Helicóptero mais complexo já construído no Brasil pode
transportar 28 soldados ou então atacar navios inimigos com mísseis Exocet
O Brasil tem um desses, o H-225M , fabricado pela Helibras,
e que pode ser armado com o Exocet, o famoso míssil anti-navio desenvolvido na
França, pela MBDA Missile Systems.
O primeiro aparelho desse tipo para a Marinha do Brasil (MB)
foi apresentado a imprensa e autoridades nessa terça-feira (25), em Itajubá
(MG), na fábrica da Helibras, empresa que faz parte do grupo Airbus. O
H-225M é a versão naval do H225 “Super
Puma”, como é chamado o mesmo aparelho fabricado na Europa, pela Airbus
Helicopters. No Brasil, ele é o “Caracal”.
Grande, rápido e com sistemas de alta tecnologia, o
H-225M é o helicóptero mais avançado já
construído pela indústria nacional. O projeto da célula (o “corpo” do
helicóptero) é europeu, mas a integração dos equipamentos de busca e armamentos
foi desenvolvido por empresas brasileiras, como a Avibras e Mectron, que
participam do programa H-XBR. O projeto prevê a produção de 50 helicópteros
AS225 em diferentes versões para Marinha, Exército (EB) e a Força Aérea
Brasileira (FAB).
A Helibras já entregou 26 unidades do novo helicóptero para
as forças armadas brasileiras: sete aparelhos para a MB, nove para o EB e
outros 10 para a FAB, incluindo os dois modelos de transporte oficial de
autoridades.
HELICÓPTERO DE GUERRA NAVAL
O H-225M da Marinha é o primeiro Caracal com sistema de
armas. Para lançar um artefato desse tipo não basta apenas instalar um “cabide”
de armamentos, sobretudo para disparar o Exocet. O helicóptero possui um radar
de busca marítima (modelo APS-143), capaz de encontrar embarcações a mais de
300 km de distância e que ajuda no sistema mira do míssil – o novo helicóptero
pode levar dois Exocet. Ao todo, a MB vai receber cinco H225 .
O Exocet que será usado nos H-225M ainda tem componentes
nacionais. O motor, por exemplo, será construído pela Avibras, enquanto o
sistema de orientação é projetado pela Mectron. O “caminho” do Exocet até o
alvo é programado pelo radar do helicóptero e, na fase final, o radar do
próprio míssil assume o comando até alcançar a parte inferior do casco da embarcação,
onde explode.
MAIOR HELICÓPTERO DO BRASIL
Apesar do tamanho e peso – o H-225M tem quase 20 metros de
comprimento e pode decolar pesando 11 toneladas -, o novo helicóptero da
Marinha acelera como se fosse leve. A força gerada pelos dois motores
turboshafts (turbinas), cada uma com cerca de 2.800 hp, pode levar o aparelho
até 320 km/h, quase a mesma velocidade máxima dos AH-2 Sabre, o helicóptero de
ataque da FAB.
O H-225M é comandado por dois pilotos e dois operadores de
sistemas de busca e armas. No entanto, também pode ser convertido para
transportar tropas, com espaço para até 28 soldados totalmente equipados – como
comparação, o Embraer KC-390 comporta 80 soldados. Já o alcance do helicóptero
gira em torno de 860 km – a FAB já voa na versão com sonda de reabastecimento.
O novo helicóptero da Marinha também é equipado com sistemas
de contramedidas contra mísseis, os chamados “Flares” e “Chaff”. O primeiro,
parecido com fogos de artificio, é concebido para afastar mísseis orientados
por calor, enquanto o segundo elemento são como tiras de alumínio, que
confundem os radares de outras aeronaves ou mísseis com esse tipo de
orientação.
“O ganho que a
indústria brasileira teve com a transferência de tecnologia no projeto H-XBR é
enorme. O Brasil agora tem a capacidade de desenvolver e construir alguns dos
helicópteros mais avançados do mundo. Além disso, esse foi a primeira aeronave
desenvolvida seguindo os requisitos da Marinha brasileira”, celebrou Richard
Marelli, presidente da Helibras.
A fabricante ainda afirma que existe a possibilidade de
exportar a versão brasileira do H225. “É uma venda complexa, por que depende de
uma série de autorizações dos países onde os componentes são fabricados. Mas é
viável. No entanto, primeiro precisamos de clientes”, completou Marelli. Fonte:
Airway - 26 de outubro de 2016
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