Páginas

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Erros de português nas manifestações


Os manifestantes criticaram a verba destinada aos estádios da Copa do Mundo, mas erraram na concordância verbal.

1-O correto seria: Não se fazem hospitais com Copa do Mundo

2-O correto seria usar o verbo "acordar" no plural. "Foram os disparos em São Paulo que acordaram o povo em todo o Brasil"

3-O cartaz está cheio de erros de português. O correto seria melhor da seguinte forma: "Nós viemos protestar por uma educação melhor"

4-Enquanto alguns manifestantes esqueceram de colocar a crase, aqui o erro foi usá-la antes de uma palavra masculina. O certo seria: "O governo deve estar a serviço das necessidades do povo"

5-No cartaz, o manifestante erra ao esquecer do "R" em "abaixar" e ao escrever "agente".  O correto seria a gente (separado), no sentido de uma multidão de pessoas.

6-O correto seria usar "por que" (separado), já que se trata de uma pergunta: "Se é perigoso ficar sem cinto no carro, por que temos que andar em pé no ônibus?"

7- Durante os protestos, o dono de um bar localizado na praça Sete, em Belo Horizonte, colou um cartaz informando a cobrança de taxas para a permanência no local. O texto, porém, tem um grave erro de português: o correto é "imprensa" e não "imprença"

8-O correto seria usar "mas", conjunção e não “mais”que significa aumento, grandeza.

9- Os amigos se prepararam para a manifestação, mas esqueceram de consultar o dicionário antes de sair para a rua. Na foto, os dois cartazes possuem erros: "investi" e "agente". No primeiro, deveria ser: "Ela investe em bola e corrupção". No texto da direta, o correto seria "Feliciano, a gente não te esqueceu". Fonte - UOL  Noticias, Julho de 2013

O Brasil necessita mais verba para a educação ou mais estudo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário