sábado, 13 de setembro de 2014

Dez comidas do tipo junk food que são ícones no Brasil


1-Batata frita do McDonald’s -Douradas, quentinhas e crocantes, as batatas fritas do McDonald’s são uma referência quando se trata de junk food. Uma porção grande tem 146 gramas, 412 calorias, 21g de gorduras totais, o que representa 38% do valor diário (VD) de referência com base em uma dieta de 2.000 kcal, e 442 miligramas de sódio (18% do VD). Mesmo assim, poucas dietas conseguem sobreviver diante dessa guloseima.

2-Pastel - Pelo menos uma vez por semana, o pastel de feira substitui o almoço de muitos paulistas, dando uma injeção de gordura na dieta. As opções mais pesadas são os pastéis fritos com queijo e carnes calóricas. Uma unidade feita com catupiry tem 230 calorias, enquanto uma de queijo comum tem 243 kcal. Se for somado ao tradicional caldo-de-cana, a refeição aumenta em 203 kcal, para um copo de 240 mililitros

3-Coxinha-A rainha das festas de criança também está entre os tipos de junk food mais icônicos do Brasil. Uma unidade de 100g tem 283 calorias, 34,5g de carboidratos, 15mg de colesterol e 532mg de sódio. Essa bomba em forma de salgado, no entanto, não sai do cardápio de quem gosta das guloseimas tradicionais.

4-Sonho de Valsa-O chocolate Sonho de Valsa é a prova de que, para junk food, tamanho não é documento. Em caixas de bombom, ele e seus semelhantes, como Serenata de Amor e Ouro Branco, costumam ser os mais disputados, mas é melhor não exagerar. Em uma unidade (21,5g) de Sonho de Valsa há 113 calorias, 13g de carboidratos (sendo que 10g são açúcares), 6,2g de gorduras totais (11% do VD) e 3,2g de gorduras saturadas (15% do VD).

5-Amandita-O biscoito de wafel em forma de noz é outra tentação junk. Uma porção de 30g tem 154 calorias, 7,5g de gorduras totais (14% do VD), 3,3g de gorduras saturadas (15% do VD) e 0.3g de gordura trans, que se tornou vilã da saúde nos últimos tempos. Um grande problema disso é que, com um pacote de 200g, fica difícil comer apenas uma porção, que não pode ultrapassar quatro unidades.

6-Baconzitos-Quase tudo que tem bacon, no nome ou no sabor, tem grandes chances de fazer sucesso e, claro, de não ser muito saudável. Com o Baconzitos não é diferente. Em uma porção de 25g, há 126 calorias, 6,7g de gorduras totais (12% do VD), 3,1% de saturadas (14% do VD) e 308mg de sódio (13% do VD). Ainda assim, ele é um dos salgadinhos mais amados pelos brasileiros.

7-Pururuca-Prima do torresmo, a pururuca também é uma junk food ícone do Brasil, principalmente nas mesas de botecos. A pele frita do porco não chega a trazer a capa de gordura do toucinho, mas também não deixa de ser gordurosa. Uma xícara (14g) da pururuca da marca Keep's tem 80 calorias, 5g de gorduras totais e 2g de saturadas, o que representam, igualmente, 9% do VD. Ela também tem 15mg de colesterol e 250mg de sódio, que são, respectivamente, 5%

8-Doritos-O salgadinho Doritos, da Pepsico, pode até ser sequinho, mas a quantidade de gorduras presente nele pode assustar. Em 25g, que corresponde a uma xícara e meia, 122 calorias, 6,3g de gorduras totais (11% do VD), 2,8g de gorduras saturadas (13% do VD) e 149 mg de sódio (6% do VD). O maior problema é que dificilmente alguém consegue comer apenas uma porção desse tamanho.

9-Pringles-Entre os salgadinhos de batata, a Pringles é uma das mais cobiçadas, apesar de não necessariamente a mais consumida, já que uma lata de 140 gramas custa cerca de oito reais. Não é só o preço que pode assustar, mas também a quantidade de gorduras presentes na guloseima.

Em 25g de batata do tipo original, há 134 calorias, 9,8g de gorduras totais e 8,5g de saturadas, valores que representam, respectivamente, quase 18% e 39% do valor diário de referência com base em uma dieta de 2.000kcal. O sódio também é considerável: 143mg ou 6% do VD.

10-Passatempo recheado-As crianças costumam gostar muito desse biscoito recheado com chocolate, tanto que ele é uma boa fonte de cálcio, já que uma porção dele possui 150mg do nutriente (15% do VD), e de zinco, com 0,4mg ou 6% do VD. No entanto, essa mesma quantidade (peso de 2,5 biscoitos) tem 6g de gorduras totais (11% do VD), 2g de saturadas (9%) e 140 calorias. A questão que fica é: será possível resistir a somente duas unidades? Fonte: Exame - 26/11/2012 18:04

Comentário: Para o jornalista americano Michael Moss, a junk food parece ser uma espécie de droga sintetizada a partir de três ingredientes: sal, açúcar e gordura. Em seu trabalho, ele prova que CEOs, marqueteiros e cientistas sabem que estão produzindo não apenas salgadinhos, doces e refrigerantes, mas adultos e crianças com problemas cardíacos, hipertensos, diabéticos e com uma série de doenças relacionadas, que terão a vida encurtada no final e limitada no meio. Mas o que vale são os lucros – e eles são cada vez mais superlativos.

Até hoje a indústria trabalha com a lista de “sete medos e resistências” à batata frita de saquinho, identificada ainda em 1957 pelo psicólogo Ernest Dichter: 1) você não consegue parar de comê-las; 2) elas engordam; 3) elas não fazem bem para você; 4) elas são gordurosas e fazem sujeira; 5) elas são muito caras; 6) suas sobras são difíceis de guardar; 7) fazem mal para as crianças. A partir desta descoberta, o psicólogo sugeriu à indústria mudanças como: em vez de usar a palavra “frito”, usariam “assado” ou “tostado”; para não dar a ideia de excesso, os salgadinhos passariam a ser vendidos em embalagens menores. Em outras palavras: o caminho era – e continua sendo – ajudar o consumidor a não ter culpa de comer o que faz mal para ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário