Páginas

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Neve chega a Santa Catarina

bligo-FrioUrupema.jpgFenômeno, que teve duração de 10 minutos, aconteceu em Luzerna, Meio-Oeste do Estado. Na Serra, lagos e cascatas congelaram

Nevou em Santa Catarina. Foi em Luzerna, no Meio-Oeste do Estado, que o fenômeno marcou presença por, aproximadamente, 10 minutos.

Marilene Wudrak, 66 anos, moradora da comunidade de Limeira, no interior de Luzerna, presenciou a primeira aparição da neve neste ano. A dona de casa mal recorda da última vez que se deparou com o fenômeno. Só lembra que foi há mais de 42 anos, quando ainda era solteira.

Sandra Dalanora, filha de Marilene, foi a primeira a ver a neve e avisou toda a família.

– Era neve. Eu nunca tinha visto. Ficamos encantados – conta.

Urupema, na Serra, voltou a registrar a temperatura mais baixa do Brasil. No amanhecer de ontem, os termômetros registraram -7,7ºC. Lá, uma cascata localizada aos pés do Morro das Torres, congelou.

Fazia um bom tempo que até mesmo os moradores da região não viam uma geada tão forte como a de ontem. Pequenos lagos naturais e artificiais congelaram e árvores grandes ficaram cobertas de gelo.

No Morro da Igreja, em Urubici, ponto habitado mais alto do Sul do Brasil, com 1.822 metros de altitude, a mínima chegou a –2,6ºC. O vento, não permitiu a formação de geada. Vários turistas subiram até lá para apreciar a bela paisagem enriquecida pela pedra furada, um dos principais cartões postais de Santa Catarina.

Em São Joaquim, a mínima foi de –2ºC. Visitantes do país inteiro aproveitaram a oportunidade para fotografar as cerejeiras congeladas artificialmente na Praça João Ribeiro, no Centro da cidade.

Com a entrada de uma nova frente fria na manhã de ontem, as previsões meteorológicas passaram a apontar uma pequena condição de neve na Serra até a manhã de hoje. Para o fim de semana, mantém-se a previsão de chuva e frio um pouco menos intenso em todas as regiões. Diário Catarinense - 16 de julho de 2010 | N° 8868

Vídeo: Urupema


Nenhum comentário:

Postar um comentário