Páginas

terça-feira, 6 de maio de 2014

Ecossistema, cadeia alimentar e os lobos

Em 1800, a expansão para oeste, trouxe os colonos e seus animais que entraram em contato direto com os lobos. Grande parte deles foram caçados ou domesticados, por causa da introdução da agricultura e de pastagem para gados. Na década de 1900,  os lobos tinham sido quase totalmente eliminados em 48 estados.

Em 1991 o congresso americano forneceu fundos para  agencia de Pesca e Vida Selvagem americana para reintroduzir em forma experimental os lobos no parque.

Essa reintrodução fazia parte da política de restauração da agencia de Parque Nacional  quanto às espécies nativas.

Essa política consiste;

(a) existe habitat suficiente para sustentabilidade da população nativa

(b) a administração pode evitar graves ameaças aos interesses externos,

(c) a subespécie restaurada quase se assemelha a subespécie extirpadas, e

(d) a extirpação resultou de atividades humanas.

Finalmente em 2000, após discussões e ações legais, os lobos permaneceram no parque.

Resultados da Restauração
Estudos indicam houve maior biodiversidade em todo o Grande Ecossistema de Yellowstone.  Os lobos estão no topo de predadores da cadeia alimentar. Os lobos caçam alces, bisões, coiotes, controlando sua população e suas carcaças fornecem alimentos para uma grande variedade de outros animais, predadores menores, roedores e aves de rapina. Fonte: National Park Service.

Comentário: Como é importante o equilíbrio  do ecossistema. A intervenção humana sempre rompe essa linha tênue desse equilíbrio . O ser humano não percebe, que  ele é o responsável para gerenciar esse equilíbrio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário