Páginas

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Steve Jobs: discurso durante a formatura em Stanford em 2005

Discurso muito bonito e é uma  lição de vida.

Comentário: Há pessoas que nascem com um dom especial, aquele toque de mágica,  do conhecimento, do saber, etc.

Como é  interessante a sociedade americana, que enaltece o empreendedor, o vencedor,  aquele que oferece algo a mais a sociedade. Veja o exemplo, do Steve Jobs, não se graduou em curso superior, muito provável teve uma boa base do ensino médio, freqüentou o campus universitário, característica americana e fundou a jóia da computação a Apple.  Ele foi um líder  que gerenciava o sonho. Todos os lideres têm  a capacidade de criar um ponto de vista convincente, que leve as pessoas  para um novo lugar e a habilidade de transformar essa visão em realidade (Warren Bennis). A sociedade americana não tem muito preconceito quanto às mentes brilhantes, veja a simplicidade dele no discurso, tomando água no gargalo da garrafa, se fosse na América  Latina teria ao lado dele um garçom, com luvas brancas com uma bandeja de prata e copos de cristal.

A expressão stay hungry and stay foolish no final do discurso  foi retirado do Catálogo Whole Earth, que é um catálogo de conhecimento e de recursos disponíveis para os adeptos de uma forma de vida diferentes dos padrões de consumo em vigor naquela época. O  catalogo funcionaria como se fosse uma internet para pesquisa e obtenção de informações.

Na  capa da última edição desse catálogo tem essa expressão, com uma foto de uma estrada. É a época da contracultura, É a época da  quebra de paradigmas. A estrada significa  a busca de desafios, que a pessoa tem de ter curiosidade de percorrê-la  até encontrar o seu significado. Naquela época a estrada significava, pegar a estrada e encontrar o seu próprio lugar no mundo

Então, stay hungry e stay foolish pode  significar:

Permaneça curioso, permaneça com a mente aberta

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário