Imagine uma metrópole emergente que, diferentemente de
cidades da Europa e dos EUA, demorou para começar a construir sua rede de metrô
e inaugurou a primeira linha só em 1974.
Com mais de 10 milhões de habitantes na capital e de 20
milhões na região metropolitana, enfrentou nas últimas quatro décadas períodos
de boom e de derrocada econômica, além de eventos esportivos mundiais que
poderiam impulsionar a infraestrutura de transporte. Foi assim em São Paulo,
foi assim em Seul.
Hoje, a metrópole paulista tem 78 km e 68 estações de metrô,
enquanto a coreana tem 327 km e 302 estações.
Ou seja, apesar de pontos de partida e características
semelhantes, Seul conseguiu adotar um ritmo de expansão equivalente a quatro
vezes a velocidade de construção em São Paulo, a cargo do governo, controlado
pelo PSDB há mais de duas décadas.
As duas capitais comemoram 40 anos de relação como
"cidades irmãs" -ou "gêmeas", nas palavras do embaixador
brasileiro na Coreia do Sul, Luis Fernando de Andrade Serra. Essa irmandade foi
um dos motivos para a visita do prefeito João Doria (PSDB) a Seul nos últimos
dias.
Embora a evolução da renda nos dois países tenha tido rumos
distintos nas últimas décadas, os fatores para explicar essa disparidade no
ritmo de expansão do metrô vão muito além da falta de dinheiro, ainda que esse
seja um dos pontos a serem considerados.
Os motivos passam por decisões políticas de diferentes
instâncias de governo, participação federal pesada nos investimentos, parceria
privada já consolidada, trâmites burocráticos simplificados, menor dificuldade
para obras nas ruas e soluções criativas.
SP X SEUL
Apesar de terem começado a construir metrô na mesma época,
metrópoles adotaram ritmos muito diferentes
Cidade
|
São Paulo
|
Seul
|
Estações de metrô
|
68
|
302
|
Inauguração da primeira linha de metrô
|
1974
|
1974
|
Linhas de metrô
|
6
|
9
|
Passageiros, em milhões por dia
|
4,7
|
6,9
|
População da cidade
|
12 milhões
|
10 milhões
|
População da região metropolitana
|
21 milhões
|
25 milhões
|
Rede atual de metrô, em km
|
78
|
327
|
Fonte: Folha de São Paulo - 16/04/2017
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