sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Greenpeace: Brasileira Ana Paula consegue visto para sair da Rússia

Ela e outros 27 ativistas do Greenpeace e dois jornalistas foram presos em 19 de setembro após protesto contra exploração de petróleo no Ártico

A brasileira Ana Paula Maciel, ativista do Greenpeace que ficou dois meses presa na Rússia, conseguiu nesta sexta-feira autorização do Serviço Federal de Imigração russo para deixar o país. Ela embarca ainda hoje para o Brasil.

Ela deixa a Rússia cem dias após a realização de um protesto contra a exploração de petróleo no Ártico que levou à prisão de 28 ativistas e dois jornalistas, no dia 19 de setembro. A bordo do navio Arctic Sunrise, eles haviam se aproximado de uma plataforma de petróleo empresa Gazprom e tentado colocar uma faixa no local.

O Greenpeace sempre alegou que o protesto foi pacífico e que o navio estava em águas internacionais. A promotoria russa, no entanto, acusou os ativistas de pirataria, que podia levar a até 15 anos de prisão. Depois a acusação foi aliviada para vandalismo, que poderia levar a 7 anos de prisão. Na semana passada o governo russo concedeu anistia a todos. Fonte: Estadão-27 de dezembro de 2013

Comentário: O enfoque do Greenpeace está errado, pois a demanda de energia é devido ao crescimento populacional, que requer mais desenvolvimento industrial, e principalmente devido ao modelo de consumo. Vivemos na era da sociedade consumista e digital. É a civilização industrial consumista. A sociedade está virando MacDonald´s do consumo. O planeta Terra tem quase 5 bilhões  de anos, já passou por várias alterações climáticas, até chegar ao modelo atual. Enquanto isso, a nossa origem o Homo sapiens tem apenas 35 mil anos. Somos novos diante da natureza. Na natureza não são as espécies mais fortes que sobrevivem e sim as espécies  que mais se adaptam as mudanças. E o ser humano terá condições de adaptar?

Enquanto isso no planeta Brasil;

A região amazônica  o verde está derretendo

Em São Paulo o verde já derreteu. A prefeitura mascara o verde incluindo as matas nativas (Serra da Cantareira e do Mar) que circundam a cidade. Tem região que praticamente não existe área verde.

O rio Tiete e Pinheiros são autênticos rios de cloaca

Que tal o Greenpeace colocar um barco para navegar no rio Tietê,  próximo a cidade de São Paulo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário