O tribunal de proteção à concorrência do Chile colocou em pausa para investigação o processo de fusão entre as companhias aéreas LAN e TAM, o que poderia atrasar ou frustrar a tentativa de se criar uma das maiores empresas do setor no mundo.
Em meados de janeiro, LAN e TAM determinaram os termos para unir as operações das duas companhias em um prazo entre seis e nove meses.
Uma associação de consumidores do Chile pediu à corte um parecer sobre a adequação do acordo às normas do país. O tribunal aceitou o trâmite, que impede o avanço do processo.
"Suspenda-se nesse ínterim a operação consultada", afirmou a corte em resolução publicada na Internet.
Fonte: G1- 29/01/2011
Comentário: O Transporte Aéreo comercial de passageiros é, na maioria dos países europeus, asiáticos e nos Estados Unidos, um setor de acirrada competição de mercado. A despeito das baixas margens de retorno, usualmente atribuídas ao setor, novas empresas são abertas, fechadas, vendidas e se fundem em curtos espaços de tempo. A cada movimento do mercado novas estratégias de operação são definidas inviabilizando planejamentos de longo prazo. Empresas tradicionais, não acostumadas a mudanças rápidas de marketing sofrem com as novas técnicas de abordagem e de fidelização do cliente empreendidas pelas novas empresas do setor. (Fonte: Eduardo Marques Domingos-Transporte Aéreo Competitivo)
No mundo de competição acirrada com economia de escala a fusão das empresas aéreas está sendo comum e constante e a fusão entre LAN e TAM é extremamente interessante para América do Sul. Se olharmos o panorama dos países da América do Sul em relação ao mercado aéreo, não há condições para que cada país tenha sua empresa aérea, devido ao pouco volume de passageiros. O mercado aéreo chileno é limitado. Criando uma grande empresa há condições de oferecer vôos para vários países da América do Sul. É a oportunidade da América do Sul ter uma grande empresa aérea .
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