quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O arquiteto Oscar Niemeyer morreu

O arquiteto Oscar Niemeyer morreu ontem, no hospital Samaritano, no Rio, onde se internou em 2 de novembro para tratar uma desidratação. Depois, teve hemorragia digestiva e, na terça-feira, uma infecção respiratória tornou seu quadro crítico, até levá-lo à morte às 21h55 de ontem. Ele completaria 105 anos no dia 15.

Reservado e modesto, Niemeyer foi autor de mais de 500 projetos no Brasil e no exterior. Não fez fortuna. Ajudou muita gente, parentes, amigos e correligionários do Partido Comunista Brasileiro (PCB), ao qual se filiou em 1945. Militância que o obrigou a deixar o país na década de 60, durante o regime militar.

Familiares e amigos do arquiteto participaram da cerimônia, celebrada pelo padre Jorjão e por Omar Raposo, pároco do Santuário do Cristo Redentor.

A previsão é de que o corpo do arquiteto saia do hospital às 11h e seja enviado a Brasília, decolando do aeroporto Santos Dumont. Ele será velado no Palácio do Planalto.

A neta de Niemeyer, Ana Lucia, disse que a importância dele transcende a arquitetura.

"É claro que é um ícone, mais do que a arquitetura, mas também pelo trabalho que fez em favor da democracia e da justiça social", disse ela.

Amigo de Niemeyer desde 1957, quando ambos integravam o escritóroo de Lucio Costa, o arquiteto Jaime Zettel, 80, diz que o arquiteto sempre demonstrou preocupação com a manutenção de sua obra.

"Ele me convidou para a comissão que está fazendo a restauração da sede da ONU [em Nova York]. Sempre preocupado com a sua obra", disse Jaime.

O enterro do arquiteto está previsto para sexta-feira (7), no Rio. Fontes: Estadão e Folha de São Paulo - 06/12/2012

Comentário: Interessante o Oscar Niemeyer, ele foi o poeta das curvas do concreto,  fez a arquitetura com liberdade total de pensamento, mas tinha contra-senso no pensamento  era comunista. Preocupava-se com os pobres,  mas só fazia projetos para os ricos e governos. Não ofereceu a camada  social mais pobre um projeto de moradia simples, funcional e barata. O comunismo é totalmente contrário a liberdade individual, a liberdade de ir e vir. Alguns pensadores têm esse pensamento contraditório.

Ele dizia; enquanto existir miséria e opressão, ser comunista é a solução.

Mas na essência o comunismo criou a miséria total e opressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário