Pink Floyd foi uma banda britânica de rock, formada em
Londres em 1965, que atingiu sucesso internacional com sua música psicodélica e
progressiva. Seu trabalho foi marcado pelo uso de letras filosóficas,
experimentações musicais, encartes de álbuns inovadores e shows
elaborados. É um dos grupos de rock mais
influentes e comercialmente bem-sucedidos da história. Em 2013, a banda somava
mais de 250 milhões de álbuns vendidos em todo mundo. Fonte: Wikipédia
quinta-feira, 6 de setembro de 2018
quarta-feira, 5 de setembro de 2018
O êxodo venezuelano
Até 2001, a Venezuela ostentava o título de país mais rico
da América Latina e era um polo receptor de imigrantes que fugiam de países
vizinhos em crise.
Num drástico desvio de rota, sob o comando do chavismo, hoje agrupa todos os ingredientes que são o prenúncio para um desfecho catastrófico: hiperinflação de 1.000.000%, desabastecimento, perseguição de opositores e um êxodo de 2,3 milhões de pessoas, apenas para citar alguns.
Num drástico desvio de rota, sob o comando do chavismo, hoje agrupa todos os ingredientes que são o prenúncio para um desfecho catastrófico: hiperinflação de 1.000.000%, desabastecimento, perseguição de opositores e um êxodo de 2,3 milhões de pessoas, apenas para citar alguns.
O que já é considerado o maior deslocamento da América Latina acendeu o alarme nos vizinhos. A fuga desenfreada de venezuelanos ganhou contornos xenófobos, com medidas arbitrárias do outro lado da fronteira com Brasil, Equador, Colômbia e Peru.
Esta conjunção deixa claro por que a Venezuela perdeu o posto de destino de imigrantes na América Latina e despeja diariamente levas de cidadãos para fora de suas fronteiras. É difícil vislumbrar que o cenário se reverta a médio prazo. E a rejeição dos vizinhos aos venezuelanos que fogem, deixando-os no limbo, só agravará a crise. Fonte: G1-21/08/2018
sábado, 1 de setembro de 2018
Brasil e a automação de empresas
País é só o 39º entre 44 que mais usam a robótica;
especialistas veem perda de competitividade
Depois que um profissional da fábrica da Unilever em Aguaí
(SP) coloca um conjunto de 93 latas vazias na esteira, ninguém mais precisa
encostar nelas para que caixas de desodorantes cheios e tampados das marcas
Dove e Rexona deixem a empresa.
Trabalham ali empilhadeiras autônomas, que levam caixas com
insumos e itens prontos de um lado para o outro, máquinas que sozinhas enchem
as garrafas e as tampam em fração de segundo e braços robóticos que fazem o
encaixotamento dos itens.
Há também um robô que, de duas em duas horas, pega itens
prontos e verifica características como peso e diâmetro.
As máquinas registram tudo o que fazem e geram gráficos para
que os operadores acompanhem o processo.
Equipadas com sensores, elas se comunicam. Ninguém precisa
avisar que faltam latinhas na esteira. O sistema faz solicitações de mais
suprimentos por conta própria.
Braços humanos não são usados nem para abastecer o caminhão
que leva os itens para o centro de distribuição da empresa. Caixas com o
produto final são empilhadas sobre uma esteira posicionada na frente do veículo
e descarregam o conteúdo ali dentro.
Ricardo Gomes, diretor da fábrica, diz que ela foi
desenvolvida buscando o que há de mais atual em termos de sustentabilidade e
tecnologia. Com três anos, é a unidade mais nova da companhia no Brasil. A
Unilever tem dez complexos fabris no país.
Segundo ele, a automação torna a produção mais eficiente,
aumentando a qualidade e reduzindo o desperdício. Em algumas semanas, até o
abastecimento da esteira com latas será feito por máquinas.
Gomes nega que a adoção de automação diminua o número de
trabalhadores. Segundo o executivo, ela permite que eles deixem atividades
repetitivas e desconfortáveis e passem a se dedicar a buscar melhorias para a
produção ou atuar em outras áreas.
