terça-feira, 13 de junho de 2023
sexta-feira, 9 de junho de 2023
quinta-feira, 8 de junho de 2023
As 10 maiores redes de metrô do mundo
O Metrô de
Xangai, inaugurado em 1993, é o maior metrô do mundo com 508 estações, extensão total de 831 km. Com mais de 3,7 bilhões de passageiros por ano, é o metrô mais
movimentado do mundo depois do metrô de Pequim. Igualou ao metrô de Pequim, com mais de 10 milhões de
passageiros por dia e 13 milhões de recordes de desempenho.
2. Metrô de
Pequim - China
O Metrô de
Pequim, inaugurado em 1º de outubro de 1969, tem um total de 394 estações de
metrô, incluindo 60 estações de transferência. O comprimento total da rota é de
678,2 km, mas é considerado 669,4 km sem a linha Xijiao. Portanto, o Metrô de
Pequim é o segundo sistema de metrô mais longo do mundo. Seu número de
passageiros diários é de mais de 10 milhões, mas em 12 de julho de 2019 eram
mais de 13 milhões e, assim, bateu recorde. Ele ficou em primeiro lugar na
lista dos metrôs mais movimentados do
mundo, com mais de 3,8 bilhões de passageiros anualmente.
3. Metrô de
Londres - Reino Unido
O metrô de
Londres é o mais antigo do mundo, começou a operar na década de 1890.
Curiosamente, embora seja chamado de subterrâneo, apenas 45% do sistema de
metrô é subterrâneo. É classificado como o quarto mais extenso do mundo, com 402
km. O número de passageiros diários é superior a 5 milhões e o anual é superior
a 1 bilhão, conforme as estatísticas.
4. Metrô de
Guangzhou - China
O metrô, inaugurado
em 1997, foi classificado como o terceiro sistema de metrô mais extenso, com 607
km. O número de passageiros diários é de cerca de 8 milhões. Atingiu seu pico de 10,62 milhões de
passageiros em 6 de junho de 2019. No geral, foi anunciado como o terceiro
sistema de metrô com número de passageiros de mais de 3 bilhões em 2018.
5. Metrô de
Nova York - Estados Unidos
O New York
City Subway foi inaugurado em 1904 e é considerado o oitavo metrô mais antigo.
Com extensão de 399 km, é o quinto maior sistema de metrô do mundo, o nono
metrô mais movimentado do mundo, com
1,6 milhão de
passageiros por ano.É o sistema de metrô mais extenso do mundo, com 424
estações. Há 472 estações se as estações de transferência forem incluídas. Sendo
470 dessas estações funcionam 24 horas por dia durante todo o ano. Está
prevista a entrada em funcionamento de mais 14 novas estações.
6. Metrô de
Delhi – Índia
O metrô de
Delhi na Índia, inaugurado em 2002, com extensão total de 389 km e é o oitavo
sistema de metrô mais longo do mundo. Há 285 estações no total, incluindo
estações de transferência contadas com mais de onze. O número de passageiros
por ano é superior a 900 milhões, de acordo com as estatísticas de 2018. As
Nações Unidas aprovaram o metrô em 2011 como o primeiro sistema de metrô a
reduzir as emissões de gases de efeito estufa na cidade, reduzindo as emissões
de carbono.
7. Metrô de
Moscou – Rússia
Outro maior
sistema de metrô do mundo é o metrô de Moscou com 236 estações. Com extensão total de 397,3 km, mas se o monotrilho
de Moscou e o círculo central de Moscou forem incluídos, terá 456 km de
extensão. De acordo com as estatísticas de 2018, o número de passageiros do metrô
de Moscou, inaugurado em 1935, foi superior a 2 bilhões durante um ano; assim, ficou em
sexto lugar no mundo.
8. Metrô de
Wuhan – China
Inaugurado em
2004, o metrô de Wuhan é o oitavo maior sistema de metrô do mundo. A a extensão
de metrô de tem 339 km, com total de 228 estações. É operado tanto no subsolo
quanto como um serviço expresso elevado
9. Metrô de Seul - Coreia do
Sul
O metrô de Seul, inaugurado
em 1974, consiste em 315 estações. Com extensão total de 340,4 km. É conhecido
como um dos metrôs mais movimentados do mundo, com mais de 1,9 bilhão de
passageiros por ano. Há um plano para
novas estações e linhas de metrô que serão inauguradas até 2024.
10. Metrô de Madri - Espanha
O sistema de metrô de Madri,
que comemorou seu 100º aniversário em 17 de outubro de 2019, foi classificado como
o décimo maior metrô, com 302 estações. A extensão total é de 293 km. É o
sistema de metrô menos usado, com mais de 600 milhões de passageiros por ano em
2018. O sistema de metrô de Madri tem maior número de escadas rolantes do mundo.
Tem um total de 1.705 escadas rolantes e 529 elevadores.
Fonte: BS Report 28 December,
2022
Comentário:
O Metrô de
São Paulo entrou em operação em 1974.
Operadora(s): Metrô (Linhas
1, 2, 3 e 15); Grupo CCR (ViaQuatro-Linha 4 e; ViaMobilidade-Linha 5); Acciona
(LinhaUni-Linha 6)
Local: São Paulo, SP; Brasil
Número de estações: 91
Extensão do sistema: 104,4 km
(14,6 km em monotrilho)
Início de funcionamento: 14
de setembro de 1974 (48 anos)
Número de linhas: 6 (total)
Número de passageiros transportados-
5,3 milhões de passageiros por dia
Fonte: Wikipédia
quarta-feira, 7 de junho de 2023
terça-feira, 6 de junho de 2023
domingo, 4 de junho de 2023
Semana de quatro dias é o futuro do mundo do trabalho?
Trabalhar menos, mais tempo livre: para muitos empregados, a jornada semanal de quatro dias é um sonho. Alguns países já realizaram projetos-pilotos, outros ainda estão céticos. Quais são as vantagens e desvantagens?
Para início de conversa, semana
de quatro dias não é igual a semana de quatro dias. Há que distinguir entre
dois modelos: no primeiro, as 40 horas usuais são distribuídas por quatro dias,
em vez de cinco, resultando em jornadas diárias de dez horas. Esse modelo foi
introduzido na Bélgica, por exemplo, onde os empregados podem decidir se
preferem concluir suas tarefas em quatro dias, sem que haja uma redução da
carga total.
Também a Espanha inicia uma
fase de testes em empresas de pequeno e médio porte, em que 30% do pessoal terá
uma redução da carga horária de, no mínimo, 10%, mantendo-se o salário. E a
França experimenta a semana de 35 horas distribuídas por quatro dias. Também no
resto do mundo, esse modelo vem sendo aplicado há bastante tempo, por exemplo
na Nova Zelândia, Japão e Estados Unidos.
Mas quais são as vantagens e
desvantagens?
Vantagens da semana de quatro
dias:
Menos estresse com
produtividade igual
Os projetos-pilotos
realizados até agora têm acusado efeitos francamente positivos. Num estudo
britânico divulgado em 2023, os funcionários se mostraram menos estressados e
apresentavam risco menor de afecções psíquicas como o burnout (esgotamento
profissional).
Também a ansiedade, cansaço e
distúrbios de sono diminuíram no período dos testes que envolveram 61 empresas
com um total de cerca de 2.900 empregados. A maioria delas afirmou que
pretendia manter a jornada de quatro dias em caráter duradouro, estando o
aumento do bem-estar entre seu pessoal entre os principais motivos para essa
decisão.
Menos empregados doentes
Ao mesmo tempo, os
funcionários pediram menos licenças médicas. Motivo para tal seria o fato de
disporem de tempo suficiente para se recuperar, e a redução da pressão, avalia
a psicóloga Hannah Schade, do Instituto Leibniz Pesquisa sobre o Trabalho, da
Universidade Técnica de Dortmund.
Segundo ela, esse também é um
ponto importante para esclarecer como se poderia financiar a semana de quatro
dias. Pois cabe levar em consideração os altos custos de ter grande parte do
pessoal em licença médica, ou sofrendo distúrbios psíquicos dentro da empresa.
Mais igualdade de gênero,
menos escassez de mão de obra
A jornada semanal de quatro
dias também pode contribuir significativamente para mais equiparação de gênero
no local de trabalho. Como frisa a psicóloga laboral Schade, o estudo britânico
indicou que, nesse regime, os homens se ocupam mais das tarefas domésticas,
como o cuidado dos filhos ou de familiares necessitados.
Bernd Fitzenberger, diretor
do Instituto de Pesquisa de Mercado de Trabalho e Atividade Profissional, vê
ainda uma vantagem decisiva da jornada reduzida para o combate à escassez de
mão de obra: "Ela torna os empregos mais atraentes, potencializa o número
de candidatas e candidatos em campos nos quais as empresas estão procurando
pessoal ansiosamente."
Com a jornada reduzida, as
famílias poderiam coordenar melhor profissão e cuidados infantis, e para as
mulheres – que nos casais alemães continuam sendo quem tem que abrir mão da
carreira – seria mais fácil retornar ao expediente integral.
Vantagens para o clima?
É difícil aferir se a redução
da carga horária tem efeito concreto sobre o clima. O think-tank Konzeptwerk
Neue Ökonomie afirma em seu website, por exemplo, que com uma semana de quatro
dias "também o consumo de energia e recursos dos ramos e rotas para o
trabalho poderá ser diminuído". Como a pegada climática de cada
funcionário se reduz, contudo, depende do estilo de vida individual.
Empresas mais atraentes para
candidatas/os a emprego
Embora a jornada de quatro
dias seja acima de tudo uma reivindicação dos empregados, também os patrões
poderiam lucrar com sua implementação. "Toda empresa ganha uma dianteira
de competitividade se oferece a semana de quatro dias", afirma Schade.
Entretanto não é o modelo que
mantém as 40 horas que torna as firmas mais atraentes, mas sim uma redução
efetiva da carga horária, e, segundo a psicóloga, "para isso os candidatos
também estão dispostos a abrir mão de outras coisas".
Jovens utilizam computadores
e celulares em local de trabalho compartilhadoJovens utilizam computadores e
celulares em local de trabalho compartilhado
Desvantagens da semana de
quatro dias:
Pelo contrário: mais
estresse?
Uma desvantagem do modelo
poderia ser a condensação da carga de trabalho, aponta o economista Bernd
Fitzenberger. Ter que realizar mais em menos tempo também pode provocar mais
estresse. Na Bélgica, a carga de 40 horas é mantida, embora distribuída por
quatro dias. Os empregados têm a alternativa de diminuir essa carga, porém aí
também o salário sofre cortes proporcionais.
Dificuldade de medir
produtividade objetivamente
Holger Schäfer, do Instituto
da Economia Alemã (IW), em Colônia, está entre os economistas que veem a semana
de quatro dias com ceticismo: para ele, não está claro como se pode sequer
medir a produtividade, não havendo modo de "verificar acima de qualquer
dúvida como ela se desenvolveu nas empresas".
Seu colega Fitzenberger
aponta a possibilidade de que o novo modelo até mesmo acarrete aumento dos
custos empresariais, "lá onde a jornada reduzida ou a concentração da
carga de trabalho em quatro dias não pode ser compensada por incrementos de
produtividade".
Ameaça à competitividade
nacional
O chefe da bancada
parlamentar do Partido Liberal Democrático (FDP), Christian Dürr, se preocupa
que a introdução de jornadas reduzidas possa comprometer a competitividade da
indústria da Alemanha.
"Diante da gritante
escassez de mão de obra, a proposta de uma semana de quatro dias é francamente
incompreensível", declarou a jornais do Funke Mediengruppe. Para o líder
da sigla pró-empresariado, não há dúvida: em vez fortalecer a economia
nacional, esse novo regime de trabalho a prejudicaria.
Por sua vez, Fitzenberger
acha possível as firmas compensarem essa eventualidade configurando as rotinas
de trabalho mais produtivas, através de inovações tecnológicas.
Semana reduzida não é
praticável em todos os setores
Para o especialista em
mercado de trabalho, contudo, o problema maior é até que ponto o jornada de
quatro dias pode ser implementada nos diferentes setores da economia: "Vai
ser um desafio para campos em que os serviços precisam ser prestados aqui e
agora, em horários fixos, a clientes, a indivíduos que dependem de
cuidados."
Nos setores de cuidados
pessoais, segurança ou transportes, é mais difícil do que em outros adotar a
jornada de quatro dias: "Se aplicássemos uma norma rígida, afetando
igualmente todos os ramos, isso poderia comprometer a competitividade",
considera Fitzenberger.
Novas perspectivas para o
mundo do trabalho
"Mudança sempre
significa risco, também", lembra, e isso desencadeia medo. No entanto os
números já falam: numa pesquisa realizada na Alemanha, mais de três quartos se
pronunciaram pela adoção da jornada semanal em suas empresas, sobretudo os
consultados abaixo dos 40 anos de idade. Fonte:
Deutsche Welle - 08/05/2023