terça-feira, 28 de janeiro de 2020

China registra 4.515 casos confirmados de nova pneumonia por coronavírus

As autoridades de saúde chinesas anunciaram nesta terça-feira que 4.515 casos confirmados de pneumonia causada pelo novo coronavírus (2019-nCoV) foram relatados em 30 regiões da província até o final de segunda-feira. Cerca de 106 pessoas morreu da doença.
A Comissão Nacional de Saúde disse em seu relatório diário que 976 pacientes permaneceram em condições críticas e 6.973 pessoas eram suspeitas de estarem infectadas com o vírus até o final de segunda-feira.
Um total de 60 pessoas recebeu alta do hospital após a recuperação.
Na segunda-feira, foram registrados 1.771 novos casos confirmados, 2.077 novos casos suspeitos e 26 mortes - 24 na província de Hubei, um em Pequim e um na província de Hainan.
Também na segunda-feira, 515 pacientes ficaram gravemente doentes e nove pessoas tiveram alta do hospital após a recuperação.
Um total de 47.833 contatos próximos foi localizado, informou a comissão, acrescentando que, dentre eles, 914 receberam alta da observação médica na segunda-feira, com 44.132 outros ainda sob observação médica.
No final de segunda-feira, oito casos confirmados haviam sido relatados na Região Administrativa Especial de Hong Kong, sete na Região Administrativa Especial de Macau e cinco em Taiwan.

MÉDICOS E ENFERMEIROS DE TODA A CHINA CHEGARAM A HUBEI PARA TRATAR NOVO CORONAVÍRUS
Até o momento, 4.130 equipes médicas de toda a China, especializadas em medicina  ocidental e chinesa chegaram à província de Hubei para ajudar no trabalho médico local. Espera-se que 6.000 profissionais médicos cheguem a Hubei.

NÚMERO DE INFECÇÕES DISPARA.
·    O surto do misterioso novo coronavírus está se espalhando rapidamente, disseram as autoridades chinesas na terça-feira, quando o relato oficial de casos conhecidos saltou quase 60% da noite para o dia e o número de mortos ultrapassou 100 pela primeira vez.
·    A China disse na terça-feira que 106 pessoas morreram com o vírus, que se acredita ter se originado na cidade central de Wuhan e está se espalhando por todo o país. O número de mortos anterior, na segunda-feira, foi de 81.
·    O número de casos confirmados aumentou para 4.515 na terça-feira, de 2.835 na segunda-feira, segundo a Comissão Nacional de Saúde. O caso mais jovem confirmado é uma menina de 9 meses em Pequim.
·    A maioria dos casos confirmados ocorreu na província central chinesa de Hubei, onde várias cidades, incluindo Wuhan, o epicentro do surto, foram colocadas sob o que equivale a um bloqueio. Do total de casos, 2.714 estão em Hubei.
·    A Tailândia registrou 14 casos de infecção; Hong Kong tem oito; os Estados Unidos, Taiwan, Austrália e Macau têm cinco cada; Cingapura, Coréia do Sul e Malásia reportaram quatro; O Japão tem sete; A França tem três; Canadá e Vietnã têm dois; e Nepal, Camboja e Alemanha têm um. Não houve mortes fora da China.




COMO O VÍRUS ESTÁ SE ESPALHANDO?
Pensa-se que o novo coronavírus surgiu de animais silvestres comercializados ilegalmente em mercado de frutos do mar em Wuhan e pode, agora, espalhar‑se entre as pessoas.
As autoridades chinesas no fim de semana disseram que o vírus era - como uma gripe normal - capaz de se espalhar durante o período de incubação e antes que qualquer sintoma aparecesse.
Isso o diferencia de casos como Sars e Ebola e dificulta o controle.
O período de incubação pode variar de dois a 10 dias, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
No entanto, ao contrário da China, não ficou claro se o vírus era contagioso antes do aparecimento dos sintomas.

QUAL É O NOVO CORONAVÍRUS?
O vírus causa infecção respiratória aguda grave e os sintomas parecem começar com febre, seguida por tosse seca. Após uma semana, algumas pessoas podem sentir falta de ar e precisam de tratamento hospitalar.
O vírus em si é um coronavírus novo ou "novo" - uma família que normalmente afeta animais.
O efeito da família dos coronavírus nos seres humanos há muito tempo é observado principalmente na forma do resfriado comum. Nas últimas décadas, porém, os coronavírus mais graves - como Sars ou Mers - provaram ser potencialmente mortais para os seres humanos.
No entanto, mesmo nos casos de vírus graves, a maioria das pessoas infectadas provavelmente se recuperaria totalmente, como faria com uma gripe normal.
Um especialista da Comissão Nacional de Saúde da China (NHC) disse que uma semana é suficiente para se recuperar dos sintomas leves de coronavírus e também que o vírus poderia infectar crianças, mas que seus sintomas seriam relativamente leves.
Fontes:  Fonte: Global Times Publicado em: 2020/1/28, Xinhua | 2020-01-28,  BBC News – Tuesday, January 28, 2020, The New York Times - Updated Jan. 28, 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário