quarta-feira, 29 de agosto de 2018
domingo, 26 de agosto de 2018
A impressionante rede de estradas do império romano que continua gerando riqueza
Todos os caminhos levam a Roma". O que chegou à
atualidade como uma expressão popular tinha, na época do esplendor do Império
Romano, um sentido quase literal.
Os historiadores calculam que, no ano 117 de nossa era,
quando os romanos chegaram ao ponto máximo de expansão geográfica, a intrincada
rede de caminhos por eles construídos percorria 80 mil km. Isso equivale a duas
voltas inteiras pela Terra.
Estas estradas serviam para o transporte de tropas e
suprimentos, que abasteciam as conquistas deste império. Depois, elas se
tornaram rotas de comércio e de trocas de mensagens.
ESTES CAMINHOS CONECTAVAM A EUROPA, O ORIENTE MÉDIO E O
NORTE DA ÁFRICA.
Ainda é possível percorrer estas rotas, mas não apenas como
uma atração turística.
Um grupo de economistas da Universidade de Copenhague, na
Dinamarca, chegou à conclusão que a prosperidade gerada por estas estradas há
quase 2 mil anos está relacionada ao desenvolvimento do qual gozam hoje os
lugares em seus arredores.
O CAMINHO DO PROGRESSO
Digital
Atlas of Roman and Medieval Civilizations
Rede de rotas construídas pelo Império Romano percorria 80
mil km
|
Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores compararam um
mapa da antiga rede de estradas romanas com um mapa noturno moderno de 2010 -
em que é possível ver áreas mais ou menos iluminadas pela rede elétrica.
Para os economistas, a relação é clara: quanto mais luz,
maior o progresso econômico.Para aprimorar a análise, foram coletadas também
estatísticas atuais da população, densidade das estradas e produção econômica.
Economistas usam grau de iluminação como indicador de
desenvolvimento
|
O resultado foi claro: lugares mais próximos a rotas do
Império romano tendem a coincidir com aqueles que hoje têm mais estradas,
pessoas e desenvolvimento econômico.
Assim, os pesquisadores concluíram que o desenvolvimento de
diversas cidades europeias "se deve à persistência de uma notável
infraestrutura durante um período de 2 mil anos", aponta o estudo.
A IMPORTÂNCIA DA RODA
Mas, no Oriente Médio e no norte da África, os cientistas
perceberam que a relação entre quantidade de estradas e desenvolvimento na
atualidade não era tão clara. Por que?
Ocorre que, entre os anos 500 e 1000, o transporte mais
utilizado nestas regiões eram as caravanas de camelos, em vez de carroças
puxadas por bois.
As caravanas eram mais rentáveis, mas elas não exigiam a
pavimentação e manutenção.
Assim, se perdeu a oportunidade de manter uma infraestrutura
durante vários séculos.
Portanto, demonstra o estudo: o investimento em
infraestrutura é um fator chave na conquista de um desenvolvimento durável.
Fonte: BBC Brasil – 19 de agosto de 2018
quinta-feira, 23 de agosto de 2018
País deve pensar no futuro e virar chave do seu crescimento
Avanço só virá se inovação for tratada como estratégia,
afirma Gianna Sagazio, referência no tema
Enquanto a inovação não for definida como estratégia para o
desenvolvimento do país nada vai mudar, diz Gianna Sagazio, diretora de
inovação da CNI (Confederação Nacional da Indústria).
“A gente sabe que é um momento difícil para o Brasil, de
busca do equilíbrio fiscal. Mas isso não pode apagar uma agenda de futuro. É
preciso resolver questões emergentes, mas também pensar no futuro”, afirma ela,
que é também superintendente do IEL (Instituto Euvaldo Lodi), criado pelo setor
industrial e que prepara as empresas para aumentar a competitividade.
A inovação não é
prioridade do país. Na China, o primeiro país de renda média que ficou entre os
20 mais inovadores do mundo, existe uma estratégia montada para que a inovação
seja o fio condutor do desenvolvimento. O Brasil ficou em 64º lugar no ranking do
Índice Global de Inovação em 2017,
O Instituto coordena a Mobilização Empresarial pela
Inovação, movimento formado pelas 500 maiores lideranças do país com o objetivo
de ampliar a inovação no Brasil.
Os países mais inovadores —por acaso, os mais competitivos e
desenvolvidos— têm políticas com prioridade para investir nessa área.
Investimentos em inovação em 2017;
■EUA investiram US$ 532 bilhões (R$ 2 trilhões);
■China, US$ 279 bi (R$ 1 tri);
■Alemanha, US$ 105 bi (R$ 407 bi).
Estamos bem longe disso.
Quanto o Brasil investe?
O dado mais recente, de 2015, do Ministério de Ciência,
Tecnologia e Inovação, mostra que o Brasil empenhou R$ 76 bilhões (US$ 23
bilhões de dólares) em pesquisa e
desenvolvimento em inovação. O governo federal e os estaduais desembolsaram R$
38,3 bilhões, e o setor privado, R$ 38,1 bilhões. Ou 1,28% do PIB investidos em
P&D, 0,64% para cada lado. Aqui, pesquisa e desenvolvimento são
considerados custos. Nos países mais inovadores, investimento. Fonte: Folha de São Paulo - 16.ago.2018
Comentário:
Comentário:
Quando D. Pedro II visitou os Estados Unidos em 1876. De 15
de abril a 12 de julho de 1876, o imperador percorreu mais de 14 mil
quilômetros de trem e passou por 28
estados, além da capital Washington.
O imperador se interessou pela ciência, pela tecnologia, as
invenções e ficou maravilhado pelo trem. Dom Pedro II percorreu as extensões
continentais dos Estados Unidos de trem, de Nova York a São Francisco na ida e
na volta. Ele foi de oeste a leste, e
depois voltou do leste para oeste, buscando informações, e as inovações que
estavam conhecendo.
Pelo jeito tivemos pouco avanço em quase 142 anos,
continuamos a produzir ou fabricar carroças tecnológicas com conteúdo nacional.domingo, 19 de agosto de 2018
Turismo em massa
Brigas na Fontana di Trevi por uma 'selfie', caos e
destruição em fazendas para conseguir uma foto perfeita ou a apropriação de
espaços arqueológicos para lazer e refeições. Estes são alguns dos ‘hits’ dos
viajantes em férias pelo mundo.
Uma bofetada na Fontana di Trevi para conseguir a ‘selfie’
perfeita. Isso aconteceu em 8 de agosto em um dos monumentos mais visitados de
Roma. Duas turistas, uma holandesa e uma ítalo-americana, tentavam tirar uma
‘selfie’ em frente à fonte. Por disputar o mesmo espaço acabaram brigando
diante de uma multidão atônita —seis pessoas da família das duas mulheres
entraram no fuzuê—, até que a polícia interveio. Um turista espanhol gravou um
vídeo em que você pode apreciar a confusão. As duas mulheres acabaram na
delegacia. Fonte: El País - 19 AGO 2018
Comentário
Nós Vamos Invadir Sua Cidade
Nós gostamos de tudo, nós queremos é mais,
Nós queremos estar do seu lado
Precisando a gente se espreme
Nós vamos chacoalhar a sua aldeia
Agora se você vai se incomodar
Então é melhor se mudar
Não adianta nem nos desprezar
Se a gente acostumar a gente vai ficar
A gente tá querendo variar
Vamo invadir!
Agora nós vamos invadir sua Cidade
quinta-feira, 16 de agosto de 2018
Morre a “Rainha do Soul” Aretha Franklin
Aretha Louise Franklin (Memphis, 25 de março de 1942 —
Detroit, 16 de agosto de 2018) foi uma cantora e compositora norte-americana de
gospel, R&B e soul que virou ícone da música negra. Foi considerada a maior
cantora de todos os tempos pela revista Rolling Stone e, pela mesma revista, a
nona maior artista da música de todos os tempos.
