Páginas

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Neve no Sul do Brasil

Rio Grande do Sul

Foto: Bom Jesus

No dia em que cidades gaúchas registraram temperatura de congelar os ossos, entre elas Bom Jesus, na Serra, onde os termômetros não passaram de 1,4°C, a neve não apenas voltou a cair como deu o maior espetáculo dos últimos 10 anos.

Desde o amanhecer, moradores de pelo menos oito municípios saíram às ruas enrijecidos e faceiros: os flocos brancos pintaram gramados inteiros, cobriram telhados de ponta a ponta, congelaram para-brisas e se transformaram em bolas nas mãos de adultos e crianças sorridentes.

Desde 2000, segundo a meteorologista Estael Sias, não nevava tanto no Rio Grande do Sul. Por alguns instantes, os municípios de Bom Jesus, Cambará do Sul, Caxias do Sul, Crissiumal, Gramado, São José dos Ausentes, Vacaria e Lagoa Vermelha pareciam cenários de filme europeu. Bonecos de neve parrudos foram erguidos. As brincadeiras acabaram gravadas em câmeras e telefones celulares. Outras apareceram em tempo real na internet.

Cinco horas de exibição em Cambará

O fenômeno só foi possível, conforme o meteorologista Flavio Varone, do 8º Distrito de Meteorologia, por uma conjunção de fatores que beirou a perfeição: sobre uma grande e intensa massa de ar polar, formou-se um cinturão de umidade. Como um pano encharcado espremido aos poucos, uma chuva fina começou a cair. Antes mesmo de tocar o solo, os pingos entraram em contato com o frio polar, congelaram e viraram flocos. O resultado não será esquecido tão cedo.

– De 2000 para cá, tivemos neve todos os anos, mas sempre de forma isolada e bem rápida. Dessa vez foi diferente. Durante mais de 20 horas, nevou em diferentes cidades. Muita gente presenciou o fenômeno – disse Estael.

Cambará do Sul foi um dos municípios mais agraciados. Durante mais de cinco horas, a neve despencou continuamente, formando uma camada de sete centímetros na paisagem. Os primeiros flocos começaram a cair por volta do meio-dia, quando o termômetro da praça central marcava -4°C.

Santa Catarina

Já neva em pelo menos nove cidades de Santa Catarina nesta quarta-feira, 04 de agosto, conforme o setor de meteorologia da Epagri/Ciram, órgão que monitora o clima. Os municípios que entraram para a lista recentemente são Santa Cecília e Ponte Alta, na Serra, e Orleans e Urussanga, no Sul do Estado.

Também neva nesta quarta-feira em outras cinco cidades da Serra Catarinense: São Joaquim, Urupema, Urubici, Anita Garibaldi e Bom Jardim da Serra. Em Lages houve registro de chuva congelada, quando, diferente da neve, a água congela ao se aproximar da superfície. Fonte: Zero Hora -  04 e 05 de agosto de 2010 

Nenhum comentário:

Postar um comentário