Páginas

sábado, 26 de março de 2011

Hora do Planeta

As luzes em mais de 130 países e pelo menos 98 cidades brasileiras serão apagadas entre 20h30 e 21h30 deste sábado (26). A chamada Hora do Planeta (ou Earth Hour), maior evento do tipo no mundo, pretende chamar a atenção para as mudanças climáticas, o aquecimento global e a economia de energia.

Comentário:
É mais um evento cosmetológico. Todos param, fazem reflexão para um Planeta mais limpo. Mas quando retornam as luzes para iluminar o Planeta,  vem à realidade de cada um;  pega sua SUV,  vai para  seu restaurante predileto, seu fast food, para sua tribo de consumo. Discute o que é mais moderno em tecnologia consumista, carros, Ipod, Ipad, tablets, etc. O consumismo cresce em progressão geométrica e o Planeta produz em progressão aritmética. O consumismo atual ultrapassou a fase da satisfação de sua  necessidade, para o consumismo do desejo, do prazer. É o principio do quero mais, quero mais.etc.

Vejo o caso de São Paulo, em março a frota de veículos da cidade atingiu 7 milhões  de veículos.
O mais surpreendente é que São Paulo tem 17 mil quilômetros de vias pavimentadas. Se unisse todos os veículos, a  frota atual formaria uma fila de 26 mil quilômetros. São Paulo é a Califórnia de veículos,  o congestionamento inicia logo cedo em algumas avenidas, queima combustível desnecessário, poluição desnecessária,. O automóvel  é status de riqueza da cidade e do cidadão. 
Apagar as luzes da cidade para chamar  a atenção do Planeta é a mesma coisa apagar os faróis dos carros e continuar trafegando, queimando combustível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário