sexta-feira, 8 de julho de 2016

Utilização do farelo de arroz

O farelo de arroz pode ser utilizado como suplemento alimentar em trabalhos sociais, desenvolvidos com populações carentes de diversas regiões do Brasil, principalmente na recuperação de crianças desnutridas e como complemento alimentar de lactantes.

FARELO DE ARROZ POR QUE NÃO?
O beneficiamento do arroz consiste em tirar a casca do grão para torná-lo apto ao consumo. O farelo de arroz é um produto do beneficiamento e consiste no subproduto do polimento do arroz descascado para produzir arroz branco.

BOM PORQUÊ!
■É rico em nutrientes e minerais: vitamina E, vitamina B6, Niacina, Ácido pantotênico, Riboflavina, Tiamina, Folato, Magnésio, Manganês, Zinco, Cobre, Potássio e Ferro. Além disso, é rico em fibras, importantes para o bom funcionamento intestinal e para a prevenção do câncer de intestino.
■É um excelente alimento funcional. Isso quer dizer que além de nutrir o organismo, ele ainda ajuda na prevenção de algumas doenças crônicas degenerativas, como o colesterol alto, alguns tipos de câncer e o diabetes.
■O farelo de arroz também ajuda prevenir a prisão de ventre, a cárie dental e o beribéri (deficiência de vitamina B1), além de atuar na eliminação de metais pesados, como o chumbo.
■A niacina (vitamina B3), presente no farelo de arroz, tem efeito amenizador no sistema nervoso (depressão, esquizofrenia), é bom para a pele, além de ser um poderoso calmante natural.
 ■A tiamina (vitamina B1) por sua vez, atenua a depressão e o cansaço e atua no tono muscular do coração e dos intestinos (problemas cardíacos, prisão de ventre), além de auxiliar na digestão dos açúcares.

É um componente de equilíbrio para nossas dietas. Confira sua composição nutricional:

COMPONENTE
POR 100 GRAMAS
Calorias (kcal)
450
Proteína (g)
14
Carboidratos (g)
49,5
Gordura (g)
22
Fibra alimentar (g)
29
Sódio (mg)
10,6
Potássio (mg)
1.645
Tiamina (mg)
3,1
Niacina (mg)
45
Ferro (mg)
18,4

VOCÊ PODE MELHORAR SUA ALIMENTAÇÃO
Nos países desenvolvidos como o Japão, Estados Unidos e vários países da Europa, o farelo de arroz é consumido pela população, que conhece suas qualidades.
Ele é vendido nos supermercados para consumo doméstico e também é utilizado nas indústrias para enriquecer alimentos como biscoitos, balas, tira-gostos e cereais matinais.

COMO CONSUMIR O FARELO
A quantidade recomendada diariamente para a obtenção dos benefícios está em torno de 60 gramas, quantidade equivalente a quatro colheres de sopa do produto.
O farelo pode ser acrescentado em vários pratos, como no bolinho de carne, feijão, tortas, ensopados, molhos e pães, já que seu sabor não é acentuado.

LEMBRE-SE:
Alimentação saudável é uma ação que merece a atenção de todos nós. Resulta em melhores condições de saúde, maior capacidade de aprender e de trabalhar, melhor desenvolvimento físico e mental. Fonte: Embrapa- Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-Centro Nacional de Pesquisa de Arroz e Feijão

Nenhum comentário:

Postar um comentário