quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Três pizzarias de SP ficam entre as 100 melhores do mundo

 Três pizzarias paulistanas foram reconhecidas no "50 Top Pizza World" entre as 100 melhores do mundo. Itália e EUA dividem o 1º lugar no ranking feito pelo guia 50 TOP.

O anúncio ocorreu no início do mês, e a entrega do troféu ocorreu no Palácio Real de Nápoles, na Itália. O guia é assinado por Barbara Guerra, Albert Sapere e Luciano Pignataro.

As pizzarias de São Paulo contempladas no top 100 da premiação foram: "A Pizza da Mooca"; "Leggera Pizza Napoletana"; e a "QT Pizza Bar". g1 SP - 22/09/2022

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

OMS: doenças não transmissíveis causam 17 milhões de mortes prematuras

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje (21) que as doenças não transmissíveis são responsáveis por 17 milhões de mortes prematuras todos os anos. O grupo inclui doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas. A entidade cobrou de líderes mundiais ações urgentes de combate ao que se refere como a principal causa de morte no mundo.

Dados da OMS mostram que as doenças não transmissíveis respondem por quase três quartos das mortes registradas no planeta. Todos os anos, 17 milhões de pessoas com menos de 70 anos morrem em decorrência desse tipo de enfermidade, sendo que 86% delas vivem em países de baixa e média renda.

“A pandemia de covid agravou ainda mais o fardo das doenças não transmissíveis, ao atrasar e interromper o cuidado à saúde. Nos primeiros meses da pandemia, 75% dos países reportaram ter interrompido serviços essenciais de combate às doenças não transmissíveis por conta das restrições de lockdown [confinamento].”

A OMS lembrou que, embora todos os países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) tenham se comprometido a reduzir as mortes prematuras por doenças não transmissíveis em um terço até 2030, poucos se encontram atualmente no caminho certo par alcançar a meta.

“Esforços globais urgentes são necessários para voltar aos trilhos, alcançar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e reduzir as mortes prematuras por doenças não transmissíveis”, finalizou a OMS. Fonte: Agência Brasil – 21/09/2022  

Coronavírus: Situação do Brasil até 20 setembro de 2022

 

Coronavírus: Situação do Estado de São Paulo até 20 de setembro de 2022

 

sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Coronavírus: Situação do Brasil até 16 setembro de 2022

 


Coronavírus: Situação do Estado de São Paulo até 14 de setembro de 2022

 

OBS: A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que a partir de quarta-feira (14), o Boletim Diário Covid-19 e o Vacinômetro serão publicados semanalmente, todas as quartas-feiras.


Fim da pandemia de covid-19 está à vista, diz diretor-geral da OMS

 O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse  que o mundo nunca esteve em melhor posição para encerrar a pandemia de covid-19. “Ainda não chegamos lá, mas o fim está à vista”, destacou, ao lembrar que, na semana passada, o número de mortes reportadas pela doença foi o menor desde março de 2020.

“Já conseguimos ver a linha de chegada. Estamos em posição de vencer. Mas agora é o pior momento para se parar de correr. É o momento de correr mais rápido, de garantir que cruzaremos a linha de chegada e colheremos os frutos de todo o nosso trabalho árduo”, avaliou Tedros.

O diretor-geral da OMS alertou ainda que, caso o mundo não utilize essa oportunidade, corre sério risco do surgimento de novas variantes da covid-19, de mais mortes provocadas pela infecção e de ainda mais incerteza de cenários futuros. “Então, vamos aproveitar a oportunidade”, completou.

“Pedimos a todos os países que invistam em vacinas para 100% dos grupos de risco, incluindo trabalhadores da saúde e idosos”, disse Tedros, citando como prioridade manter a taxa de imunização em 70%. “Continuem testando a sequenciando o SARS-CoV-2, além de integrar a vigilância e os serviços de testagem para outras doenças respiratórias, incluindo a influenza”. Fonte: Agência Brasil – Publicado em 14/09/2022