domingo, 15 de setembro de 2013

Grécia vai cortar licença-computador paga a funcionários públicos

Os servidores públicos da Grécia devem perder um benefício que recebem há mais de 20 anos. O bônus, conhecido como "licença computador", se aplica para todos os funcionários que passam mais de 5 horas por dias trabalhando no computador - basicamente todos os empregados administrativos dos ministérios e dos serviços públicos.

"Isso pertence a outra era. Hoje, na era da crise, nós não podemos manter esses privilégios anacrônicos", disse o ministro de Reforma Administrativa, Kyriakos Mitsotakis. Segundo ele, esse é um passo "pequeno, mas simbólico" na modernização da administração pública.

Mas o sindicato de servidores públicos ADEDY pretende questionar o fim do benefício. "Segundo a regulamentação europeia, quem trabalha no computador deve fazer um intervalo de 15 minutos a cada duas horas. Não é fácil realizar todos esses intervalos, então foi decidido lá atrás que os servidores deveriam receber um dia de folga a cada dois meses", explica o secretário-geral do sindicato, Ermolaos Kasses.

Pressionado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e seus parceiros da zona do euro a adotar medidas de austeridade, o governo grego já limitou as pensões que as filhas solteiras recebem quando seus pais morrem e eliminou um bônus concedido aos servidores pontuais. Além disso, a carga horária dos professores foi estendida. Fonte: Dow Jones Newswires. Fonte: Estadao - 13 de setembro de 2013

Comentário: Aqui no Brasil temos também a regalia, a licença prêmio por assiduidade de trabalho.É um prêmio concedido aos servidores na forma de 90 dias de licença para gozo, que durante um período aquisitivo (5 anos) não apresentem mais de 30 faltas, entre abonadas, justificadas, licença para tratamento de saúde, licenças para tratamento de pessoa da família e afastamento com prejuízo de vencimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário