sábado, 23 de dezembro de 2017

Peru: Kuczynski consegue evitar seu impeachment

Pedro Pablo Kuczynski (PPK) continuará sendo o presidente do Peru. No último momento, e por somente nove votos, conseguiu evitar o impeachment pretendido pela oposição. A moção que provocaria sua queda por “permanente incapacidade moral” precisava de 87 votos para seguir adiante, mas só conseguiu 79. Houve 19 votos contra o pedido e 21 abstenções. No final foi salvo pela esquerda, já que os parlamentares ligados a Verónika Mendoza se negaram a votar, e um grupo de 10 fujimoristas desobedientes, que decidiram abster-se mostrando a divisão entre Keiko Fujimori, a irmã mais velha, que era favorável à destituição, e Kenji, o caçula, que se negava a apoiá-la e prefere manter Kuczynski para negociar o indulto a seu pai, já muito avançado.

Em uma sessão dramática após uma longa noite de negociações, PPK lutou até o final para continuar no poder após o escândalo por suas ligações com o caso Odebrecht., que  divulgou um documento sobre as consultorias de quase oito milhões de dólares feitas pela empresa de Kuczynski.
Para conseguir apelou ao antifujimorismo, o movimento mais poderoso do Peru, e pediu aos demais congressistas que não colaborassem no “golpe” do grupo do caudilho. “Está em suas mãos salvar a democracia ou afundá-la por muito tempo”, disse. Esses argumentos, e a ameaça de entregar o poder ao fujimorismo e gerar uma grande instabilidade, por fim convenceram os parlamentares suficientes. Fonte: El País - 22 DEZ 2017  

Nenhum comentário:

Postar um comentário