Os maiores PIBs do Mundo (em milhões de dólares) e o Índice de Desenvolvimento Humano que considera renda, educação e saúde.
|
|
PIB
|
IDH
|
1º
|
Estados Unidos
|
15.094.025
|
3º
|
2º
|
China
|
7.298.147
|
101º
|
3º
|
Japão
|
5. 869.471
|
10º
|
4º
|
Alemanha
|
3.577.031
|
5º
|
5º
|
França
|
2.776.324
|
20º
|
6º
|
Brasil
|
2.492.908
|
85º
|
7º
|
Reino Unido
|
2.417.570
|
26º
|
8º
|
Itália
|
2.198.730
|
25º
|
9º
|
Rússia
|
1.850.401
|
55º
|
10º
|
Canadá
|
1.736.869
|
11º
|
11º
|
Índia
|
1.676.143
|
136º
|
12º
|
Espanha
|
1.493.513
|
23º
|
13º
|
Austrália
|
1.488.221
|
2º
|
14º
|
México
|
1.154.784
|
61º
|
15º
|
Coreia do Sul
|
1.116.247
|
12º
|
16º
|
Indonésia
|
845.680
|
121º
|
17º
|
Países Baixos
|
840.433
|
4º
|
18º
|
Turquia
|
778.089
|
90º
|
19º
|
Suíça
|
636.059
|
9º
|
20º
|
Arábia Saudita
|
577.595
|
57º
|
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)
Posição
|
País
|
Índice de Desenvolvimento Humano
(IDH)
|
1
|
Noruega
|
0.955
|
2
|
Austrália
|
0.938
|
3
|
Estados Unidos
|
0.937
|
4
|
Países Baixos
|
0.921
|
5
|
Alemanha
|
0.92
|
6
|
Nova Zelândia
|
0.919
|
7
|
Irlanda
|
0.916
|
7
|
Suécia
|
0.916
|
9
|
Suíça
|
0.913
|
10
|
Japão
|
0.912
|
11
|
Canadá
|
0.911
|
12
|
Coreia
|
0.909
|
13
|
Islândia
|
0.906
|
13
|
Hong Kong
|
0.906
|
15
|
Dinamarca
|
0.901
|
16
|
Israel
|
0.9
|
17
|
Bélgica
|
0.897
|
18
|
Áustria
|
0.895
|
18
|
Cingapura
|
0.895
|
20
|
França
|
0.893
|
Comentário: Enquanto o governo federal discute a posição do país na 85º posição no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), questionando os dados desatualizados utilizados para o cálculo e considerando que houve avanços, mas a realidade é outra, senão, vejamos;
■Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais da metade dos domicílios brasileiros, cerca de 56%, ou 25 milhões de residências, não possuem ligação com a rede coletora de esgoto, e 80% dos resíduos são lançados diretamente nos rios, sem nenhum tipo de tratamento.
■Na área de educação o desempenho é sofrível , mais de 50% dos alunos tem desempenho abaixo do básico em português e matemática (avaliação de 2012).
Transformamos as escolas em fábricas que produzem empregados. Sem nenhum desafio intelectual, os estudantes podem passar de um nível para o outro desde que assistam às aulas e sejam submissos aos professores, Desse modo, é natural que na escola secundária estejamos preparando motoristas, garçons, e lavadores de pratos. David Toscana – escritor mexicano. Essa também é a realidade brasileira