Ela poderá desempenhar os 50 trabalhos de Hércules ou desempenhar o papel do trabalho de Sísifo.
A coligação política entre socialistas, democratas cristãos e comunistas deverá negociar com os demais partidos o projeto de reforma pretendida pela presidente.
O gabinete de Bachelet estará integrado por 23 ministros e subsecretários, dos quais nove serão mulheres. O tamanho do ministério lembra muito o do Brasil. Pelo jeito a esquerda gosta de burocracia ou ajustar o tamanho dos ministérios com os interesses políticos da coligação.
O compromissos político é bonito no papel, mas o que faltou nesse compromisso é o montante financeiro a ser investido. Na América Latina tem esse vício, faz o projeto político e depois pensa no projeto financeiro, de onde sairão os recursos financeiros.
A educação superior. A presidente dará muita ênfase no ensino superior, criando novas universidades e ensino gratuito.
Será que o ensino superior e gratuito, criará ilusão para os jovens? Quando formados terão empregos? O mercado de trabalho conseguira absorver esse contingente de jovens ?
Analisando o panorama atual do Chile, o número de universitários atinge quase 630 mil equivalente a 3,70% da população. Em proporção tem mais do que o Brasil, 3,50%. O Brasil tem uma população 11 vezes maior do que o Chile.
O excesso de contingente de mão de obra superior provoca baixo salário, subemprego, e principalmente desilusão para os jovens. A maioria sai das universidades com baixa qualificação profissional.
O correto tanto no Chile e como no Brasil seria oferecer aos jovens as carreiras técnicas de nível médio, com o decorrer do tempo de profissionalização e interesse em aprofundar ainda mais o conhecimento, o governo poderia oferecer graduação universitária em tecnologia ou se ele preferir mudar de carreira.
A coligação do governo lembra muita uma colmeia cheia de abelhas africanas e europeias. Ela como uma boa apicultora colocará muita fumaça na colmeia para acalmar as abelhas. Agora é assistir o desempenho da esquerda caviar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário