Páginas

sábado, 20 de maio de 2017

Hannover evacua 50 mil por bombas da Segunda Guerra

Cerca de 50 mil moradores da cidade alemã de Hannover foram obrigados a deixar suas casas neste domingo (07/05) por segurança para que especialistas desativem ao menos cinco bombas da Segunda Guerra Mundial encontradas durante uma obra.

As autoridades de Hannover pediram a todos os moradores que estivessem prontos para deixar a região delimitada de segurança às 9h (horário local), embora na sexta-feira algumas das pessoas mais velhas e incapacitadas residentes nessa área já tinham começado a sair do local.

Policiais e bombeiros começaram no início da amanhã a retirar os moradores que ainda estavam na região que abrange parte dos bairros de Vahrenwald, List e Nordstadt e a fechar o acesso à área. Diversos trens, com destino à estação central da cidade, estão sendo desviados.

"Esperamos começar a desativação no início da tarde", afirmou um porta-voz dos bombeiros. Depois da evacuação, a polícia sobrevoa área com câmeras de infravermelho para ter certeza que todos os moradores deixaram o local.

A expectativa das autoridades é que a ação termine à noite e, somente, então os moradores poderão voltar para suas casas. Pelos transtornos, a cidade ofereceu aos atingidos, como compensação, entradas para museus e cinema.

Na área de segurança delineada em Hannover pelos especialistas em bombas estão estabelecimentos de todo tipo, desde asilos, centros para pessoas dependentes e uma clínica, até uma fábrica de pneus e uma central da polícia.

Essa é a segunda maior evacuação organizada na Alemanha desde a Segunda Guerra Mundial. Em dezembro do ano passado em Augsburgo, 54 mil pessoas foram desalojadas para desativar uma bomba britânica.

Como muitas outras cidades alemãs, Hannover foi alvo das bombas aliadas durante a Segunda Guerra Mundial e se estima que somente na noite de 9 de outubro de 1943 as forças áreas britânicas tenham lançado 261 mil projéteis sobre a cidade.

Periodicamente, sobretudo em escavações para realizar obras, são detectados projéteis que não chegaram a explodir. Fonte: Deutsche Welle - Data 07.05.2017

Comentário:
Entre 1940 e 1945, as forças aéreas norte-americanas e britânicas lançaram 2,7 milhões de toneladas de bombas na Europa, metade dessa quantidade na Alemanha. No momento em que o governo nazista se rendeu, em maio de 1945, a infra-estrutura industrial do Terceiro Reich - ferrovias, fábricas de armas e refinarias de petróleo – foram destruídas  e dezenas de cidades alemães foram reduzidas a escombros. Fonte: Smithsonian Magazine

Nenhum comentário:

Postar um comentário