domingo, 24 de novembro de 2019

Criado-mudo termo racista

Lojas de móveis mudam nome de criado-mudo após considerar termo racista. Redes aderiram à campanha lançada pela Etna para substituir palavra por mesa de cabeceira
A decisão da Etna de abolir o termo criado-mudo em suas lojas e catálogos e adotar a expressão mesa de cabeceira foi seguida por suas concorrentes na semana passada.
“Dois séculos depois, sem nos dar conta, ainda carregamos termos racistas como esse, mas sabemos que é sempre tempo de mudar e evoluir”, diz o comunicado. Fonte: Folha de São Paulo - 24.nov.2019 

Comentário: Que tal mordomo-mudo? Ou para geração mais virtualizada,  colocar Alexa Assistente virtual.
Estamos criando  a Novilíngua brasileira. Tem a função  de condensar ou remover palavras ou algumas delas com objetivo de restringir o escopo do pensamento.
O romance 1984 chegou atrasado. A situação guarda perigosa semelhança com o romance "1984", de George Orwell, em que a novilíngua definia as novas palavras aceitáveis. Certas coisas deixariam de existir. Controle de pensamento: "Seja como eu. Concorde comigo. Diga o que eu quero ouvir. Ou você é da minha turma ou é meu inimigo". Sem meio termo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário