domingo, 15 de fevereiro de 2015

A onda da gourmetização

Mesmo usado em excesso e muitas vezes fora de contexto, termo que nasceu para indicar pessoas com paladar sofisticado, não deve desaparecer, mas ganhar novos significados

Difundido pelo gastrônomo francês Jean Anthelme Brillat-Savarin, no livro “Fisiologia do Gosto” (1825), o termo gourmet surgiu como substantivo para designar aquele que tem paladar apurado. Mas com uma ajudinha do marketing, transformou-se, no século 21, em substantivo ideal para classificar tudo aquilo que trouxesse alta qualidade, apresentação sofisticada e um diferencial criativo.

 “Esta foi uma forma do mercado publicitário aproveitar o momento de espetáculo midiático vivenciado pela área da gastronomia, no qual chefs se tornaram estrelas, para vender produtos”, explica o professor Ricardo Maranhão, coordenador do Centro de Pesquisas em Gastronomia Brasileira da Universidade Anhembi Morumbi. Ou, como diz Luciana Stein, diretora de conteúdo da empresa de tendências Trendwatching na América Latina, “um recurso do mercado para transformar o que é mundano em algo mais luxuoso ou renovado".

Daí a surgirem de varandas e supermercados, a margarina, água, carvão e até ração para cachorros com o rótulo foi um pulo. Em uma verdadeira “gourmetização” da vida, na qual brigadeiro de castanha-do-Pará, quindim de pistache, coxinha de galinha d’angola e pipoca com curry se tornaram frequente. Assim como as casas especializadas em variações de apenas um prato, seja bolo, éclair, pudim ou lasanha.

 “As experiências são válidas e fazem parte da gastronomia, mas boa parte desaparece no turbilhão da incompetência”, afirma Maranhão. Para ele, tentativas de diferenciar alimentos simples como a pipoca “são ridículas”, assim como o próprio neologismo já usado em larga escala pelo público. “Vinte e um por cento dos produtos em geral, no Brasil, já se voltaram a esse conceito. É uma forma das empresas se diferenciarem no mercado e atingirem a grande massa compradora, que nos últimos anos teve mais acesso ao consumo e à informação”, afirma a consultora e professora da ESPM Gabriela Otto.

Apesar de controverso, de acordo com Luciana, o termo gourmet não deve se esvaziar tão cedo, mesmo com a overdose do uso. “Ainda tem muita coisa a ser ‘gourmetizada’ pelo mercado”, garante. Segundo Gabriela, o conceito deve inclusive evoluir e adotar novos significados. “Características como sustentável, saudável, natural e voltado ao bem-estar poderão ser agregadas a esse entendimento e podem, com o tempo, até substituí-la, mas há uma sobrevida grande”, analisa a professora. Fonte: iG São Paulo- 30/12/2013

Comentário: É o marketing da gourmetização, aproveitando a onda de programas de gastronomia, para ampliar o mercado consumidor para atender a nova classe média consumista. Lembra a sandália havaiana, antigamente era usado pelos pobres e hoje pelas zelites. Tem a quentinha ou marmita gourmet, as panelas gourmet ou do chef.

Vamos ver empadinha, pastel de feira, ovo cozido, ovo frito, omelete, espetinho de carne,  hambúrguer,  pão de queijo, etc. com preferência com nome francês, é mais chique, com preços incompatíveis com o produto; produtos brasileiros com preços em dólar ou euro.

Falta ver na rua,  foodbike, a nossa famosa carrocinha de cachorro quente, com esse novo visual, vendendo hot dog gourmet ou o nosso picolé gourmet, vemos o trailer ou  a memorável Kombi, como  foodtruck.

Vocabulários gourmetizados;

Salão - instituto, estúdio ou ateliê de beleza.

Padaria - ateliê de pão

Churrasqueira coletiva de prédio de luxo – espaço gourmet

Churrasqueira individual de prédio de luxo – varanda gourmet

Cafeteria – laboratório de café

Vivemos  na era do compartilhamento. Click, seguidor da gourmetização. Meu perfil atual é a gourmetização.

 A marchinha musical Explosão de Gourmet, de “Explosão Gourmet”, de Alexandre Pimentel e Guilherme Freitas,  retrata muito bem com ironia essa onda:

Mas essa comidinha está muito mequetrefe

Arroz, feijão e ovo com farinha

Linguiça em rodelinha, isso não é coisa de chef!

Eu vou fazer um prato muito fino

Com entrada de pepino confitado no azeite.

Servir uns pennes longos salteados

Com grano muito duro, bechamel e cheiro verde!

Montar um lombo lindo recheado

Agridoce, sal trufado e crocante de gergelim

E você vai encher a boca dágua

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