sábado, 9 de dezembro de 2017

Arte dos Pizzaiolos Napolitanos vira Patrimônio da Unesco



A "Arte dos Pizzaiolos Napolitanos" foi escolhida nesta quinta-feira (7) como novo Patrimônio Imaterial da Humanidade pelo Comitê da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
A decisão foi anunciada por ministros italianos e confirmada pela entidade mundial. Com isso, é a primeira vez na história que a arte de fazer um alimento vira um patrimônio mundial.

"Vitória! A identidade gastronômica italiana é cada vez mais protegida no mundo", disse o ministro para as Políticas Agrícolas, Maurizio Martina, através das redes sociais. Ele ainda lembrou que a campanha italiana durou oito anos e que foi aprovada  pelos membros da ONU.

Segundo a nota divulgada pela Unesco, a arte dos napolitanos "é uma prática culinária que consiste em quatro diferentes fases, desde a preparação da massa até o cozimento em forno".
"A prática é originária de Nápoles, onde cerca de 3000 pizzaiolos agora vivem e trabalham, e desempenha um papel-chave na promoção de encontros sociais e intercâmbio entre gerações. O conhecimento e as habilidades relacionadas a esses elementos são transmitidas na 'botteg' do pizzaiolo, onde jovens aprendizes podem observar sua maestria no trabalho", escreveu o comitê.

"O Made in Italy obtém um outro grande sucesso. É a primeira vez que a Unesco reconhece como patrimônio da humanidade um serviço ligado a uma das mais importantes produções alimentares, confirmando esta como uma das maiores expressões culturais de nosso país", disse Martina em um pronunciamento.
Segundo o representante do governo, essa é uma "ótima notícia" para iniciar 2018 como o "ano da comida" na Itália.

OUTRAS PREMIAÇÕES
Além da "Arte dos Pizzaiolos Italianos", outras 11 práticas foram incluídas na lista de Patrimônios Imateriais da Humanidade da Unesco.
"Jogos tradicionais Assyk", do Cazaquistão;
"Artesanato de figuras de argila de Estremoz, de Portugal;
"Fabricação Artesanal de órgãos e música", da Alemanha;
"Rebetiko, música urbana", da Grécia;
Festival "Kumbh Mela", da Índia;
"Pinisi - a arte de construção dos barcos em Sulawesi", na Indonésia;
Jogo de equitação acompanhado por música e narração de histórias "Chogan", do Irã;
Arte de Confeccionar e tocar o instrumento de cordas "Kamantech/Kamancha", do Irã e Azerbaijão;
Gaita-de-foles "Uilleann piping", da Irlanda;
"Kok Boru", jogo de equitação tradicional do Quirguistão;
"Nsima", tradição culinária do Malauí.
 Fonte: Ansa – 09.12.2017  

Nenhum comentário:

Postar um comentário