segunda-feira, 6 de julho de 2020

Compositor Ennio Morricone morre aos 91 anos

Ennio Morricone, um dos mais conhecidos compositores de trilhas sonoras de todo o mundo, morreu em Roma aos 91 anos.  
A trilha sonora do século XX na Itália ficou escrita para sempre quando ele recebeu a encomenda para compor a música de Novecento, a epopeia de Bernardo Bertolucci sobre as duas Itálias
Morricone compôs trilhas sonoras para quase 500 filmes, incluindo vários do gênero western, como o clássico Três homens em conflito (1966), de seu amigo Sergio Leone, e Os oito odiados (2016), de Quentin Tarantino, pelo qual ganhou o Oscar. Ele já havia sido indicado nessa categoria outras cinco vezes.
Em 2007, ele recebeu da Academia de Artes e Ciências de Hollywood um Oscar pelo conjunto da obra, que dedicou à esposa Maria Travia, com quem era casado desde 1956 e considerava sua melhor crítica. "Ela não tem treinamento formal em música, mas julga meu trabalho como o público o faria. Ela é muito rígida", disse certa vez sobre sua companheira.

Ele ganhou fama com as trilhas para os filmes de "spaghetti western", como são conhecidas as obra de Leone, como ;
·    Um punhado de dólares (1964)
·    Por uns dólares a mais (1965) e
·    Era uma vez no oeste (1968).

Morricone não compunha trilhas sonoras, e sim música para cinema. A música absoluta, como ele mesmo resolveu chamá-la, representa um elemento em si mesma. Autônoma de relatos pré-fabricados ou insólitas solicitações do ouvinte. “Funciona se for boa, e pronto. Pode-se unir a qualquer realidade, mas não significa a própria realidade, e sim um imaginário à parte. Possui uma função complementar a cada filme e pode justificar a obra como um todo, mas de maneira independente. Representa essa abstração do que não se diz e não se vê no filme. E assim deve funcionar”, dizia, aludindo a um certo ideal wagneriano (obra de arte total).

As outras obras de Morricone que receberam indicações ao Oscar foram as trilhas sonoras dos filmes;
·    Cinzas no Paraíso (1978),
·    Os Intocáveis (1987),
·    Bugsy (1991) e
·    Malena (2000).

Ele era admirado por uma ampla variedade de artistas, desde o tenor clássico Andrea Bocelli até a banda de heavy metal Metallica, que participaram de um álbum em sua homenagem chamado We All Love Ennio Morriconne de 2007, juntamente com Bruce Springsteen, Roger Waters, Celine Dion, Herbie Hancock, e o violoncelista Yo-Yo Ma. Fonte: El País, Deutsche Welle- 06.07.2020


 Cine Paradiso   

  The Good, the Bad and the Ugly


Era uma vez no oeste 

The Mission

Nenhum comentário:

Postar um comentário