sábado, 17 de agosto de 2019

Morre Peter Fonda, ator de Easy Rider

Conhecido pelo clássico "Sem Destino", em que saiu varando as estradas de Los Angeles a Nova Orleans nos anos 1960, o ator Peter Fonda morreu na manhã de sexta (16), aos 79 anos.
Filho e irmão de outros grandes atores hollywoodianos, Henry Fonda (1905-1982) e Jane Fonda, o ator enfrentava um câncer no pulmão e teve uma falência respiratória, segundo informações da publicação especializada Hollywood Reporter.

Além de protagonizar "Sem Destino", Fonda também escreveu o longa ao lado de Terry Southern e Dennis Hopper— o último, além de contracenar com o ator, também assina a direção. Jack Nicholson se junta ao par em cena para narrar a viagem de dois motociclistas que arranjam um negócio de droga e cruzam o país para chegar ao Mardi Gras, espécie de Carnaval em Nova Orleans.
O filme foi produzido como pouco menos de US$ 400 mil dólares, e foi rodado em sete semanas entre Los Angeles e rendeu indicação de melhor roteiro roteiro original. Fonda também foi indicado ao Oscar de melhor ator pelo filme "O Ouro de Ulisses", de 1997. Fonte: Folha de São Paulo - 16.ago.2019.

Comentário:
O filme “Easy Rider" (no Brasil, Sem Destino) foi um marco na contracultura do final dos anos 1960, e também teve no elenco Dennis Hopper e Jack Nicholson, que concorreu a melhor ator coadjuvante no Oscar. A trilha sonora tinha a clássica "Born to be wild", da banda Stephenwolf.
Foi um marco na filmografia de contracultura, e a "pedra-de-toque" de uma geração que "capturou a imaginação nacional", Easy Rider explora as paisagens sociais, assuntos e tensões na América da década de 1960, tal como a ascensão e queda do movimento hippie, o uso de drogas e estilo de vida comunal. Fonte: Wikipédia



Nenhum comentário:

Postar um comentário