Páginas

sábado, 16 de março de 2013

Brasil e o IDH: 85ª posição no ranking mundial

Os maiores PIBs do Mundo (em milhões de dólares)  e o Índice de Desenvolvimento Humano que considera renda, educação e saúde.  




PIB
IDH
Estados Unidos
15.094.025
China
7.298.147
101º
Japão
5. 869.471
10º
Alemanha
3.577.031
França
2.776.324
20º
Brasil
2.492.908
85º
Reino Unido
2.417.570
26º
Itália
2.198.730
25º
Rússia
1.850.401
55º
10º
Canadá
1.736.869
11º
11º
Índia
1.676.143
136º
12º
Espanha
1.493.513
23º
13º
Austrália
1.488.221
14º
México
1.154.784
61º
15º
Coreia do Sul
1.116.247
12º
16º
Indonésia
845.680
121º
17º
Países Baixos
840.433
18º
Turquia
778.089
90º
19º
Suíça
636.059
20º
Arábia Saudita
577.595
57º
  Fonte: FMI (Fundo Monetário Internacional) - dados relativos ao ano de 2011


Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)


Posição
País
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)
1
Noruega
0.955
2
Austrália
0.938
3
Estados Unidos
0.937
4
Países Baixos
0.921
5
Alemanha
0.92
6
Nova Zelândia
0.919
7
Irlanda
0.916
7
Suécia
0.916
9
Suíça
0.913
10
Japão
0.912
11
Canadá
0.911
12
Coreia
0.909
13
Islândia
0.906
13
Hong Kong
0.906
15
Dinamarca
0.901
16
Israel
0.9
17
Bélgica
0.897
18
Áustria
0.895
18
Cingapura
0.895
20
França
0.893

Comentário: Enquanto o governo federal discute a posição do país na 85º posição no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), questionando os dados desatualizados utilizados para o cálculo  e considerando que houve avanços, mas a realidade é outra, senão, vejamos;

■Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais da metade dos domicílios brasileiros, cerca de 56%, ou 25 milhões de residências, não possuem ligação com a rede coletora de esgoto, e 80% dos resíduos são lançados diretamente nos rios, sem nenhum tipo de tratamento.

■Na área de educação o desempenho é sofrível , mais de 50% dos alunos  tem desempenho abaixo do básico em português e matemática (avaliação de 2012).

Transformamos as escolas em fábricas que produzem empregados. Sem nenhum desafio intelectual, os estudantes podem passar de um nível para o outro desde que assistam às aulas e sejam submissos aos professores, Desse modo, é natural que na escola secundária estejamos preparando motoristas, garçons, e lavadores de pratos. David Toscana – escritor mexicano. Essa também é a realidade brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário