segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Motel e o político

bligo-Motel.jpgCom menos de 1,60 metro de altura, o deputado federal pelo PMDB Pedro Novais, de 80 anos, é o tipo de político que o Congresso Nacional produz de pior. Nos cinco mandatos que já exerceu (foi eleito para o sexto neste ano), apresentou em media um projeto irrelevante por ano, faltou a cerca de 20% das sessões, praticamente não discursou e gastou sua cota de passagens com viagens para o Rio de Janeiro, onde mora ha mais de trinta anos, apesar de ter sido sempre eleito pelo Maranhão.

Assim, não foi propriamente uma surpresa ao menos para quem acompanha a sua carreira a revelação de que ele usou verba parlamentar para custear uma festa de arromba em um motel em São Luis. O dado realmente estarrecedor e que, ate a última quarta-feira, o deputado continuava a sustentar o titulo de futuro ministro do Turismo do governo Dilma Rousseff.

Salvo manifestação em sentido contrário da presidente eleita, Novais assumirá em janeiro urna pasta cobiçada por seu orçamento (são mais de 4 bilhões de reais em verbas para obras da Copa do Mundo e da Olimpíada) e que clama por um gestor eficiente para superar a crise provocada pela liberação de emendas parlamentares para entidades-fantasma. Diante disso, a sua escolha para o cargo só se justifica pelas inescrutáveis razoes da política área em que Novais tem ao menos duas qualificações: goza da confiança da cúpula do PMDB e, sobretudo, é apadrinhado do conterrâneo Jose Sarney, cujo poder de influência sobre os governos parece não ter data de vencimento.

O futuro ministro, conforme revelou o jornal O Estado de São Paulo, considerou-se merecedor de um reembolso, pelos cofres públicos, de 2 156 reais gastos em junho no Motel Caribe. A noitada, da qual participaram "vários casais", segundo afirmou ao jornal a gerente da casa, transcorreu na suíte Bahamas, uma das mais caras do estabelecimento, dotada de banheira, piscina e sauna.

Diante do descalabro, Dilma calou-se, apostando que tudo cairá no esquecimento durante as festas de fim de ano. Segundo interlocutores da presidente eleita, mesmo tendo achado o caso grave, ela não quer se indispor com o PMDB antes da posse. O  partido já deixou clara a sua insatisfação com o quinhão que lhe coube no governo. Henrique Alves, líder do partido e um dos responsáveis pela indicação de Novais, afirmou ter ficado "satisfeito" com as explicações do deputado que primeiro "reconheceu o erro", no dia seguinte atribuiu o pagamento a um assessor e, logo depois, anunciou a devolução do dinheiro a Câmara.

Em 2007, a titular do Turismo era a hoje senadora eleita Marta Suplicy. Na ocasião, o caos aéreo era ainda uma novidade. Inquirida sobre como deveriam proceder os milhares de passageiros acampados nos aeroportos, a ex-sexóloga e ex-feminista proferiu a máxima memorável: "Relaxa e goza". Novais, antes mesmo de assumir o posto, já segue a risca o conselho de sua antecessora. Fonte: Veja - 27/12/2010

Comentário: Eta velhinho já está ensaiando no Motel como é feito o turismo no Brasil.  No site do PT tem essa maravilha do marketing da ética e moral. Um dos trechos do código de ética menciona:
■ respeito à moralidade administrativa, à coisa pública e à transparência na gestão de recursos públicos de qualquer natureza, e por conseqüência, o combate a práticas patrimonialistas e clientelistas nas relações com aqueles que exercem função pública;
■ a supremacia dos interesses partidários sobre os interesses particulares, de tendências partidárias, de correntes ou grupos internos;

Nenhum comentário:

Postar um comentário