está 69 posições acima no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Organização das Nações Unidas (ONU). O que separa o Brasil do salto de desenvolvimento dado pelo país asiático nos últimos anos, para especialistas, é uma equação com vários fatores, sendo o principal a educação — verdadeira obsessão nacional.

A importância dada pelos sul-coreanos ao tema se reflete nos dados da Unesco. A vida escolar na Coreia do Sul é de 17,2 anos, em média, contra 14,2 no Brasil e o índice de alfabetização, de 100%, contra 90% do Brasil. O número de universitários do país asiático, em taxas proporcionais em relação à população, é mais do que o dobro dos registrados no Brasil: 6.784 (por 100 mil habitantes) contra 3.158.
Na educação, os investimentos públicos do Brasil são até maiores — 5,4% contra 4,8% —, mas são mal-alocados e, segundo o diretor do BricLab da Universidade de Columbia, Marcos Troyjo, os gastos das famílias e das empresas elevam o total sul-coreano a cerca de 8% do PIB.
— Os dados brutos do investimento escondem o fator qualidade. A capacitação profissional, no Brasil, tem que começar praticamente do zero. O que temos são cursos técnicos de qualidade muito baixa, enquanto o país sofre com carência de mão de obra — avalia Mônica Baumgarten de Bolle, professora da PUC-RJ.
Para o economista Claudio Leopoldo Salm, da UFRJ, no entanto, a educação profissionalizante não é o melhor caminho para o Brasil:
— Ao contrário da Coreia, o Brasil deu muita atenção a atalhos como os cursos profissionalizantes. É preciso focar no ensino fundamental e médio. Fonte: O Globo - 09/06/12 

Nenhum comentário:

Postar um comentário