quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Fogos de artifício em Sydney, 9pm


Fogos de artifício em Sydney, Austrália. A cerimônia é realizada três horas antes da meia-noite do dia 31 de dezembro. Segundo a tradição serve para despertar o espírito.
Os fogos explodiram sobre a Baía de Sydney a partir de seis barcas. Esse momento é conhecido em Sydney como 9pm early New Year´s Eve Fireworks. Mais de um milhão e meio de pessoas esperam para assistir a passagem do ano perto do porto. O espetáculo de pirotecnia vai contar com 120 mil fogos. 
Fonte: The Sydney Morning Herald - Friday January 01, 2010


segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Zelaya passa o Natal no Hotel Brasil

O presidente hondurenho deposto, Manuel Zelaya, passou o Natal com sua família na embaixada brasileira em Tegucigalpa, onde está abrigado há três meses, desde que voltou clandestinamente ao país, em setembro.
A ceia no hotel Brasil:
■ Olancho - carne de porco
■ variedade local de "tamales", um tipo de pão de milho cozido a vapor dentro de folhas de banana,
■pastelitos
■ acompanhados de um vinho tradicional hondurenho.
Entre os convidados especiais do líder deposto estavam suas duas filhas e sua mãe.
O presidente deposto de Honduras mostrou descontração: tocou violão e leu as dezenas de cartões de Natal que recebeu de seus seguidores - muitos dos quais passaram a noite de Natal em frente à representação brasileira, entoando cânticos natalinos e de apoio a Zelaya. De dentro da Embaixada, o líder deposto também enviou uma mensagem de Natal para o povo, através da Rádio Globo. Ele pediu aos hondurenhos que continuem lutando por reformas.Fonte: Globo Online - 25/12/2009

domingo, 27 de dezembro de 2009

Praias - Mar de Guarda-Sóis

Em Torres, a Praia Grande está lotada, com um mar de guarda-sóis. No mar, de água mais clara que em Capão da Canoa, milhares de pessoas se divertem. A lotação à beira-mar se repete em praias como Capão e Tramandaí. A temperatura foi de 26,9°C às 14h, com vento praticamente inexistente. 
Em Tramandaí, a máxima foi registrada às 13h, quando os termômetros marcaram 31,3°C. O vento sopra na direção oeste a uma velocidade de 17 quilômetros por hora na beira da praia.
Sol, mesmo tímido, lota praia em Florianópolis neste domingo
Fonte: RBS - 27/12/2009
Comentário:
O que seria uma praia ecológica?
Sem uma cervejinha, uma  loirinha estupidamente gelada  
Sem um espetinho de camarão
Sem um espetinho de queijo coalho
Sem uma guarda-sol sintético
Sem farofeiro
Com uma sacola ecológica
Nós Vamos Invadir Sua Praia
Daqui do morro dá pra ver tão legal
O que acontece aí no seu litoral
Nós gostamos de tudo, nós queremos é mais
Do alto da cidade até a beira do cais
Mais do que um bom bronzeado
Nós queremos estar do seu lado
Nós 'tamo' entrando sem óleo nem creme
Precisando a gente se espreme
Trazendo a farofa e a galinha
Levando também a vitrolinha
Separa um lugar nessa areia
Nós vamos chacoalhar a sua aldeia
Ultraje a Rigor

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Feliz Natal, Feliz Navidad

Feliz Natal, Feliz Navidad,
Merry Christmas, Joyeux Noël, Buon Natale


Feliz Ano Novo, Feliz Año Nuevo
Happy New Year
Bonne Année, Felice Anno Nuovo
O ano que vai entrar pode ser um ano especial, muito legal, se entendermos nossas fragilidades e egoísmos e dermos a volta nisso. Somos fracos, mas podemos melhorar.
Somos egoístas, mas podemos entender o outro. O ano que vai entrar pode ser o bicho, o máximo, maravilhoso, lindo, espetacular… ou… Pode ser puro orgulho!  Depende de mim, de você!  Pode ser. E que seja!!!
Feliz olhar novo!!!
Que o ano que se inicia seja do tamanho que você fizer. Que a virada do ano não seja somente uma data, mas um momento para repensarmos tudo o que fizemos e que desejamos, afinal sonhos e desejos podem se tornar realidade somente se fizermos jus e acreditarmos neles!” Carlos Drummond de Andrade

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Presentes de corrupção

O conceito de corrupção
Existem no Brasil muitas palavras para caracterizar a corrupção: cervejinha, molhar a mão, lubrificar, lambileda, mata-bicho, jabaculê, jabá, capilê, conto-do-paco, conto-do-vigário, jeitinho, mamata, negociata, por fora, taxa de urgência, propina, rolo, esquema, peita, falcatrua, maracutaia, etc. A quantidade de palavras disponíveis parece ser maior no Brasil e em países onde a corrupção é visualizada cotidianamente. Originalmente, a palavra corrupção provém do latim Corruptione e significa corrompimento, decomposição, devassidão, depravação, suborno, perversão, peita.
A corrupção, entretanto, dependendo do contexto, nem sempre assume uma conotação negativa. Ela constitui, por exemplo, a base para o desenvolvimento da linguagem: a língua portuguesa resultou de um “corrompimento”, da modificação do latim, cuja variante brasileira é ainda mais dinâmica e viva (mais corrompida, portanto) do que o português de Portugal. Na linguagem política contemporânea, no entanto, a corrupção sempre assume uma conotação negativa, o que, visto numa perspectiva histórica, não foi sempre assim.
Historicamente, a corrupção esteve associada ao conceito de legalidade, ou seja, corrupto era caracterizados aquele que não seguia as leis existentes. Mesmo determinados termos extremamente negativos que atualmente são usados para designar formas de corrupção, como a peita, o nepotismo e o peculato, não tinham essa conotação até há poucas décadas atrás: a peita estava instituída como um pacto entre os fidalgos e a plebe nos regimes monárquicos para garantir o pagamento de tributos do povo aos nobres; o nepotismo era reconhecido como um princípio de autoridade da Igreja na Idade Média, segundo o qual os parentes mais próximos do Papa tinham privilégios sociais aceitos pela sociedade da época; o termo peculato,       originalmente, indica que o gado constituía a base da riqueza de determinados grupos sociais privilegiados e, posteriormente, a expressão “receber o boi” passou a ser usada para designar “troca de favores”, pois o gado servia como uma forma de moeda em certas regiões rurais.
O termo peculato, atualmente utilizado para caracterizar favorecimento ilícito com o uso de dinheiro público, continua com essa referência histórica de que para ter acesso a determinados privilégios é necessário um favor em forma de contrapartida. Fonte: Revista Espaço Acadêmico - setembro de 2006

domingo, 20 de dezembro de 2009

Dr. Photoshop

Comentário: O uso abusivo do Photoshop para criar uma imagem da pessoa  que não aparenta na vida real, a imagem estampada em propaganda não tem limite, ultrapassando   a ética, induzindo o consumidor que aquele produto trará vantagens ou benefícios para seu problema. É uma propaganda enganosa, ultrapassando  o limite do bom senso.
A propaganda atribui a capacidade de estimular os consumidores para vislumbrar na aquisição de produtos e serviços, além satisfazer suas necessidades práticas e de utilização, manipula a subjetividade através das necessidades do lado emocional e social.
A propaganda manipula muito bem  essas necessidades do consumidor para estimular a aquisição de produtos, com artimanhas capazes de persuadir, induzir e aproveitar suas fraquezas, dificultando a sua capacidade racional de julgamento. O que vale  é a emoção,  falsa sensação do  bem estar. O marketing em geral se prevalece da fraqueza, do lado emocional das pessoas para comercializar a imagem de produtos.
Nem o cirurgião plástico conseguiria fazer esse milagre de eliminar as rugas, deixar a pele jovial de uma pessoa com quase 60 anos. Em geral a empresa utiliza a ética de acordo com seu interesse estratégico. Hoje está na moda no meio empresarial é a Responsabilidade Social Empresarial, cujo conceito está relacionado com a ética e a transparência na gestão dos negócios e deve refletir-se nas decisões cotidianas das empresas.
E um dos tópicos desse conceito, proíbe a empresa  de uso de técnicas comerciais antiéticas, como exageros sobre a potencialidade do produto e seu desempenho e sobre a quantidade necessária do produto para atender à demanda do cliente.
Outro tópico é evitar a publicidade "tóxica",  que proíba mensagens enganosas, que explorem as emoções ou que transmitam a eventual manipulação para a compra de seu produto.
A Responsabilidade Social Empresarial é um santinho que todas as grandes empresas possuem, mas a maioria esquece de praticar o que prega. Por que isto ocorre?
Artigo
Grã-Bretanha proíbe veiculação de anúncio de creme antirrugas com a modelo Twiggy retocada com Photoshop
 A proibição da veiculação de um anúncio de um creme antirrugas na Grã-Bretanha promete colocar mais lenha na fogueira na polêmica das correções digitais nas revistas femininas. A propaganda suspensa trazia uma foto da modelo Twiggy, de 60 anos, praticamente sem marcas de expressão, sugerindo que o creme poderia fazer milagres no tratamento das rugas e das olheiras. A suspensão do anúncio foi determinada pela Advertising Standard Authority, que recebeu mais de 700 reclamações das consumidoras. Segundo a ASA, o anúncio é "socialmente irresponsável" porque pode aumentar a percepção negativa que as mulheres têm do envelhecimento e da própria imagem.
Além disso, a propaganda é enganosa, já que promete algo que o produto não faz. "Não concordamos com imagens excessivamente tratadas em programas como o Photoshop".
Em nota, a instituição afirmou: "Consideramos que os consumidores poderiam ter uma expectativa irreal em relação ao produto com base nestas imagens. As mulheres sabem que modelos são maquiadas e produzidas antes das fotos, mas não concordamos com imagens excessivamente tratadas em programas como o Photoshop." Em resposta a proibição, a Procter&Gamble, fabricante do creme, disse que não achava que as imagens teriam tanto impacto, principalmente por se tratar de um produtos para mulheres mais velhas, geralmente mais bem-resolvidas com sua autoimagem. Além disso, a empresa lembrou que existe sempre "diferenças entre imagens feitas por paparazzi e as feitas por profissionais da indústria da beleza". A P&G admitiu que os olhos de Twiggy foram "levemente" retocados no computador. Outros anúncios também foram criticados
Em outubro, um anúncio da Ralph Lauren provocou polêmica nos Estados Unidos ao mostrar uma modelo com a cabeça maior do que seus quadris. A imagem, junto com a da atriz Jessica Alba, 'emagrecida' no calendário da Campari e o da Gisele Bunchen para a London Fog, que teve a barriga de cinco meses de gravidez removida após a edição de imagens, motivou o Parlamento Britânico a coibir anúncios ou matérias modificadas digitalmente.
Anunciantes e editores afirmam que homens e mulheres não gostam de ver corpos 'normais', de pessoas com alguns quilinhos a mais, nas páginas das publicações. Por outro lado, pesquisas feitas nos Estados Unidos apontam que a magreza excessiva retratada nas revistas e nos anúncios voltados para mulheres diminui a autoestima do sexo feminino, e aumenta os índices de anorexia, bulimia e intervenções estéticas desnecessárias entre as leitoras. Fonte: Globo Online - 16/12/2009

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Mamma mia! A verdadeira pizza napolitana

A União Europeia reconheceu oficialmente hoje o selo STG (Specialitá Tradizionale Garantita – Especialidade Tradicional Garantida), concedido à verdadeira pizza napolitana.
Anote a receita: disco de massa à base de farinha de trigo e água de qualidade, com centro medindo no máximo 0,5 cm e borda alta, dourada e crocante. Na cobertura, molho de tomate do tipo san manzano ou vesuviano, típicos da região da Campânia, pedaços de mussarela de búfala e manjericão fresco. É assim que deve ser uma autêntica margherita.
Desde 2004, os pizzaiolos locais aguardavam pelo reconhecimento do estatuto com normas de procedimento de preparação das pizzas napolitanas –margherita e marinara (alho, azeite, tomate e orégano) – escrito por Antonio Pace, fundador da Associazione Verace Pizza Napoletana, e outros 17 pizzaiolos, e registrado em todos os cartórios de Nápoles.
A paixão napolitana pela pizza é como a nossa pelo arroz com feijão. A primeira margherita a sair do forno a lenha foi feita pelo pizzaiolo Raffaele Esposito para servir à rainha Margherita di Savoia e seu marido Umberto I, reis da Itália, em 1889.
Para apresentar a pizza como é feita na Itália, a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro realiza até o fim do mês o 1º Festival Verace Napoletana, em pizzarias do Rio, como a Capricciosa, e de São Paulo, como a Speranza.
Fonte: Estadão - 09.12.09
Comentário: São Paulo tem uma afinidade com a pizza, pois é um dos poucos lugares onde o pessoal come pizza, sentado  em volta de uma mesa, com muitos amigos, com a família, etc. Pizza é a cara de São Paulo. Não há como comer uma pizza sozinho. Ela pede muitas  bocas, vozerio, alegria, etc Viva a pizza. E a pizza aí no Chile continua um empadão, estilo americano??? Ou melhorou? 
Hoje, São Paulo é a segunda cidade do mundo em pizzarias, só perdendo em quantidade para Nova Iorque. São aproximadamente 6.000 casas especializadas que servem 1.500.000 pizzas por dia, tradicionais, modernas, artesanais, massa fina, massa grossa, com queijos, tomates, azeitonas e muito amor, com água, fermento, farinha, pitadas de carinho, açúcar e sal.