Aretha tornou-se a primeira mulher a fazer parte do Rock
& Roll Hall of Fame em 3 de janeiro de 1987. Recebeu os apelidos de
"Rainha do Soul" ou "Dama do Soul". Reconhecida por suas
habilidades na música soul e R&B, também é uma adepta de jazz, rock, blues,
pop e até mesmo ópera. Ela é geralmente reconhecida como uma das melhores
vocalistas da história da música por publicações de porte da revista Rolling
Stone e do canal de televisão VH1. Foi a segunda cantora a possuir mais prêmios
Grammy na história, atrás apenas de Alison Krauss. Aretha recebeu dezoito
prêmios competitivos e três honorários. Fonte: Wikipedia - 16 de agosto de 2018
Novos mictórios públicos em Paris causam revolta de moradores
Novos mictórios ecológicos, mas completamente expostos,
instalados nas ruas de Paris estão provocando a revolta de moradores.
O dispositivo é basicamente uma caixa com uma abertura na
frente e um canteiro de flores em cima, contendo palha que é transformada em
adubo para parques e jardins.
O criador do "Uritrottoir" -- uma combinação das
palavras mictório e calçada em francês -- disse que o projeto oferece uma
"solução ecológica para o ato de urinar em público".
Em especial um dos mictórios vermelhos instalado na ilha de
Saint-Louis, não muito longe da catedral de Notre-Dame e de frente para barcos
turísticos que navegam pelo rio Sena, causou mais indignação.
"Não há necessidade de colocar algo tão insolente e
feio em um lugar tão histórico", disse Paola Pellizzari, dona de uma loja
de arte veneziana. "É do lado da casa mais bonita da ilha, o Hôtel de
Lauzun, onde Baudelaire viveu", disse, em referência ao poeta francês do século
19.
Ela teme que o mictório, instalado a cerca de 20 metros de
uma escola primária, "incite o exibicionismo".
Moradores da ilha de Saint-Louis dizem que a estrutura, sem
nenhuma divisória de qualquer tipo, pode manchar o bairro chique da cidade.
"É horrível", disse o dono de uma galeria de arte
próxima ao local, que pediu para não ser identificado.
Entretanto, o administrador do bairro, Ariel Weil, insistiu
que os dispositivos são necessários. Autoridades de Paris instalaram quatro
mictórios em locais onde o ato de urinar em público tem sido um problema, e um
quinto está sendo planejado.
"Se nós não fizermos nada, então os homens vão apenas
continuar a fazer xixi nas ruas", disse. "Se realmente estiver
incomodando as pessoas, nós encontraremos outro local". Fonte: G1 -
13/08/2018
Comentário: Segura o pingolim e depois lava as mãos a seco?
quarta-feira, 15 de agosto de 2018
Chile é o primeiro país da América Latina a proibir sacolas plásticas
O Chile se tornou o primeiro país da América Latina a
proibir completamente o uso de sacolas plásticas em todos os departamentos
comerciais de seu território. O presidente chileno, Sebastián Piñera, reeleito
em março deste ano, foi pessoalmente a Santiago para celebrar a publicação da
lei no Diário Oficial da última sexta-feira (3).
Na capital do país, o mandatário distribuiu bolsas de pano
pelas calçadas. "O nosso objetivo é passar gradualmente da cultura 'usa e
descarta' àquela saudável dos materiais recicláveis e da economia
circular", comentou.
A lei proíbe os estabelecimentos comerciais de entregarem
sacolas plásticas, exceto em casos cuja embalagem seja necessária para higiene
ou para evitar o desperdício de alimentos. A legislação estabelece multa de U$
370 por cada sacola plástica entregue e vale em todo o território chileno.
A iniciativa pretende eliminar o uso de sacolas plásticas
nos próximos dois anos. "O Chile é um dos primeiros no mundo a dizer
'tchau!' para as sacolas plásticas. Acredito que isso seja bom para o Chile,
para a América Latina e para o mundo", disse Piñera.
A medida, que já tinha sido aprovada em maio pelo Congresso,
estabeleceu que, a partir de agora, as empresas têm seis meses para eliminar as
sacolas plásticas, enquanto o comércio de pequeno porte tem dois anos para se
adaptar às novas normas. Fonte: UOL Noticias - 06/08/2018
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