Páginas

sábado, 13 de fevereiro de 2010

A ilusão do socialismo e o capitalismo que funciona


Naveguei por vários Blog´s e constatei  na parte política o enaltecimento do socialismo. Elogiando o paraíso perdido do socialismo. Nenhum deles indica um modelo existente real de socialismo. Se é um bom sistema político deveria ter várias Nações  que lhes sirvam de modelos para esse tal enaltecimento? O que eles proferem é o socialismo utópico, irreal num mundo real.
O socialismo é a grande ilusão do século XX. Embora prometesse a prosperidade, a igualdade e a segurança, só proporcionou pobreza, miséria e tirania. A igualdade foi alcançada apenas no sentido de que todos eram iguais em sua miséria. Se a população não tem sapato, utiliza o chinelo. Todos estão satisfeitos. Olha o modelo cubano com a libreta de alimentação.
Na realidade o socialismo lembra a piada russa, Russian Reversal, o sistema dirige você. 
Os socialistas não admitem  o fracasso ao redor do mundo. Eles comparam o socialismo puro, que é uma Utopia, na ausência de sua eficiência no mundo real, com o capitalismo real, imperfeito, o que lhes permite afirmar que o socialismo é superior ao capitalismo. Não existe no socialismo um modelo de Nação que lhe sirva de parâmetro. 
O mundo é imperfeito por natureza e se não fosse qualquer sistema político funcionaria. Em um mundo perfeito, com cidadãos perfeitos, recursos infinitos  qualquer sistema econômico ou político funcionaria perfeitamente.
 Vivemos num mundo imperfeito, com cidadãos imperfeitos e recursos  limitados. Para que haja equilíbrio o sistema econômico a ser escolhido  deve promover a eficiência econômica. Qual o  sistema que mais adapta a essa característica? É o capitalismo com todas as imperfeições possíveis, que tem algumas características, incentivo, lucro e direito a propriedade. O direito a propriedade é uma das características do desempenho do ser humano. O socialismo real não tem incentivo, não tem direito a propriedade, tudo é centralizado e o objetivo principal  é o Estado.
Interessante nesse debate entre capitalismo e socialismo, o ser humano, o cidadão, o refugiado, opta pelo lado mais prático,  procura refugiar-se no capitalismo, sendo  a imagem desse modelo os Estados Unidos. Ninguém procurar trabalho em Cuba, na Rússia, China, etc. Eles fazem a mesma escalada do ser humano que saiu da África para outros continentes para sobrevivência   Por que todos fogem e viajam enfrentando perigos  para chegar ao "império capitalista do mal "? É uma boa pergunta para os socialistas responderem.
Existe uma piada russa que diz: Qual o melhor inferno, capitalista ou socialista?
É claro que é o socialista. Um dia faltam fósforos, outro dia falta combustível, no outro -- o caldeirão é levado para reforma ou os diabos estão em reunião do partido.
A principal diferença entre o capitalismo e o socialismo é : o capitalismo funciona

Comentário
O grande problema do socialismo é o TALVEZ. Talvez funciona, talvez transforma-se na ditadura do proletariado, talvez funciona com partido único, talvez elimina a fome, talvez tenha liberdade,etc.
Olha o socialismo bolivariano, não funciona nada. Não admite pluralidade de opiniões,  etc. O socialismo vem desde Marx como laboratório de idéias que na prática não funciona. Ele criticou o capitalismo que estava nascendo e desenvolvendo com teorias socialistas, que não estava implantadas em nenhum país. A crítica do capitalismo vem desde 1800 até os dias atuais, comparando um sistema que bem ou mal funciona, tem a vantagem de modificar conforme evolução da sociedade com uma teoria utópica. O capitalismo tem toda uma experiência de mudanças  e aperfeiçoamentos e o socialismo o que tem? Nada. O socialismo é como um livro de ficção, funciona em cinemas, no meio dos intelectuais, mídia, universidades, etc. Como se diz em Cuba, o que é carne? É um sonho. O socialismo é um sonho e faz de conta que funciona.
Interessante sobre Cuba, li um artigo de um professor da Universidade de Brasília, logicamente defensor fervoroso do regime cubano, sobre a crítica dos brasileiros  em relação a prostituição em Cuba. Ele dizia que a prostituição em Cuba era diferente da brasileira, pois aqui era um problema social e lá era um problema de melhorar a qualidade de vida, isto é, melhorar o padrão de consumo de quem prostitui. Como se diz vende a carne para comer carne.

A natureza humana é complexa. Uma coisa que o catolicismo definiu bem foi  as condições humanas para compreender e controlar os instintos  básicos do ser humano. O ser humano vive numa disputa interna entre o bem e o mal Podemos usar os pecados capitais para compor essa característica do ser humano, tais como; Gula, Avareza, Inveja, Ira, Soberba, Luxúria e Preguiça: Alguns humanos têm mais  e outros menos essas características.. Como uma forma de governo poderá controlar ou acabar com essas características humanas?
Uma dos tópicos da Utopia diz que “O homem nasce bom e a sociedade o corrompe”. Mas desde os primórdios  da  humanidade, o ser humano teve viver em sociedade grupal para sobreviver. Se o Homem fosse bom não existiria religião, conflitos, guerras, miséria, etc.? O socialismo e comunismo pregam a igualdade de direitos, com o sistema de governo  nas mãos do povo,  mas com princípios e regras que devem ser cumpridos pelos cidadãos. Isto subentende que não admite o pluralismo de pensamento e conflitos  de institutos básicos  do ser humano. A forma de controlar esses institutos básicos do ser humano é através do autoritarismo ou ditadura.  O socialismo e comunismo utilizam a miséria como alavanca  do  conflito social para perpetuar no poder. O que o governo de Cuba fez com a população foi apenas  atrofiar os instintos básicos  com autoritarismo e vigilância. A miséria foi nivelada  e o mais interessante a elite cubana vive bem como se vivesse  no capitalismo de consumo., hospitais diferenciados, comida diferenciada sem controle, etc. Essa é a ilusão do socialismo que não deu certo e os adeptos não enxergam o que vêem. O socialismo  lembra a epopéia do Fitzcarraldo,  o Conquistador do Inútil

Nenhum comentário:

Postar um comentário