A ciclovia da Avenida Paulista foi inaugurada na manhã deste domingo (28) em uma cerimônia que contou com a presença do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), e do secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto. Por volta das 10h, a via foi interditada ao trânsito nos dois sentidos. Os bloqueios podem ir até as 17h.
O prefeito disse que a ciclovia é um "símbolo de qualidade de vida". Ele justificou o fechamento da Avenida Paulista para o evento dizendo que o espaço "é público".
Ao ser questionado sobre fechamento na Paulista todos os domingos, o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, respondeu que isso ainda está em estudo. “A intenção da ciclovia é abrir a Avenida Paulista para todo mundo, não só para carros, mas também para pedestres e veículos não motorizados”, falou o secretário.
O secretário municipal de Educação, Gabriel Chalita, foi até a Avenida Paulista para a inauguração. Ele acredita que a ciclovia é uma iniciativa que demora até as pessoas se acostumarem, até por isso há muitas críticas. “A juventude olha com bons olhos essas novidades e quer se apropriar dos espaços da cidade. Os jovens nem querem ter carro.”
Com 2,7 km de extensão e construída no canteiro central, a pista exclusiva está entre a Praça Oswaldo Cruz e a Avenida Angélica. A ciclovia tem quatro metros de largura e fica a uma altura de 18 cm em relação às faixas de rolamento ao seu lado.
Devido ao alargamento do canteiro central, as faixas das duas pistas, tanto no sentido Consolação quanto no sentido Brigadeiro, precisaram ser reajustadas e diminuíram a largura de 3 metros para 2,8 metros. Já a faixa de ônibus, à direita da pista, perdeu 20 centímetros, passando de 3,5 metros para 3,3 metros.
Com a implantação da ciclovia, foram retiradas as floreiras e relógios do canteiro central. Alguns relógios devem ser realocados posteriormente nas calçadas. Os pedestres ficarão na ilha de segurança durante a travessia.
"Nós aumentamos o espaço de pedestres no canteiro central. O pedestre tem o tempo semafórico. Se ele ficar no canteiro central, tem uma ilha de segurança que nós aumentamos”, afirmou o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto. “Fizemos o recuo para pedestre, para o ciclista, tiramos os relógios por questão de segurança”, disse.
Apesar da inauguração da ciclovia, a ciclofaixa de lazer da Avenida Paulista, que funciona aos domingos e feriados, não será desativada. “Eu acho melhor deixar segregado (ciclofaixa de lazer). Se tiver muita gente, acaba um transtorno danado. A ideia é manter a ciclofaixa de lazer e o pedestre fica ao lado”, disse o secretário de Transportes.
A construção de ciclovias é uma das principais marcas da gestão do prefeito Fernando Haddad (PT), que pretende entregar 400 km de vias exclusivas para ciclistas até o fim deste ano. Atualmente, a cidade possui 298,6 km de ciclovias, sendo 238,3 km somente da gestão do prefeito Haddad. Com as inaugurações deste domingo, São Paulo tem 307,4 km de ciclovias. Fonte: G1-28/06/2015
Comentário: As ONG´s ligada a bicicletas são muito fortes
politicamente como redes sociais lembrando muito a expressão “arroz de festa”,
sempre presente, parece estar em todos os lugares ao mesmo tempo, e
principalmente em ocasiões festivas. É a geração superficial.
Foram mais de cinco meses de construção, com extensão de 4 km e custo estimado em R$
12,2 milhões. Enquanto isso a prefeitura não tem dinheiro para creches,
melhorar os postos de saúde. A periferia não tem a ciclovia/ciclofaixa como
tem as regiões dos Jardins.
Discute muito carros e bicicletas, mas ninguém analisa a
alternativa mais simples que faz parte automática de uma rua ou avenidas: andar
a pé. Os passeios da cidade parecem mais escadas, queijo suíço, passeios estreitos, etc.
De acordo com pesquisa feita pelo Metrô de São Paulo, os
deslocamentos feitos diariamente na cidade de São Paulo, 30,8% são feitos a pé,
28,3% de ônibus, 28% de carro particular, 10,1% de metrô ou trem, 1,7% de moto,
0,6% de bicicleta, 0,3% de táxi, e 0,1% outros.
O deslocamento por bicicleta não chega a 1%?
Esse ano somando-se os trechos entregues e as pistas em
construção, a prefeitura vai gastar em 177 quilômetros de vias um total de 116
milhões de reais, o equivalente a cerca de 650 000 reais por quilômetro.
Enquanto isso não tem dinheiro para construção de creches e escolas.
Os parâmetros das ONG´s são;
Amsterdã (população de 800 mil), Copenhaque ( população 1,2 milhão),
esquecendo que não temos planejamento urbano, cultura e educação. Os deslocamentos nessas cidades é no máximo 5
km. Em São Paulo tem região da cidade
que dista 30 km do centro.
A distribuição da população da cidade de São Paulo;
Centro-431.106; Leste-3.998.237; Norte-2.214.654; Oeste-1.023.486;
Sul-3.586.020. A população municipal da cidade, 11,9 milhões.
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