"Temos de desmistificar a ideia de que a automação
impacta a participação de pessoas. Quando a usamos, precisamos do ser humano,
mas em áreas estratégicas." A
companhia não informa qual o número de profissionais na unidade de Aguaí.
Apesar de a robótica estar em crescimento no Brasil,
exemplos como o da multinacional ainda são raros no país.
Segundo dados da IFR (Federação Internacional de Robótica,
na sigla em inglês);
■ o Brasil tem dez
robôs a cada 10 mil trabalhadores.
■ A média global é de 74.
■ O Brasil fica na 39ª posição em um ranking de 44 países
que mais usam a tecnologia.
■ A liderança é da Coreia do Sul, com 631 robôs por 10 mil
trabalhadores, seguida por Singapura (488) e Alemanha (309).
COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS BRASILEIRAS
O atraso ameaça a competitividade das empresas brasileiras,
segundo Fernando Madani, coordenador do curso de engenharia de controle e
automação do Instituto Mauá de Tecnologia.
"Existe o medo da perda de empregos que a automação
traria. Mas, se não formos mais eficientes, vamos perder todos os
empregos", diz.
MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA
Segundo Madani, um desafio para empresas que querem adotar
robótica é ter mão de obra especializada para dar manutenção aos sistemas,
especialmente no caso de pequenas e médias companhias.
"Um robô não é mais tão caro, é possível comprar muitos
deles pelo preço de um carro premium, de R$ 300 mil."
Empresas que fornecem robôs no Brasil, as estrangeiras ABB e
Kuka e a nacional Pollux dizem que, apesar da presença baixa deles no país, a
demanda vem em alta.
"Na crise, os grandes investimentos em linhas
automotivas [em que robôs são mais adotados] foram menores, mas outros setores
estão investindo mais", afirma Daniel Diniz, gerente de marketing e vendas
da ABB.
Edouard Mekhalian, diretor-geral da Kuka para o Brasil, diz
que a demanda por robôs cresce cerca de 15% ao ano.
Segundo ele, entre os fatores que dificultam o avanço da robótica
no Brasil;
■ mercado historicamente mais fechado (o que diminuiria a
busca por competitividade),
■ as incertezas com relação à política e à economia (que
afastam investimentos) e
■ um mercado consumidor que não é acessado por toda a
população.
José Rizzo, presidente da Pollux, afirma que o avanço do uso
de robôs na década ficou abaixo de sua expectativa. Ele diz que acreditava que,
com o barateamento da tecnologia e o aumento do custo da mão de obra, haveria
um crescimento forte a partir de 2014. Porém, como resultado da elevação do
desemprego, o interesse por eles não foi o esperado.
ALUGUEL DE ROBÔS
Como os clientes não estavam dispostos a fazer
investimentos, a companhia passou a oferecer robôs como serviço, alugando os
equipamentos e ficando responsável por sua programação e manutenção. Desde
2017, em vez de o cliente ter de investir R$ 400 mil em um projeto com robô,
ele passa a ter a opção de pagar R$ 8.000 mensais para usar a tecnologia.
"Dificilmente iríamos acelerar a adoção no modelo
antigo. Agora, de cada dez robôs instalados, oito são nesse modelo."
Apesar de a
iniciativa ter dado bons resultados, ele diz que a situação do país é
preocupante: "Se não mudarmos nossa realidade, nem em cem anos tiraremos o
atraso".
Fonte: Folha de São Paulo - 7.ago.2018
Comentário:
As mudanças na forma como trabalhamos e produzimos nossas
riquezas são irreversíveis. Nossa economia mudou e a sociedade deve passar por
tempos complicados por causa disso. Não existe uma fórmula pronta para
resolvermos essa equação, pois o momento ainda é novo. A tecnologia certamente
já alterou a forma como muitos empregos funcionam, chegando a eliminar algumas
funções, mas medidas efetivas precisam ser tomadas por nossos governantes. A
questão social afeta toda a população e infelizmente não vejo uma ação real
sendo executada. É preciso tomar uma atitude agora para ao menos amenizar as
preocupantes consequências dessa eliminação em massa de empregos. Fonte: Martin
Ford (autor do livro “Rise of the Robots”)
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quinta-feira, 30 de agosto de 2018
Lunar Eclipse over Rio
Explanation:
Moonrise doesn't usually look this interesting. For one thing, the full moon is
not usually this dark -- but last Friday the moon rose here as it
simultaneously passed through the shadow of the Earth. For another thing, the
Moon does not usually look this red -- but last Friday it was slightly
illuminated by red sunlight preferentially refracted through the Earth's
atmosphere. Next, the Moon doesn't usually rise next to a planet, but since
Mars was also coincidently nearly opposite the Sun, the red planet was visible
to the full moon's upper right. Finally, from the vantage point of most people,
the Moon does not usually rise over Rio de Janeiro in Brazil. Last Friday's
sunset eclipse, however, specifically its remarkable Micro Blood Moon Total Lunar
Eclipse, was captured from Rio's Botofogo Beach, along with an unusually large
crowd of interested onlookers. Fonte: NASA - Image Credit: Carlos 'Kiko'
Fairbairn
quarta-feira, 29 de agosto de 2018
domingo, 26 de agosto de 2018
A impressionante rede de estradas do império romano que continua gerando riqueza
Todos os caminhos levam a Roma". O que chegou à
atualidade como uma expressão popular tinha, na época do esplendor do Império
Romano, um sentido quase literal.
Os historiadores calculam que, no ano 117 de nossa era,
quando os romanos chegaram ao ponto máximo de expansão geográfica, a intrincada
rede de caminhos por eles construídos percorria 80 mil km. Isso equivale a duas
voltas inteiras pela Terra.
Estas estradas serviam para o transporte de tropas e
suprimentos, que abasteciam as conquistas deste império. Depois, elas se
tornaram rotas de comércio e de trocas de mensagens.
ESTES CAMINHOS CONECTAVAM A EUROPA, O ORIENTE MÉDIO E O
NORTE DA ÁFRICA.
Ainda é possível percorrer estas rotas, mas não apenas como
uma atração turística.
Um grupo de economistas da Universidade de Copenhague, na
Dinamarca, chegou à conclusão que a prosperidade gerada por estas estradas há
quase 2 mil anos está relacionada ao desenvolvimento do qual gozam hoje os
lugares em seus arredores.
O CAMINHO DO PROGRESSO
Digital
Atlas of Roman and Medieval Civilizations
Rede de rotas construídas pelo Império Romano percorria 80
mil km
|
Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores compararam um
mapa da antiga rede de estradas romanas com um mapa noturno moderno de 2010 -
em que é possível ver áreas mais ou menos iluminadas pela rede elétrica.
Para os economistas, a relação é clara: quanto mais luz,
maior o progresso econômico.Para aprimorar a análise, foram coletadas também
estatísticas atuais da população, densidade das estradas e produção econômica.
Economistas usam grau de iluminação como indicador de
desenvolvimento
|
O resultado foi claro: lugares mais próximos a rotas do
Império romano tendem a coincidir com aqueles que hoje têm mais estradas,
pessoas e desenvolvimento econômico.
Assim, os pesquisadores concluíram que o desenvolvimento de
diversas cidades europeias "se deve à persistência de uma notável
infraestrutura durante um período de 2 mil anos", aponta o estudo.
A IMPORTÂNCIA DA RODA
Mas, no Oriente Médio e no norte da África, os cientistas
perceberam que a relação entre quantidade de estradas e desenvolvimento na
atualidade não era tão clara. Por que?
Ocorre que, entre os anos 500 e 1000, o transporte mais
utilizado nestas regiões eram as caravanas de camelos, em vez de carroças
puxadas por bois.
As caravanas eram mais rentáveis, mas elas não exigiam a
pavimentação e manutenção.
Assim, se perdeu a oportunidade de manter uma infraestrutura
durante vários séculos.
Portanto, demonstra o estudo: o investimento em
infraestrutura é um fator chave na conquista de um desenvolvimento durável.
Fonte: BBC Brasil – 19 de agosto de 2018
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