Páginas

terça-feira, 16 de março de 2021

Coronavírus: Relaxar restrições na Alemanha é irracional, diz especialista

 As autoridades sanitárias temem que a Alemanha esteja diante de um crescimento exponencial dos números da pandemia em meio à flexibilização das restrições do lockdown. A quantidade de novos casos de coronavírus cresceu 20% no país em comparação com a última semana, afirmou nesta terça-feira (16/03) um especialista do Instituto Robert Koch (RKI), agência governamental para controle e prevenção de doenças infecciosas.

Em entrevista à TV alemã, o epidemiologista do RKI Dirk Brockmann criticou o relaxamento das medidas de restrição, num momento em que cresce a disseminação da variante britânica B117 do coronavírus no país. "Estamos exatamente no limiar da terceira onda. Não há mais o que discutir sobre isso. E nesta altura abrandamos as restrições, e isso está acelerando o crescimento exponencial, que já estávamos vendo antes mesmo do relaxamento [das restrições] devido à nova variante B117", afirmou o epidemiologista Brockmann à emissora ARD.

"Tem sido totalmente irracional esse relaxamento. Ele apenas alimenta esse crescimento exponencial", acrescentou o especialista, apontando que a Alemanha está entrando "em pleno crescimento exponencial".

RETORNO IMEDIATO A LOCKDOWN: Nesta segunda, médicos especializados em tratamento intensivo defenderam a volta de algumas medidas restritivas para evitar um novo aumento de infecções e mortes. "Pelos dados que temos atualmente e com a propagação da mutação britânica, recomendamos fortemente um retorno imediato ao lockdown para evitar uma grave terceira onda", disse Christian Karagiannidis, diretor científico da associação alemã de médicos intensivistas.

AUMENTO DE CASOS: A Alemanha vive um período de aumento acentuado de casos. O RKI informou nesta terça-feira ter registrado 5.480 novas infecções por coronavírus em 24 horas – 1.228 casos a mais do que os contabilizados há uma semana – elevando o total de casos para 2.581.329. O número de mortes aumentou em 238, subindo para 73.656.

A incidência de novos casos de coronavírus por 100 mil habitantes nos últimos sete dias chegou a 83,7 nesta terça-feira. Há quatro semanas, em 16 de fevereiro, a cifra era de 59.

FLEXIBILIZAÇÃO: No começo do mês, a Alemanha flexibilizou algumas restrições, estabelecendo um plano em cinco etapas. Mas os governadores estaduais concordaram que medidas mais severas voltariam automaticamente se a incidência de novos casos de coronavírus por 100 mil habitantes em últimos sete dias voltar a ser maior que 100.

Numa primeira etapa, floriculturas, livrarias e lojas de jardinagem puderam reabrir, desde que observadas medidas rígidas de higiene. Já a abertura do comércio varejista depende da situação epidemiológica. Regiões com incidência inferior a 50 casos podem reabrir museus, zoológicos e galerias. Lojas podem receber um certo número de clientes, dependendo da área do estabelecimento. Regiões com incidência entre 50 e 100 podem reabrir esses espaços, mas com hora marcada. Fonte: Deutsche Welle – 16.03.2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário